Num contexto dominado pela tecnologia e automação, pró-atividade e resiliência tornaram-se duas características inevitáveis para a sobrevivência. A digitalização nas empresas deixou de ser uma opção para se tornar uma obrigação.
E mais ainda com um ano de 2020 em que, fomos obrigados a prescindir da presença e muitos projetos de digitalização foram acelerados, ajudando a dar impulso às empresas que já tinham começado a seguir este caminho.
A transformação digital pode ser definida como um processo inevitável de mudança que todas as empresas devem implementar para sobreviver neste novo ambiente. Uma transformação que requer um plano estratégico reformista e cujo eixo central deve ser a tecnologia, mas, acima de tudo, os trabalhadores.
A pandemia teve (e continuará a ter nos próximos meses) um impacto significativo na maneira como trabalhamos e comunicamos. Por isso as empresas começam a adotar soluções que lhes permitem gerir ‘remotamente’ tudo o que se refere aos procedimentos de RH e ao Departamento de Administração.
Portanto, digitalizar é o desafio que as organizações enfrentam por uma causa exógena: o cliente.
O cliente mudou o seu nível de exigência e as empresas devem continuar a poder oferecer-lhe a melhor experiência, no momento certo e através do canal mais adequado
Digitalizar não é dar a cada funcionário um tablet e uma conexão com a Internet. Digitalizar é investir em hardware e software e requer um forte investimento em formação de pessoal.
Além disso, a realidade diz-nos que o principal obstáculo que qualquer organização vai acabar por enfrentar é o não investimento e a negação do sistema atual.
Investir em tecnologia significa retorno do investimento.
Digitalizar significa maior eficiência, processos aprimorados e menos despesas operacionais.
Além disso, melhora a qualidade de vida dos colaboradores.
Os novos modelos de negócios são baseados na especialização. Daí a importância de investir em formação e aprendizagem.
Este progresso traduz-se em que cada trabalhador dê o melhor de si e, portanto, no aumento da produtividade.
A implementação tecnológica aumenta a eficiência, favorece o atendimento ao cliente e consolida a imagem da marca.
Implementar melhorias tecnológicas implica melhorar a cadeia produtiva e, portanto, oferecer melhores produtos e serviços em melhores condições.
Em definitivo. é a melhor forma de se destacar num mercado cada vez mais competitivo.
Muitos ainda pensam que isso é apenas para as grandes marcas. Nada poderá estar mais longe da realidade.
Esta transformação é a ocasião perfeita para que as PMEs tenham a grande oportunidade de realizar sua transformação e ampliar seu foco. E assim, crescer.
Honestamente, nunca. A tecnologia continuará a melhorar, as necessidades do mercado aumentarão e as empresas terão que se manter resilientes para se adaptarem ao ambiente e às suas particularidades.
Este processo de adaptação deve ser promovido por todas as organizações. Além disso, é muito importante considerar este processo como um bem necessário e uma oportunidade de crescer, melhorar a competitividade e inovar. E para isto, antecipação, aprendizagem e capacidade de executar ações de forma ágil são vitais.
Sem dúvida, a situação que vivemos marcou um antes e um depois no domínio da digitalização e as empresas tiveram de demonstrar a sua enorme capacidade de adaptação. Mas como se costuma dizer, de todas as crises nasce uma oportunidade. No momento essa oportunidade é reforçar os processos de digitalização já iniciados, dar-lhes prioridade dentro da empresa e antecipar novas situações que o futuro nos pode reservar.