Artículo

Como melhorar o desempenho dos líderes através da neuro liderança?

Diversos estudos confirmaram que o cérebro humano toma 90% das suas decisões de forma inconsciente. A neuro liderança tem como principal objectivo conhecer e aprofundar o conhecimento do funcionamento cerebral dos líderes e dos colaboradores a seu cargo permitindo optimizar o seu desempenho. O desempenho daqueles que ocupam cargos directivos pode ser melhorado significativamente através de uma disciplina derivada da neurociência.

A Neuro liderança faz um bom líder

Apenas o avanço da ciência permite que se compreenda melhor como se estrutura o nosso cérebro. Tal conhecimento favorece e facilita a intervenção do líder, em determinados aspectos, para poder potenciar o desempenho de uma tarefa. Mas, afinal, quais são as suas principais premissas? 

A habilidade para gerir a mudança

O neuro management estuda a relação entre a atenção cognitiva e o controlo da mente para atingir a adaptação a novos cenários globais. Esta capacidade de adaptação está relacionada com a plasticidade cerebral que faz com que os directores das empresas possam lidar melhor com os problemas e serem, simultaneamente, mais resilientes.

As Soft skills

São os atributos pessoais de cada indivíduo, bem como os traços da personalidade, capacidades sociais e de comunicação necessárias para o sucesso no trabalho. Estas competências pessoais caracterizam a forma como um indivíduo interage no relacionamento com os colegas dentro e fora do ambiente de trabalho).

Estas, fazem referência às competências transversais que são vitais para a gestão do ambiente laboral pós digital. Entre elas, inclui-se, a aplicação e gestão das contribuições de profissionais que trabalham com pessoas e que colaboram em áreas de investigação da neurociência.

A Gestão da inteligência emocional

Para trabalhar em equipa é necessário entender os fatos e compreender os sentimentos das pessoas. Deste modo, torna-se cada vez mais importante trabalhar com os líderes para que estes adquiram uma maior sensibilidade e mais ferramentas e técnicas para lidar com as situações quotidianas.

A Capacidade de estar atento

A capacidade de estar atento permite, a um líder, ser um grande estratega, gerindo diferentes estímulos eficazmente e tomando as decisões acertadas.

A Capacidade de aprendizagem

Os gestores conectam-se com mais facilidade com a neuro aprendizagem tendo, também, uma maior capacidade de fazer conexões sinápticas, reorganizarem-se e reterem os conhecimentos adquiridos.

liderança

Como aplicar a neuro liderança nas empresas?

Um dos maiores desafios que os líderes enfrentam, actualmente, é conseguir que as suas equipas usem o seu potencial máximo em prol da evolução da empresa ou da organização.

Não se devem esquecer que a emotividade activa os mecanismos que estão na base do entusiasmo, a inspiração e a paixão, todos eles indispensáveis para gerir pessoas.

E como aplicá-lo?

Inclua sessões individuais de desenvolvimento da liderança

A ciência é mais credível e eficaz que os pressentimentos ou a mera opinião. Torna-se, portanto, necessário estabelecer objectivos empresariais melhorando, dessa forma, a participação dos trabalhadores, reduzindo a rotação de pessoal e elevando a excelência do comportamento da liderança dos gestores e líderes.

Deverá, por isso, focar-se nos aspectos que melhor funcionam e realizar, simultaneamente, as mudanças que considere necessárias.

Coloque em prática o sistema de recompensa

Como sabemos, qualquer sistema de recompensa está ligado a necessidades básicas do ser humano. É a maneira pela qual, mediante sensações prazerosas, o cérebro decide qual a acção mais correta para a sobrevivência e predispõem o individuo a realizá-las no futuro.

Ao libertar dopamina, o cérebro procura a forma de voltar a ser recompensado.

Crie e fomente a cooperação na empresa

Crie e fomente a cooperação na sua empresa. A cooperação irá criar um bom ambiente laboral e irá estimular a cooperação voluntária.

Deve esforçar-se, por isso, em ter as melhores condições laborais para os seus colaboradores. Estas mesmas condições permitirão uma maior socialização, favorecendo o bem-estar e um bom estado anímico.

Compartilhe a visão e missão empresariais

A missão e visão da organização ou empresa serão eficazmente transmitidas aos colaboradores e empregados se se realizarem sessões de formação e workshops, nos quais os directores e líderes também participem directamente.

Faça a gestão da equipa escutando e sendo generoso com o tempo investido

As emoções desempenham um papel fundamental quando falamos de relações sociais e laborais. Os líderes devem, por isso, ser generosos e dedicar aos membros da sua equipa o tempo necessário para que os seus colaboradores se sintam respeitados e valorizados.

Concluindo: se pretende melhorar o funcionamento da sua empresa pode realizar diferentes formações sobre neuro liderança com todos os membros da organização se tal for necessário.

Gracias por tu participación
Comparte el manifiesto y contribuye a impulsar la innovación entre empresas, organizaciones y directivos.
Agora você está vendo o conteúdo de APD zona centro.
Se desejar, pode aceder ao conteúdo adaptado à sua área geográfica