Artículo

As 9 competências digitais mais exigidas pelas empresas

As competências digitais mais procuradas hoje têm a ver com o tipo de negócio que cada empresa realiza, mas é verdade que cada vez mais se necessita de profissionais com competências mais focadas no mundo digital.

Novas competências digitais na empresa

As empresas tiveram que se adaptar ao novo cenário digital e atualizar os seus produtos ou serviços ou realizar diretamente uma transformação total para comunicar o que vendem aos seus clientes. No entanto, não conseguiriam realizar este processo sozinhas, portanto contaram com trabalhadores que foram atualizando os seus conhecimentos e chegaram a inventar empregos que não existiam há alguns anos.

Assim, atualmente existe uma maior concorrência no setor digital, por isso é extremamente importante saber quais são as competências digitais com maior procura hoje.

A procura tem crescido exponencialmente para poder realizar uma gestão completa e de qualidade junto aos clientes no ambiente online

9 competências digitais mais exigidas

Nas competências digitais, podem ser encontrados conhecimentos específicos de setores como comunicação ou aeronáutica. Claro, todos têm em comum o fato de serem noções puramente digitais que servem para realizar uma maior quantidade de trabalho em menos tempo. Assim, é importante rever estas competências para que as pessoas saibam o que podem necessitar no mercado de trabalho atual.

Gestão de informação

A tecnologia tem permitido que os volumes de informação, independentemente do setor, se multipliquem. Portanto, deve-se levar em consideração que pode ter muita informação, mas não se esqueça que qualidade é melhor que quantidade. Ou seja, é preciso saber gerir toda a informação para que seja eficaz e economize tempo e dinheiro para a empresa.

Conhecimentos de e-commerce

Tecnologia pode ser considerada sinónimo de electrónica e um termo já conhecido como comércio electrónico ou e-commerce deve ser incluído aqui. É sobre a possibilidade de comprar pela Internet, portanto é um recurso muito útil para se poder candidatar a um bom emprego. Com esse conhecimento, uma parte específica de um site pode ser desenhada para que a empresa comercialize os seus produtos por meio da loja virtual.

Conhecimentos de marketing digital

O marketing tem sido uma ferramenta fundamental para os negócios e hoje destaca-se a variante digital. Portanto, é necessário que as pessoas tenham noções nesse sentido para serem capazes de desenhar estratégias de comunicação digital ou gerir perfis profissionais de empresas com o objetivo de que possam vender no mundo online.

Otimização para Motores de pesquisa

O nome da empresa é tão importante quanto saber usar as palavras-chave certas para classificá-la bem nos motores de pesquisa. Isto é feito por meio do SEO, que é outro aspecto a destacar dentro da comunicação digital. 

Te recomendamos

Gerir Redes Sociais

A maioria das visitas ao site vem dos canais sociais, então esse conhecimento também é necessário para se poder comunicar a partir desses perfis. Com isto, falamos sobre a empresa, criamos uma comunidade de utilizadores e fazemos todo o possível para adquirir produtos ou serviços da empresa.

Competências audiovisuais

O visual chama a atenção, portanto, as habilidades audiovisuais são essenciais para criar um conteúdo que entra pelos olhos. Os referidos conteúdos podem estar no site das empresas e também em outros canais de comunicação, em formato de imagem e / ou vídeo.

Conhecimento em publicidade online

A publicidade teve que se adaptar ao digital, por isso profissionais com este conhecimento são procurados para anunciar na Internet. Esse tipo de publicidade pode ser feita por meio de banners em um site ou com publicidade paga nas redes sociais.

Big data

Big Data está relacionado à gestão de informações, uma vez que são cada vez mais as quantidades de dados que precisam ser analisadas para se ter melhores informações sobre o cenário de negócios. Portanto, quem tem noções neste sentido tem boas chances de encontrar um emprego hoje.

Suporte ao cliente

Esta competência sempre foi muito procurada, pois é fundamental para um excelente relacionamento com os clientes. Porém, esta atenção mudou com o advento do digital e agora é necessário atender os clientes no estabelecimento, mas também proporcionar uma boa experiência do utilizador no site da empresa.

Desta forma, é fundamental que os candidatos a uma vaga possam oferecer conhecimentos em customer experience  e, assim, demonstrar à empresa que podem ter um bom relacionamento digital com os clientes.

Cíbersegurança

A Internet criou um espaço próprio de comunicação e vendas para as empresas, mas também um ponto cego para ataques digitais. Portanto, uma habilidade muito exigida é a segurança cibernética, que proporciona a proteção necessária à empresa, para que os funcionários possam trabalhar com total segurança.

Em resumo, estas competências digitais são muito procuradas pelas empresas hoje em dia para poderem realizar uma gestão completa e de qualidade junto dos clientes num ambiente online.

Você pode estar interessado
Gracias por tu participación
Comparte el manifiesto y contribuye a impulsar la innovación entre empresas, organizaciones y directivos.
Agora você está vendo o conteúdo de APD zona centro.
Se desejar, pode aceder ao conteúdo adaptado à sua área geográfica