Artículo

WhatsApp Business: 9 truques para explorar nas empresas

O nascimento do WhatsApp Business é explicado porque as fórmulas tradicionais de comunicação se tornaram obsoletas na nossa sociedade e, posteriormente, no mundo dos negócios. Como acontece quando conversamos com amigos ou familiares, os códigos mudaram para o ponto em que mais de 98% dos usuários de aplicações móveis usam o WhatsApp.  Até substituímos as chamadas de voz por mensagens de texto e o paradoxo é que antes de ligar a alguém, perguntamos primeiro através dessa plataforma se o podemos fazer.

Uma comunicação mais asséptica que, de alguma forma, permite que freelancers e empresas forneçam e recebam informações instantaneamente. Como acontece com e-mails, evita as intermináveis ​​ligações com clientes e fornecedores nos quais muitos dados são perdidos ao não serem registados. Por isso, o WhatsApp decidiu apostar numa linha voltada exclusivamente para os negócios, por meio desta aplicação que permite respostas rápidas a qualquer situação e, assim, tornar-se uma ferramenta para as etapas necessárias à realização de um negócio. A partir da versão beta, que foi testada durante o ano passado, surgiu o WhatsApp Business, que está em funcionamento. Mas quais são as vantagens de usá-lo num nível profissional? Abaixo, oferecemos 9 truques para explorar esse serviço na sua empresa e os principais utilitários que ele pode oferecer.

Dicas para o WhatsApp ajudar a empresa a crescer

1. Cronograma de contatos profissionais

“As pessoas ao redor do mundo usam o WhatsApp para se conectar com pequenas empresas e empresas que são importantes para elas, de oficinas mecânicas em Portugal a floristas no México. Criamos o WhatsApp para utilizadores individuais e agora também queremos melhorar a experiência para as empresas “, disse a empresa no seu site, quando foi lançado oficialmente em 18 de janeiro.

Assim, a principal novidade é que a aplicação vai trabalhar como uma agenda profissional com a qual estabelece o perfil de contactos – e um público da sua própria empresa – sem ter de recorrer ao típico escrever um nome na agenda do telefone e colocar a empresa respectiva, no campo sobrenome. A partir de agora, os contactos podem ser organizados e categorizados de acordo com a organização a que pertencem e perfis personalizados com informações essenciais, como endereço de e-mail, endereço postal ou página da web, para ter o máximo de informações disponíveis em todos os momentos.

2. Categorização de mensagens

Na mesma linha, o WhatsApp Business oferece um inovador sistema de categorização de mensagens e qualquer tipo de comunicação que permite à empresa arquivar e localizar facilmente as mensagens por meio de etiquetas personalizadas para novos clientes, novos fornecedores, pagamentos, pagamentos pendentes, pedidos concluídos… Tudo o que é considerado necessário para melhorar os processos e pesquisar rapidamente a plataforma para qualquer gerenciamento pendente.

whatsapp business

3. Respostas a apenas um click

Outra das grandes novidades é a aceleração da comunicação nos próprios chats com os contactos. Estar no trânsito a ouvir o som irritante das mensagens recebidas ou estar numa reunião com o telemóvel a vibrar de 2 em 2 minutos, deixará de acontecer. Com o WhatsApp Business, você pode responder com um único clique a qualquer momento, por isso as respostas rápidas serão uma solução muito útil para confirmar o recebimento de uma mensagem ou para explicar brevemente que ela não estará disponível até um determinado momento.

Tudo isso com a possibilidade de pré-configurar as respostas que você deseja oferecer, incluindo mensagens de boas-vindas, saudação ou ausência, toda uma série de frases para responder rapidamente às perguntas mais frequentes e não perder muito tempo digitando no teclado de toque ou explicando mais do que o necessário, o que permite tratar de outras situações ao mesmo tempo.

4. Sistema de estatísticas

Em qualquer caso, não é apenas uma questão de facilitar a comunicação com os contactos, mas de ter uma série de estatísticas que podem melhorar os processos com outros clientes ou fornecedores. Assim, os dados referentes às mensagens enviadas, entregues ou lidas com sucesso podem ser consultados através de um sistema de gráficos e percentagens que permitem tornar toda a informação obtida mais compreensível.

5. Sincronização da Web

Por outro lado, como no aplicativo padrão, o WhatsApp Business permite que a sincronização com o serviço da Web WhatsApp possa funcionar no computador. Mais uma vantagem que adapta a mobilidade da plataforma no smartphone a um ambiente de escritório. Um recurso ideal para aqueles que precisam de trabalhar as suas relações com clientes ou fornecedores desde o escritório e que podem conversar, informar ou mesmo ligar da plataforma web.

6. Use como um canal de informação

Além disso, existem várias fórmulas para usar o WhatsApp Business, dependendo das necessidades e orientações de uma empresa. Por exemplo, o serviço permite a criação de canais de transmissão que permitem a comunicação direta com os usuários – e não apenas com clientes ou fornecedores – o que se traduz na melhor maneira de os manter informados. E já existem empresas, como a KML, que emitem alertas e notificações através da plataforma, enquanto outras optam por usá-la como canal de atendimento ao cliente.

7. Use como um canal de publicidade social

Na mesma linha, a possibilidade de criar canais de transmissão em massa permite que a empresa não apenas use a plataforma para informar ou comunicar-se com seus usuários, mas também possa atuar como um canal social para se anunciar, bem como fazer ofertas e promoções para o seu público, espalhar conteúdo ou publicar serviços no estilo do que foi feito no Facebook ou no Twitter. Nesse sentido, é importante ter um perfil completo como empresa na qual todas as informações de contacto possíveis são fornecidas.

8. Sistema de contas confirmadas

Por outro lado, o WhatsApp planeja implementar um sistema de contas confirmadas, como acontece no Twitter. Não se trata tanto de obter seguidores, mas de verificar se as informações fornecidas estão corretas. Algo semelhante ao serviço oferecido pelo Google ao procurar uma empresa na rede. Em qualquer caso, esse sistema permitirá que os usuários saibam em todos os momentos que o interlocutor é realmente a empresa com quem pretendem estabelecer contacto, em vez de alguém que usurpou a sua identidade.

9. Conectividade total

Em conclusão, o WhatsApp Business é uma solução abrangente para as diferentes necessidades de uma empresa, desde a organização de contactos até ao uso como canal de comunicação com fornecedores, clientes e usuários, através da categorização de conversas que são mantidas, o sistema de estatísticas mencionadas para ter uma informação detalhada ou a possibilidade de fazer da empresa um ícone num ambiente social.

Mas nada disso seria possível sem a possibilidade de ter essa plataforma 24 horas por dia. Assim, o WhatsApp pensou praticamente em todos os detalhes para ter uma conectividade total. Não só no escritório graças ao WhatsApp Web service, mas também permitindo que todos os dispositivos móveis e computadores interajam uns com os outros, independentemente do sistema operacional que usam: Android e iOS já possuem WhatsApp Business e está a ser feito tudo o que for necessário para que todos os diversos ambientes digitais não fiquem sem este serviço.

Comentários

Adicione seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<-- NULL -->
Agora você está vendo o conteúdo de APD zona centro.
Se desejar, pode aceder ao conteúdo adaptado à sua área geográfica