Opinión

Mercado de Trabalho: O talento como vantagem competitiva diferencial

Uma das áreas onde a tecnologia tem vindo a ter um impacto crescente é sem dúvida, no mercado de trabalho. Desde a revolução industrial que não existia uma mudança de paradigma tão grande, como a que está a acontecer agora. Uma revolução que tenderá a aumentar a sua velocidade e consequentemente, vai provocar um grande impacto no ambiente profissional.

Nos últimos anos, familiarizamo-nos com termos como big data, análise e, acima de tudo, robótica. E ainda que este último possa evocar imagens de robôs antropomórficos realizando várias tarefas, a verdade é que quando falamos de robotização, o que queremos dizer é automação de tarefas. Uma automação que afeta todos os setores de negócio, todas as áreas e todos os tipos de emprego.

Esta nova realidade terá um impacto não só social, mas também económico e até legal. A automação dos processos deve ser acompanhada de um plano para facilitar a adaptação dos trabalhadores que podem ser afetados. Para, assim, continuarmos a aproveitar as suas competências e conhecimento da melhor forma possível.

A automação terá um benefício inquestionável nas empresas, tanto na forma de otimização da organização, como na melhoria da eficiência, economizando custos e aumentando a produtividade.

Mas, ao mesmo tempo, isto significará uma oportunidade para gerar novos empregos que exigem capacidades diferentes e vão estimular uma inversão por parte das empresas.

Uma decisão sábia

É este foco na inversão do talento que vai distinguir as empresas no futuro. Os trabalhadores são quem tem o conhecimento interno das empresas. São eles, quem melhor conhecem cada um dos processos em que estão envolvidos e fazem com que as empresas sejam o que são.

Portanto, é da nossa responsabilidade como administradores reconhecer a importância do talento nas nossas organizações. Não é apenas uma obrigação moral, mas uma decisão de saber empresarial. São os colaboradores, com os seus conhecimentos únicos, que geram vantagens diferenciadoras e competitivas para empresas. Por essa razão, é necessário identificar e manter o valor estratégico dos nossos colaboradores. Aproveitar essa vantagem competitiva e diferencial é a chave para o sucesso presente e futuro das empresas.

Você pode estar interessado
Comentários

Adicione seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Agora você está vendo o conteúdo de APD zona centro.
Se desejar, pode aceder ao conteúdo adaptado à sua área geográfica