Artículo

15 dicas para iniciar o processo de digitalização de uma empresa

O processo de digitalização de uma empresa é fundamental, dada a inovação tecnológica nas últimas décadas. No entanto, apesar do futuro já estar aí , ainda há empresas que não conhecem bem quais são as principais áreas afetadas por esta tendência digital. De seguida, são apresentadas algumas dicas para alcançar o sucesso na sua implementação.

Dicas para executar um plano de digitalização

Estas são as 15 dicas selecionadas:

1. Avaliação da situação atual da empresa

Nem todas as empresas têm as mesmas necessidades de digitalização, isso é claro. Mas, ainda assim, a digitalização pode auxiliar qualquer iniciativa de mudar o seu modelo de negócios, tornando-o mais lucrativo. É importante, por isso, conhecer em detalhe o histórico da empresa e o valor da marca. No sentido de reunir tudo o que a define e valoriza e transferi-lo para o plano digital.

2. Desenvolvimento de um plano de transformação digital

É aconselhável definir um plano que permita aproveitar ao máximo os novos recursos digitais, que seja executado a médio prazo e em paralelo com atividade diária da loja, fábrica ou empresa de serviços. Nesta fase, devem ser estabelecidos os recursos próprios ou externos, que serão responsáveis ​​pela gestão do plano de transformação.

3. Entenda e otimize a experiência do utilizador (UX)

Em contraste com o conceito da experiência do cliente, é agora essencial cuidar da experiência do utilizador. Assim, é necessário auditar o website da empresa e as suas plataformas auxiliares para identificar os problemas que desvalorizam a perceção do cliente ou reduzem a qualidade da sua navegação.

4. Definir as redes sociais nas quais os perfis serão implementados

Hoje em dia, se uma empresa não está nas redes sociais, é como se não existisse. Desta forma, o processo de digitalização deve incluir, na sua estratégia, a implementação de perfis nas principais redes sociais e naquelas relacionadas com o seu setor de atividade.

Além disso, pode investir em plataformas como o Facebook Ads ou o LinkedIn Ads, que permitem promover as publicações mais relevantes, através de anúncios com um custo associado.

5. Criar uma estratégia para as redes sociais

Embora a ideia principal por trás da gestão da comunidade seja a regularidade da publicação, nada é tão essencial quanto gerar fidelização. Para o conseguir, não há outra alternativa senão usar a criatividade. Num panorama social repleto de propostas, apenas as publicações mais inovadoras, frescas e interessantes são vencedoras.

É preciso criar uma estratégia que leve em conta o público-alvo, o mercado de referência e as ações da concorrência para se antecipar e melhorar os resultados das interações.

6. Analisar se uma empresa precisa de um blog e qual o conteúdo criar

A forma mais fiável de melhorar o posicionamento de uma página web é através do conteúdo. Definir os conteúdos a publicar é igualmente importante, e devem estar alinhados com as necessidades reais do público-alvo, de forma a encontrar soluções para o mesmo.

7. Chatbots

O apoio ao cliente virtual é o futuro. Graças a ele, é possível centralizar o atendimento ao cliente e estabelecer um canal adicional para a angariação de leads.

8. Cibersegurança

Cumprir com os regulamentos atuais sobre a proteção de dados (RGPD) é outro aspeto básico que não pode ser ignorado, assim como o uso de protocolos de segurança https, que não só proporcionam proteção, mas melhoram o SEO do website.

processo de digitalização9. Aplicações

Na era dos smartphones, é oportuno criar uma aplicação que dê suporte ao utilizador. Não se deve esquecer que, mais de metade do tráfego gerado diariamente para aceder à Internet é proveniente de dispositivos móveis. Tendo isso em conta, é necessário tornar o acesso facilitado ao utilizador móvel, com o desenvolvimento de aplicações que permitam o acesso a produtos e/ou serviços.

10. Financiamento e gestão monetária

Atualmente, uma empresa não pode evoluir digitalmente sem conhecer os modelos virtuais de pagamento  de que dispõe. De igual forma,  deve oferecer aos seus clientes métodos de pagamento estritamente digitais, como produtos PayPal ou Blockchain, que correspondam  às suas preferências de gestão.

11. Intranet

O uso da intranet favorece o relacionamento entre os membros de uma equipa, a otimização do agendamento de tarefas e a segurança das comunicações. Por exemplo, trabalhar com um ERP pode ser a maneira ideal de entrar na era digital, de forma integrada e gerir centralmente todos os dados da empresa.

12. Big data

À medida que o volume de dados produzidos numa organização aumenta, maiores são os desafios ao analisá-los, mas as conclusões obtidas são mais precisas e permitem uma melhor tomada de decisão.

13. Inteligência artificial

Existem muitas funções que podem ser automatizadas, desde atividades de marketing até à gestão de dispositivos de suporte ao cliente. Os programas têm cada vez mais capacidade de gestão de dados, promovendo a criação de soluções informáticas simplesmente incríveis.

14. Códigos NFC e QR

Através destes códigos, pode vincular a estrutura digital a recursos comerciais físicos, como cartões-de-visita ou folhetos.

15. Software como serviço (SaaS)

Seja através da oferta de serviços online ou para utilização própria, as organizações devem utilizar esta tecnologia de ponta para obter ferramentas digitais a um preço acessível ou oferecer com base num processo comercial uma solução online.

Em suma, existem muitas áreas profissionais e de formação que foram redefinidas com a chegada das TIC´s . Não há outra escolha senão adaptar-se e tirar o máximo partido delas. Por outro lado, as estatísticas menos otimistas afirmam que uma em cada cinco empresas sobreviverá no futuro, e será justamente a que iniciou o seu processo de digitalização mais cedo.

Você pode estar interessado
Comentários

Adicione seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Gracias por tu participación
Comparte el manifiesto y contribuye a impulsar la innovación entre empresas, organizaciones y directivos.
Agora você está vendo o conteúdo de APD zona centro.
Se desejar, pode aceder ao conteúdo adaptado à sua área geográfica