Um estudo recente, feito pela ManpowerGroup, diz que a pandemia levou 30% das empresas em Portugal a acelerar os seus planos de digitalização e automação. O mesmo estudo conclui que, em Portugal, 90% dos empregadores têm planos de automatização e declaram que pretendem contratar mais colaboradores. Existe uma correlação positiva entre a automatização e a criação de emprego, contrariando visões mais pessimistas. A pandemia veio acelerar o impacto da digitalização na forma como vivemos e trabalhamos e estamos a observar de forma clara estes efeitos ao nível da criação de emprego e de procura de novas tecnologias.
A transformação digital converteu-se numa das principais prioridades do tecido empresarial no mundo pós-pandemia. De acordo com outro estudo de Gestão de Risco de Crédito em Portugal, promovido pela Crédito y Caución, 41% das empresas portuguesas está a digitalizar os seus processos financeiros e 24% considera que esta deveria estar entre as suas prioridades estratégicas.
O principal foco está em automatizar as funções administrativas, de IT e Front Office. É aqui que a Tickelia pretende agregar valor e apoiar as empresas a digitalizar as funções administrativas e contabilisticas.
Algumas empresas portuguesas continuam atrasadas em termos de processos e métodos de trabalho; e para acompanharem a mudança precisam de acelerar o ritmo de adaptação do seu negócio e adotar processos eficientes.
Colaboradores presos a processos pouco eficientes, juntamente com algum software obsoleto incapaz de permitir a boa performance dos colaboradores, são hoje em dia a resistência que ainda encontramos em algumas empresas. Os empresários devem perceber que esta situação enfraquece a competitividade e coloca o negócio em risco.
É preciso uma atualização constante das ferramentas de trabalho e da formação dos colaboradores. Para evoluir nos negócios, é preciso evoluir nas pessoas e nos processos.
As empresas a tornarem-se mais digitais e eficientes. Ficam mais ágeis que a sua concorrência e diminuem os seus custos.
A função financeira é uma das áreas que mais depende do papel e da execução manual de processos. Muitas empresas, durante o confinamento, verificaram que estar digitalizado era uma enorme vantagem. Os seus colaboradores puderam aceder aos seus sistemas de contabilidade por estarem na Cloud e todo o processo contabilístico de despesas fluiu de forma natural, sem a necessidade de ter presente fisicamente as faturas e os relatórios de despesas.
A gestão de faturas e despesas através do correio eletrónico ou através de suportes físicos, com sistemas de aprovação manual e controlo através de folhas de cálculo, ficou obsoleto e é um travão no desenvolvimento da empresa.
A digitalização agiliza processos e permite a robotização de operações mecânicas, o que gera maior eficiência, menos custos e um melhor aproveitamento dos recursos humanos.
O resultado é evidente e cada vez mais vai sendo mais visível. Quem não aposta na digitalização de processos (nos vários departamentos e setores) vai ficar para trás. Hoje em dia, existe uma relação clara entre a digitalização de processos e o crescimento da empresa. Libertam os colaboradores de processos lentos e improdutivos e passam a realizar tarefas que agregam valor à empresa e a eles próprios.
Implicação de todos os elementos intervenientes no processo de digitalização. Todos devem estar informados das vantagens da digitalização no desempenho das suas funções. É importante para uma eficaz implantação dos processos de digitalização.
Uma transformação digital bem-sucedida tem de ser focada nas pessoas e nos processos existentes na empresa. Só assim conseguimos que todos entendam as soluções e melhorias propostas.