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Como preparar o sumário executivo da sua empresa

Saber elaborar o sumário executivo na sua empresa é essencial para o lançamento de qualquer negócio. Juntamente com o elevador pitch, serve para apresentar o projeto a potenciais investidores, dar a conhecer aos mentores e apresentá-lo a instituições que procuram bolsas ou outros tipos de ajuda. Tudo isso de uma forma muito breve e atrativa, tentando prender a atenção sem usar fogos de artifício que tirem a credibilidade.

O que é o sumário executivo e para que serve?

O sumário executivo é uma das partes fundamentais do plano de negócios, mas também funciona como um documento independente. Oferece, numa extensão máxima de duas ou três páginas, toda a informação básica para apresentar e defender um projeto empresarial.

Além de ser usado na fase de lançamento, também é útil em toda a sua jornada para apresentar a potenciais parceiros, participar em eventos da empresa ou até mesmo como cartão de visita.

Consoante o objetivo pretendido, deve adaptar-se a sua redação e aprimorar-se a informação, pelo que é aconselhável ter sempre diferentes versões disponíveis, para utilizar a mais adequada ao uso que lhe vai ser dado.

Exemplo de resumo executivo: a importância da estrutura

Não existe um modelo estabelecido, embora a prática tenha estabelecido alguns usos que veremos a seguir. Em todos os casos, devem ser tidos alguns cuidados especiais na sua apresentação e na escolha da linguagem e redação. Deve manter estas dicas em mente ao escrever um resumo executivo:

  • Escrita atraente. Não revele tudo no início, faça de forma a que haja um gancho para continuar a ler;
  • Incluir estatísticas. Pelo menos uma que instigue e capture a atenção do leitor;
  • Destacar os aspetos que mais lhe interessam;
  • Qualquer informação deve ser apoiada por pesquisas e argumentos sólidos;
  • Foco no positivo. Os riscos são detalhados no plano de negócios.
Dados da empresa

Um breve cabeçalho com o nome da empresa e informações de contacto é essencial para localizar a organização que está a enviar o resumo executivo. Inclua também outras informações básicas sobre o seu negócio, como quem o fundou, qual o papel que desempenha e onde está localizado.

Apresentação dos objetivos e ideia principal

Se possível, esta apresentação não deve ocupar mais de quatro ou cinco linhas. A leitura da mesma deve ajudar a entender do que se trata o projeto, qual o setor em que atua, o público a que se destina e suas vantagens competitivas. É necessário destacar a ideia que o diferencia e o objetivo básico que persegue.

A descrição

Esta parte deve ter uma lista de vantagens competitivas. É uma seção semelhante à anterior, mas na qual as informações são oferecidas com mais detalhes e organizadas em diferentes pontos: em que consiste o negócio, os diferentes públicos a que se destina e quais são os seus pontos fortes, destacando o uso de tecnologia própria, se existir.

É muito importante explicar o estado atual de desenvolvimento do projeto, em que fase de implementação se encontra e como foi recebido pelo mercado, parando nas vendas alcançadas, se houver. Nunca se deve deixar de fazer uma estimativa de vendas nos casos em que se procura financiamento, e de ter muito cuidado na sua elaboração: para transmitir confiança é fundamental que seja credível.

O mercado

Sempre de uma forma muito resumida, esta seção oferecerá dados sobre o estado atual do mercado que visamos e a sua tendência – se é estável, se está a crescer ou a diminuir.

Devem ser oferecidos números sobre o volume de vendas que movimenta e a participação de mercado que pudemos aceder, destacando a possível escalabilidade que a proposta possui. Também vale a pena mencionar a concorrência existente.

A estratégia

Chegou a hora de explicar como o nosso projeto vai penetrar no mercado, se possível, detalhando as diferentes fases de ação, a implementação dos diferentes canais de marketing e as ações que serão realizadas.

A equipa

Esta é uma parte muito importante de qualquer sumário executivo, embora nem sempre seja incluída. A equipa que lidera o projeto deve ser apresentada, destacando a sua formação, experiência e conhecimento real do mercado em que atua. Caso parta de uma iniciativa de vários parceiros, convém demonstrar a complementaridade nas suas competências de gestão.

Também é necessário avaliar se é necessário contratar um funcionário cuja contribuição para o objetivo da empresa seja estratégica devido à sua experiência ou nível de responsabilidade (por exemplo, um diretor comercial). Claro que devemos atentar às falsas modéstias, mas a redação de um sumário executivo deve sempre caminhar em direção à objetividade.

Como abordar a secção de investimentos

Investimento e necessidades financeiras é uma seção que deve ser incluída no caso de o projeto ter em vista a captação de capital, embora noutras ocasiões seja feito para relatar o investimento que o projeto conquistou, como sinal da sua força.

No primeiro caso, devem ser especificadas as necessidades previstas, atribuindo as quantidades por fases. Nesta secção não se considera essencial especificar a sua destinação por itens, como deve ser feito no plano de negócios, mas, de alguma forma, deve ficar claro que o grosso do investimento é alocado para necessidades prioritárias do projeto, não para salários avultados ou despesas suntuárias.

Como conclusão do sumário executivo, deve fazer-se um resumo das razões pelas quais o projeto apresentado é uma real oportunidade de negócio, utilizando argumentos convincentes.

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