Opinión

Internacionalizar – como solução de crescimento

A pandemia ainda não terminou, mas a economia já começou a dar sinais de dinamismo. Às empresas caberá um enorme esforço para fazer face aos mais diversos desafios que se avizinham – conciliar o equilíbrio entre reabrir a economia e dar segurança às pessoas.

A maioria dos mercados domésticos e a maioria dos seus setores económicos sofreram quedas significativas nos seus volumes, pelo que é previsível que a recuperação dos níveis de volumes anteriores à pandemia seja lenta e exigente.

Porventura, devemos estar cientes que não estamos livres que uma realidade como a vivida atualmente não se repita num futuro próximo, e caso se repita, se a sua gravidade impactará, ou não, as engrenagens da economia fazendo abrandar toda a dinâmica.

Cerca de 98% dos consumidores encontram-se fora das nossas fronteiras domésticas. Por isso, uma boa estratégia empresarial para minimizar os riscos é a entrada nos mercados externos, incorporando as exportações como parte importante de uma estratégia empresarial sustentável. A entrada e presença nestes mercados, mitigam os riscos de concentração e aumenta o tamanho do mercado-alvo.

As exportações assumem-se como uma oportunidade para expandir clientes, vendas, o desenvolvimento em produtos de qualidade e fomentando um crescimento ordenado e sustentável das empresas.

Cerca de 98% dos consumidores encontram-se fora das nossas fronteiras domésticas

Os riscos são uma variável intrínseca da vida empresarial. Estes incrementam com a internacionalização das empresas. Por isso, é fulcral uma introspecção do mercado onde as empresas pretendem marcar presença.

As diversas volatilidades presentes nestes mercados alertam-nos que não devemos utilizar as mesmas estratégias de abordagem, como as utilizadas domesticamente. Fazê-lo com segurança requer conhecimento especializado para adaptar o melhor tipo de transação a cada operação.

É por este motivo que o Banco Sabadell-Portugal, organiza um webinar para acompanhar as empresas portuguesas nesse empreendimento e disponibilizar-lhes o conhecimento acumulado no Grupo, de quase 140 anos.

Podem fazer a inscrição diretamente aqui.

Santiago Tiana
Diretor Geral, Banco Sabadell Portugal.
Você pode estar interessado
Comentários

Adicione seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Gracias por tu participación
Comparte el manifiesto y contribuye a impulsar la innovación entre empresas, organizaciones y directivos.
Agora você está vendo o conteúdo de APD zona centro.
Se desejar, pode aceder ao conteúdo adaptado à sua área geográfica