Um passado repleto de futuro

Com mais de 60 anos de intensa trajetória, somos a associação de diretores mais antiga de Espanha. A APD é a plataforma de networking e formação mais sólida, estável e prestigiosa do meio empresarial. Estar ao lado dos diretores permitiu que avançássemos ao ritmo das empresas e da economia. E aprender a partir de dentro a realidade do diretor: imerso num permanente desafio que exige que esteja sempre na vanguarda das mudanças.

A promover o intercâmbio de ideias desde 1956

A Associação para o Progresso da Direção nasceu em 1956, como uma entidade privada e independente de formação e informação, de orientação de contactos ao nível diretivo. O seu principal objetivo é promover o intercâmbio de ideias, conhecimentos e experiências entre os meios diretivos empresariais do país.

Desprovida de qualquer aproximação política ou do que represente a defesa de interesses corporativos e profissionais, a APD conseguiu, graças à sua objetividade e independência, ser um dos mais prestigiosos centros de formação, informação e contactos a nível nacional.

Primeiros Passos

A APD viveu sob a inspiração da AMA (American Management Association). O objetivo é profissionalizar a direção das empresas e oferecer um fórum para a difusão de ideias e técnicas de gestão empresarial; bem como para a formação e intercâmbio de experiências e ideias entre diretores. Os seus instrumentos concretizavam-se no desenvolvimento de programas de atividades e publicações que eram úteis para os associados, mas que, ao mesmo tempo, contribuíam para o prestígio e para a visibilidade da APD.

Criação de um modelo global

Nos últimos anos, a Associação para o Progresso da Direção deu início à sua expansão internacional, com um modelo de centros em polos, que proporcionam uma experiência única e a possibilidade de se relacionar com diretores e especialistas de diferentes países.

Atualmente, a APD está presente em Espanha (15 Comunidades Autónomas), em Portugal, na Ibero-América e no Norte de África. Em 2015, foi criada a APD Internacional para reorganizar a presença da associação em países como Marrocos (2005), Colômbia (2013), Peru (2014), Portugal (2016) e Equador (2016).

E isto é apenas o começo. A APD avança rumo a um modelo global, com a incorporação de novos territórios chave e o desenvolvimento de uma plataforma digital, com a qual diretores de todo o mundo poderão interagir e desenvolver oportunidades de negócio a uma nova escala.

A APD em imagens

Com mais de 60 anos de uma trajetória intensa, somos a associação de diretores mais antiga de Espanha. A APD é a plataforma de networking e formação mais sólida, estável e prestigiosa do meio empresarial.

A associação nasceu no seio do Instituto Luis Beltrán do Conselho Superior de Investigação Científica.
No ano de 1956, a APD constituiu-se como entidade independente e sem fins lucrativos, sob o nome de Associação para o Progresso da Direção (APD).
Os que se integraram à APD eram diretores proativos que queriam e viam na formação contínua um elemento fundamental para o desenvolvimento das suas empresas.
Durante a Ditadura, a APD converteu-se no centro de união dos diretores estabelecidos e emergentes de Espanha.
Sempre na vanguarda. Na APD, os diretores encontraram rapidamente um lugar onde tinham acesso ao conhecimento e às ferramentas que não encontravam na Espanha de então.
Desde 1960, participam nas reuniões da APD algumas das mentes mais brilhantes do meio empresarial espanhol.
A APD viveu sob a inspiração da AMA (American Management Association), que se transformou na sua referência no que diz respeito a comportamento e organização.
Desde 1960, participam nas reuniões da APD algumas das mentes mais brilhantes do meio empresarial espanhol.
A APD apresentou-se com uma ideia radicalmente nova: ser a primeira associação espanhola dedicada à formação, ao intercâmbio de ideias e experiências e ao networking entre diretores.
Desde a sua constituição, em 1956, até 1970, a associação foi presidida pelo político e empresário espanhol Enrique García Ramal.
García Ramal foi um visionário capaz de observar e ouvir o que se passava. Com ele, a APD trouxe a Espanha alguns dos grandes temas que eram debatidos no mundo.
Convertida num autêntico fórum de debate, a APD foi capaz de trazer ao país algumas das personalidades mais importantes de cada época…
John Kenneth Galbraith, num evento da APD no ano de 1969.
Gianni Angelli, num evento da APD no ano de 1970.
Peter Drucker, num evento da APD no ano de 1973.
Henry Kissinger, num evento da APD no ano de 1980.
Richard Nixon, num evento da APD no ano de 1980.
Ronald Reagan, num evento da APD no ano de 1985.
Enrique García Ramal foi sucedido no cargo como Presidente da APD por Gabriel Barceló (1970-1976), Antonio Garrigues Walker (1976-1982), Claudio Boada (1982-1995), Enrique Moya (1995-2003), José María Aguirre González (2003-2011) e Rafael Miranda, desde junho de 2011 até à presente data.
Dirigida até 1997 por Bernardino Herrero Nieto, membro da equipa fundadora, em janeiro de 1998, Enrique Sánchez de León assumiu a Direção Geral da APD.
Através da APD, importantes personalidades espanholas do mundo da política puderam encetar relações com os principais representantes do meio empresarial nacional.
A APD evoluiu ao mesmo ritmo das empresas, integrando os seus desafios e dando apoio às suas necessidades.
A APD trabalhada há mais de 60 anos para promover o intercâmbio de ideias, conhecimentos e experiências entre os meios diretores empresariais.

Não perca nada da APD

Inscreva-se agora e receba todas as informações sobre as nossas atividades e o melhor conteúdo relacionado com os seus interesses.
Subscrever a newsletter
Gracias por tu participación
Comparte el manifiesto y contribuye a impulsar la innovación entre empresas, organizaciones y directivos.
Agora você está vendo o conteúdo de APD zona centro.
Se desejar, pode aceder ao conteúdo adaptado à sua área geográfica