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Digitalização: por onde começar para ter sucesso

Num contexto dominado pela tecnologia e automação, pró-atividade e resiliência tornaram-se duas características inevitáveis ​​para a sobrevivência. A digitalização nas empresas deixou de ser uma opção para se tornar uma obrigação.

E mais ainda com um ano de 2020 em que, fomos obrigados a prescindir da presença e muitos projetos de digitalização foram acelerados, ajudando a dar impulso às empresas que já tinham começado a seguir este caminho.

A transformação digital pode ser definida como um processo inevitável de mudança que todas as empresas devem implementar para sobreviver neste novo ambiente. Uma transformação que requer um plano estratégico reformista e cujo eixo central deve ser a tecnologia, mas, acima de tudo, os trabalhadores.

A pandemia teve (e continuará a ter nos próximos meses) um impacto significativo na maneira como trabalhamos e comunicamos. Por isso as empresas começam a adotar soluções que lhes permitem gerir ‘remotamente’ tudo o que se refere aos procedimentos de RH e ao Departamento de Administração.

As empresas devem realizar este processo de reforma que terá impacto em três eixos principais:

1. Customer Journey

  • Compreender melhor o ciclo de vida do cliente: segmentação, comportamento, gostos, necessidades, etc.
  • Definir e implantar um espaço único de interação com o cliente para criar novas receitas, atração ou retenção.

2. Os Processos Operacionais 

  • Devem ser aperfeiçoados: reduzir o tempo decorrido desde o momento em que o cliente solicita o serviço ou produto até à entrega.
  • Desenvolver e aumentar competências e alcançar o comprometimento das equipas, de forma a alcançar a eficiência, otimização e plena satisfação por parte do cliente.

3. Os Modelos de Negócio

  • Devem ser orientados a globalizar, integrar e adaptar os seus produtos e serviços físicos ao ambiente digital.
  • Aumente a capacidade analítica para ter informações em tempo real.

Portanto, digitalizar é o desafio que as organizações enfrentam por uma causa exógena: o cliente.

O cliente mudou o seu nível de exigência e as empresas devem continuar a poder oferecer-lhe a melhor experiência, no momento certo e através do canal mais adequado

O que é necessário para começar a digitalizar a sua empresa?

O guião deste processo de adaptação envolve 6 etapas principais:

1. Analizar a situação

  • É necessário entender onde a organização está para decidir onde quer chegar.
  • Estudar os pontos fortes e fracos. Perceber o que está a fazer errado e o que está a fazer bem e, uma vez que tenha tudo claro, definir alguns objetivos reais.
  • Estudar os processos, métodos e ações atuais cuidadosamente.
  • Pensar no capital humano, pois o peso da empresa recai sobre ele.

2. Entender o cliente

  • Qualquer empresa que deseja tornar-se digital deve começar por entender o seu cliente.
  • O foco da atenção deve ser colocado no cliente, porque ele é o motivo da realização da melhoria.
  • Qual é a necessidade a que está a dar resposta?
  • O que mais gosta ou odeia?
  • O que procura?

3.Qual a relação do cliente com a tecnologia

  • Tem que saber a necessidade do cliente e sua relação com a tecnologia para implementar as mudanças que realmente serão úteis ou oportunas.

4. Elabore um plano de ação

  • Uma vez establecidos os objetivos e entendas as necessidades do cliente, é hora de definir que direção quer seguir.
  • É necessário determinar e especificar a linha de ação.
  • Comprometa-se desde o início para progredir passo a passo (com esforço e perseverança) até atingir o objetivo final.

5. Constituir equipas

  • Partindo da ideia de que o espírito de equipa é vital para completar com sucesso este processo, é essencial formar uma equipa qualificada para implementar ou liderar cada fase.
  • É necessário que a empresa tenha pessoal qualificado nesta área para ter sucesso.
  • Caso não tenha os perfis ideais, a empresa terá que recorrer a agentes externos.

6. Implementar as medidas necessárias

  • Uma vez que a empresa estabeleceu os parâmetros a seguir, é hora de recorrer às tecnologias adequadas e / ou necessárias.
  • E necessário ter em conta que o processo pode ser demorado.
  • É vital não só fazer, mas saber fazer.
  • Nesse ponto, cada componente da empresa deve ser formado em torno da tecnologia que entrará em ação. É um absurdo entrar na era digital sem dominar a tecnologia em si.

Como calcular os custos da digitalização do negócio versus os benefícios que trará?

Digitalizar não é dar a cada funcionário um tablet e uma conexão com a Internet. Digitalizar é investir em hardware e software e requer um forte investimento em formação de pessoal.

Além disso, a realidade diz-nos que o principal obstáculo que qualquer organização vai acabar por enfrentar é o não investimento e a negação do sistema atual.

5 razões para investir em tecnologia

1. Digitalização e ROI

Investir em tecnologia significa retorno do investimento.

Digitalizar significa maior eficiência, processos aprimorados e menos despesas operacionais.

Além disso, melhora a qualidade de vida dos colaboradores.

2. O Digital aumenta o desempenho

Os novos modelos de negócios são baseados na especialização. Daí a importância de investir em formação e aprendizagem.

Este progresso traduz-se em que cada trabalhador dê o melhor de si e, portanto, no aumento da produtividade.

3. Melhore cada processo

A implementação tecnológica aumenta a eficiência, favorece o atendimento ao cliente e consolida a imagem da marca.

4. Promove a diferenciação

Implementar melhorias tecnológicas implica melhorar a cadeia produtiva e, portanto, oferecer melhores produtos e serviços em melhores condições.

Em definitivo. é a melhor forma de se destacar num mercado cada vez mais competitivo.

5. Não é uma questão de tamanho

Muitos ainda pensam que isso é apenas para as grandes marcas. Nada poderá estar mais longe da realidade.

Esta transformação é a ocasião perfeita para que as PMEs tenham a grande oportunidade de realizar sua transformação e ampliar seu foco. E assim, crescer.

Quando terminará a digitalização das empresas?

Honestamente, nunca. A tecnologia continuará a melhorar, as necessidades do mercado aumentarão e as empresas terão que se manter resilientes para se adaptarem ao ambiente e às suas particularidades.

Este processo de adaptação deve ser promovido por todas as organizações.  Além disso, é muito importante considerar este processo como um bem necessário e uma oportunidade de crescer, melhorar a competitividade e inovar. E para isto, antecipação, aprendizagem e capacidade de executar ações de forma ágil são vitais.

Sem dúvida, a situação que vivemos marcou um antes e um depois no domínio da digitalização e as empresas tiveram de demonstrar a sua enorme capacidade de adaptação. Mas como se costuma dizer, de todas as crises nasce uma oportunidade. No momento essa oportunidade é reforçar os processos de digitalização já iniciados, dar-lhes prioridade dentro da empresa e antecipar novas situações que o futuro nos pode reservar.

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