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Sabe como evitar ciberataques à sua empresa?

Os ciberataques aumentaram exponencialmente durante a pandemia e colocaram as empresas diante de uma situação de vulnerabilidade. As organizações foram forçadas a adotar tecnologias abruptamente, para tornar o teletrabalho possível, e esse facto fê-las “saltar” algumas etapas recomendadas no caminho para a digitalização. Como consequência, as empresas foram expostas a um risco aumentado de se tornarem vítimas de um ataque cibernético.

Os dados são claros: em 2020, os ciberataques aumentaram 79% em Portugal. É, por isso, urgente avançar nas questões da cibersegurança para possibilitar que os processos de digitalização não sejam sinónimo de vulnerabilidade. A Internet tornou-se cada vez mais hostil e, num momento em que todos os dados são compartilhados através de um meio digital, é prioritário que as empresas estejam protegidas do cibercrime. Ao mesmo tempo, é igualmente importante que os gestores e diretores saibam que tipo de ameaças os ciberataques representam.

As consequências dos ciberataques para a sua empresa

  • Prestação de serviços: interrupção do normal funcionamento da atividade económica da empresa ou negócio;
  • Aspetos logísticos: comprometimento da qualidade do serviço prestado ou do produto oferecido;
  • Processos de cobrança: interrupção do uso do software de faturação, tornando impossível a cobrança dos serviços prestados;
  • Dados: roubo e divulgação indevida de informações confidenciais;
  • Sanções por incumprimento das normas: violação das normas do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados, o que acarreta custos económicos que podem colocar em risco a viabilidade da sua empresa ou negócio.

Os riscos cibernéticos numa era cada vez mais digital

Em tempos de crise, os cibercriminosos tentam aproveitar a confusão, mas também a implantação — em muitos casos, precipitada — do teletrabalho. Foi, aliás, devido a essa mudança de regime laboral que os dados das empresas ficaram mais vulneráveis, tendo em conta a falta de medidas de segurança adequadas ao “novo normal”.

O uso crescente de tecnologias leva a um aumento do risco cibernético, que pode causar danos materiais e intangíveis, perdas económicas e danos a terceiros (perda de dados). A par disso, este tipo de riscos podem implicar, até, responsabilidade civil ou criminal para a empresa afetada.

De acordo com um relatório da Iomart, empresa de computação em nuvem, o número de lacunas de segurança sofridas pelas empresas, no primeiro trimestre de 2020, aumentou em 273%. E todas as opiniões especializadas apontam para que os números continuem a subir. Atempadamente ou já tarde demais, torna-se cada vez mais evidente que há decisões executivas que têm que ser tomadas de forma a mitigar esta problemática.

ciberataques

Existem, ainda assim, algumas dicas que todos os indivíduos devem ter em consideração para evitar ciberataques  na empresa onde trabalham. Vejamos algumas:

  • Não use as suas credenciais de login empresariais em aplicações de uso pessoal;
  • Não clique em links suspeitos. É melhor escrever o endereço na barra do navegador;
  • Proteja as informações impressas, fazendo uso de móveis com fechaduras, cofres ou armários à prova de fogo;
  • Tente não transportar informação sensível em dispositivos removíveis. Se tem que o fazer, criptografe as informações;
  • Aprenda a detetar ataques de engenharia social e como defender-se dos mesmos. Qualquer comportamento anormal deve ser reportado;
  • Bloqueie a sessão da sua equipa quando abandonar o local de trabalho;
  • Não modifique a configuração dos seus dispositivos móveis nem instale aplicações não autorizadas;
  • Evite usar equipas não corporativas para aceder aos serviços da empresa. Se aceder ao e-mail corporativo através do seu equipamento pessoal, não faça descarregue arquivos para a equipa;
  • Destrua as informações confidenciais que existem em formato de papel. Não se limite a deitá-la no caixote do lixo e evite a fuga de informações;
  • Tenha atenção ao uso que faz do correio eletrónico. Evite enviar e-mails em cadeia.

6 passos essenciais para evitar ciberataques na sua empresa

    • Proteja as equipas de forma adequada

É essencial proteger as equipas com sistemas seguros que permitam monitorizar e protegê-los contra ataques cibernéticos. Além de cumprir todas as medidas de segurança e de analisá-las periodicamente, é também muito importante sensibilizar e educar todas as equipas sobre as questões de cibersegurança.

    • Mantenha-se a par das técnicas e dos tipos de ataques mais comuns

Entender como os criminosos realizam os ataques pode ajudar a planear e a construir defesas adequadas. Além disso, esse entendimento vai fornecer mais maneiras eficientes de prever, detetar e responder aos mesmos.

    • Desenvolva um plano de resposta para incidentes cibernéticos

É importante ter um plano prévio que descreva a resposta de uma organização face aos incidentes de segurança que podem afetá-la. A realização de planos de resposta e antecipação são aspetos chave para a contenção, remediação e recuperação deste tipo de incidentes.

    • Prepare um plano sólido de recuperação de cópias de segurança

Ter backups de dados pode ser, potencialmente, a opção mais económica e confiável de recuperação após sucumbir às demandas de um atacante cibernético. Para mantê-los seguros, os backups devem ser armazenados numa rede isolada com permissões limitadas.

    • Teste os processos de recuperação periodicamente

É muito importante ter planos que permitam restaurar dados regularmente, assegurando a qualidade das cópias de segurança e a eficácia do processo para garantir a continuidade de operações em caso de incidentes.

    • Olhe para a contratação como uma apólice de seguro cibernético 

Existem no mercado produtos “asseguradores” que permitem proteger o equipamento da sua empresa, bem como monitorizar e responder, através de profissionais qualificados, aos ciberataques. Mantenha-se informado.

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