A transparência nas empresas gera confiança em todos aqueles que, direta ou indiretamente, estão relacionados a ela. Os próprios funcionários, clientes, colaboradores, acionistas e a sociedade em geral se sentem mais ligados a organizações transparentes.
A transparência corporativa não pode ser imposta; deve ser uma filosofia da empresa e um estilo de liderança para que se destaque globalmente. Exige um compromisso permanente com abertura, comunicação e autenticidade.
Desta forma, deve ser especificado numa estratégia tripartida, baseada na comunicação:
Nem sempre pode contar tudo, mas é preciso transmitir factos significativos, sejam positivos ou negativos. Só assim se erradicam as incertezas que paralisam a comunicação e o ambiente de trabalho é otimizado.
Uma firme unidade de julgamento e ação entre as comunicações internas e externas. Deve promover-se a sinceridade e mostrar uma única face.
É imprescindível. Quando não há nada a esconder, as pessoas ao redor percecionam e valorizam.
Estudos científicos mostraram que a transparência oferece às empresas inúmeras e variadas vantagens. Influenciam os trabalhadores e os potencias clientes para além dos clientes da organização. Tornam a organização mais sólida, estável, competitiva e atraente.
Os 10 principais benefícios relatados.
Os produtos são praticamente iguais. São assim as emoções, sentimentos e experiências que eles proporcionam. A fidelização do cliente é um ativo fulcral para qualquer marca. Mas só fortes laços emocionais, além dos aspetos objetivos, como preços, características técnicas e formatos, garantem essa fidelização. Não há dúvida que as pessoas se sentem mais conectadas com a marca quando a transparência é um valor.
Empresas transparentes são mais competitivas. Diferentes estudos associam a competitividade dos países a maiores níveis de transparência. Há aspeto é indiscutível: ser transparente é uma vantagem competitiva que clientes e funcionários valorizam da mesma forma.
Ser feliz no trabalho é o desejo de todos … e é um privilégio para alguns. Quem gosta sente-se mais satisfeito, motivado e comprometido com a organização. Isso os torna muito mais criativos, produtivos e valiosos para suas empresas. Além disso, é ambiente contagioso e permanente troca de sinergias.
As pessoas fazem diferença nas empresas. Por isso, o recrutamento de talentos é tão importante. Essa excelente atmosfera já mencionada é um íman para atrair os melhores.
Não basta parecer bom, é essencial sê-lo, de facto. Uma vez na empresa transparente, os bons funcionários sentem-se tão à vontade que se torna mais difícil decidir mudar para outra organização.
Somente se todos os funcionários conhecerem e compartilharem as metas corporativas, poderão concentrar-se nas mesmas de forma mais produtiva. A transparência ajuda a atingir objetivos .
As pessoas imaginam a partir da memória. Ou seja, quanto mais informação tiverem, melhores serão as conexões geradas pelas suas mentes. Quando a comunicação é sincera, a criatividade aumenta.
Não precisam de ser impostas, devem ser partilhadas e assumidas naturalmente, num ambiente mais ético e anticorrupção.
A abertura global permite que erros sejam detetados muito antes, evitando o risco de falhas graves e minimizando seus efeitos.
Recuperar reputação após um problema técnico ou de imagem é muito mais fácil em ambientes transparentes. O envolvimento e a capacitação promovem uma tomada de decisão mais acertada.
Sem dúvida que a transparência corporativa deixou de ser uma opção para empresas de sucesso. A pratica da transparência é mandatória nos dias de hoje.