Como liderar com o método VUCA com êxito?
Liderar com êxito nas organizações está a tornar-se uma tarefa cada vez mais complexa. Devido ao contexto temporal no qual nos encontramos. A rapidez e a capacidade de adaptação marcam o ambiente empresarial incerto e em constante transformação.
O ambiente empresarial actual recebe o nome de VUCA que corresponde, em inglês, às siglas Volatilidade (V), Incerteza (U), Complexidade (C) e Ambiguidade (A). Este conceito começou a ser pelo U.S. Army College, no início dos anos 90 para referir-se ao mundo multilateral que surgiu depois da Guerra Fria. Um mundo que se caracterizava por ser mais volátil, incerto, complexo e mais ambíguo.
Porém, só com a crise financeira 2008 e 2009 é que a terminologia VUCA ganha grande importância no desenvolvimento da liderança nas organizações.
Liderar em um ambiente VUCA implica modificar a maneira como formamos. A formação, no âmbito empresarial pode ser entendida através de dois pontos de vista. O desenvolvimento horizontal e o desenvolvimento vertical.
O desenvolvimento horizontal refere-se àquele em que a pessoa adquire novos conhecimentos sobre áreas que já domina. Enquanto que o desenvolvimento vertical pretende melhorar a capacidade de pensamento. Dado que em um ambiente VUCA não sabemos o que vai acontecer nem tão pouco o que se vai passar. É, por isso, muito importante trabalhar a nossa capacidade de reacção e trabalhar com diferentes cenários para actuar com rapidez.
Um líder deve ser capaz de adaptar-se às contínuas mudanças com rapidez, agilidade e persistência face aos seus concorrentes directos. Pois, se não o fizerem poderão estar condenados ao fracasso.
Não podes impedir uma grande catástrofe, mas sim construir uma organização que esteja disposta a lutar
Dizia Peter Drucker que “não podes impedir uma grande catástrofe, mas sim construir uma organização que esteja disposta a lutar, com uma alta moral, que saiba comportar-se, que confie em sim mesma, onde as pessoas tenham confiança mútua… Porque sem confiança não lutarão”.
Em ambientes de incerteza procuramos a confiança daqueles que actuam com integridade, que podemos entendê-la a partir dos planos: o externo e o interno.
A integridade externa está directamente relacionada com a confiança que os outros depositam em nós, ligada ao nosso carácter como líderes. As contradições entre aquilo que um líder diz ser e o seu comportamento influenciam, negativamente, a sua integridade e a confiança que gera na sua equipa.
A integridade interna está ligada à receptividade regular de feedback. É o próprio líder quem faz uma análise interna sobre as diferenças que existem entre o seu comportamento e os princípios que diz ter e defender.
Um líder deve ser capaz de adaptar-se, com rapidez, agilidade e consistência às contínuas mudanças sob pena de perante os seus concorrentes directos sucumbir ao fracasso.
Em um ambiente VUCA, as organizações devem estimular as suas equipas a trabalhar em conjunto, em colaboração, por projectos, e melhorar a Comunicação entre eles. Esta nova forma de trabalhar está mais centrada nas pessoas e nos seus conhecimentos. São planeamentos para conseguir a flexibilidade, o dinamismo e as respostas pedidas e exigidas por este novo ambiente competitivo.
A constância e a determinação na tomada de decisões é outra das competências que o líder deve ter em conta se quiser aplicar o método VUCA. Trabalhar orientado por resultados e preconizar acções que sejam necessárias e adaptadas a cada momento para cumprir os objectivos propostos.
Afinal há que ter a capacidade de organizar-se para tirar o melhor de si mesmos e da equipa que os rodeia. Essa determinação, na tomada de decisões, somada à humildade e à empatia farão com que se possam gerar cenários de êxito.
O modelo de liderança VUCA exige que o líder consiga uma conexão emocional com a equipa, isto é, que exista respeito e interesse genuíno pelo outro. Saber o que necessita cada um dos membros gerará um ambiente de confiança que permitirá tirar o melhor de cada um conseguindo, assim, grandes resultados.
Saber transmitir as mensagens adequadas aos diferentes interlocutores será fundamental para conseguir uma comunicação em um ambiente VUCA, bem como desenvolver a nossa capacidade de persuasão. Sem dúvida um dos pontos fundamentais é, também, sermos coerentes com a nossa mensagem. Isto é, que aquilo que transmitimos esteja de acordo com aquilo que mostramos.
Como dizia Henry Ford, “o fracasso é uma grande oportunidade para começar outra vez com mais inteligência”. Seguindo está máxima, o fundador da Companhia Ford revela-se bastante sensato saber o que implica esta competência. Em momentos de incerteza, como a que vivemos actualmente, não conseguir os resultados esperados com as nossas acções não significam um fracasso, mas sim que devemos redefinir o plano de acção para corrigir os eventuais erros cometidos. Um líder VUCA deve ter a agilidade suficiente para detectá-los e actuar com a maior brevidade possível.
Estas são algumas das competências que os líderes devem ter em conta para gerir e trabalhar com as suas equipas no ambiente de incerteza no qual nos encontramos.
Em suma, estamos num momento de transformação que requer novos modelos de negócio e organizacionais que não melhorem apenas a sua produtividade mas que também impulsionem a participação, colaboração, agilidade e motivação de toda a equipa.
Está preparado para esta mudança?