Opinión

É a hora da Responsabilidade Social Pessoal (RSP)

Dentro de cerca de três anos, quando pudermos avaliar imparcialmente a crise do Coronavírus, veremos que muitos perderam seu tempo a lamentar-se fazendo-se de vítimas do momento que vivíamos, enquanto que os outros, 20% do Princípio de Pareto, aproveitaram o mesmo momento para se tornarem protagonistas dos nossos destinos. Apesar das limitações ao espaço físico a que nos encontrávamos adstritos (confinamento), dedicamo-nos a refletir e a agir sobre a nossa responsabilidade, como cidadãos.

Se Responsabilidade Social Corporativa (RSC) significa retribuir a outros parte do que a empresa alcançou: Responsabilidade Social Pessoal (RSP) deve ser o equivalente nas pessoas a: Responsabilidade, caráter (“ethos” do antigo grego) para nos comportarmos como deveríamos. Uma simples “pausa” de 2 a 6 semanas de Sustentabilidade 3P´s (Planet/Profit/People).

Uma nova era após o Covid 19, em que a tecnologia não substitui os seres humanos, mas os fortalece a sua criatividade

Transformamos Responsabilidade Social Corporativa em “shared value“, valor partilhado. Similar ao nosso dever individual, no decorrer destas semanas: agregar valor ao nosso ambiente mais íntimo e, virtualmente, aos nossos clientes e fornecedores, nossos funcionários e nosso país como um todo. Compartilhar valor (o que os outros esperam de nós) de Responsabilidade, Comprometimento, clareza de Ideias, inspirando Liderança. É uma grande oportunidade.

Em Davos 2020, falou-se de Liderança Multidimensional (Shareholder Capitalism), ir além da maximização do lucro dos acionistas, levando em consideração todos os stakeholders. Devemos aplicar esta mudança de paradigma ao nosso trabalho nos próximos dias.

Tudo isto, a partir de uma brilhante #EstrategiaPessoal, conceito de Andrés Pérez Ortega, o “pai” da marca pessoal na Espanha. Um painel com 15 P, de A) Propósito (destino e a rota a traçar): Personalidade, Público, Propagação e Disposições, Propriedades, Prestígio, Presença e Produção e B) Planeamento: Produto, Promoção, Persuasão e Burocracia, avaliando o Progresso (o grau de execução da estratégia).

Prepare-se com responsabilidade, porque as empresas focadas no talento e tecnologia, que tenham equilibrado o Talento com Tecnologia vencerão esta crise de sanitária; empresas lideradas por líderes digitais. Uma nova era após Covid 19, na qual a tecnologia não substitui o ser humano, mas fortalece-o na criatividade, inteligência emocional, intuição e pensamento crítico. A era da Globalização 4.0 com suas vantagens e riscos.

Gracias por tu participación
Comparte el manifiesto y contribuye a impulsar la innovación entre empresas, organizaciones y directivos.
Agora você está vendo o conteúdo de APD zona centro.
Se desejar, pode aceder ao conteúdo adaptado à sua área geográfica