Entrevista

Nuno Araújo: “O Porto de Leixões é o porto mais importante do país”

A APD Portugal esteve à conversa com o presidente da APDL — Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, Nuno Araújo, sobre a obra de expansão do Porto de Leixões. Nesta entrevista, o dirigente relembrou as maiores vantagens do investimento, que se resume ao alargamento do quebra-mar e acessibilidade marítimas e à criação de um novo terminal de contentores.

Segundo Nuno Araújo, esta é uma obra que “tinha que acontecer” e que vai garantir uma maior segurança aos navios que atracam e escalam no Porto de Leixões. Além disso, permite que os navios de maior dimensão, que são cada vez mais, e que hoje não têm condições de aceder ao porto, possam entrar.

Quanto aos impactos ambientais, o presidente da APDL garante que toda a polémica gerada pelo projeto de expansão é exagerada. Garante que os estudos desenvolvidos até agora são favoráveis e que as medidas de mitigação já estão a ser trabalhadas, para compensar os negócios da região que poderão ser afetados.

Atualmente, o Porto de Leixões é responsável por 11% do PIB da região norte e 6% do PIB nacional. Representa 20% do comércio externo marítimo, fazendo ligação com 180 países. É o segundo maior porto nacional em termos de tráfego de mercadorias, com um movimento anual de cerca de 19,5 milhões de toneladas, um movimento anual de carga contentorizada superior a 685 mil TEUs e um movimento anual de carga Ro-Ro superior a 1,3 milhões de toneladas — constituindo-se como o maior porto nacional neste segmento de mercado.

Você pode estar interessado
Gracias por tu participación
Comparte el manifiesto y contribuye a impulsar la innovación entre empresas, organizaciones y directivos.
Agora você está vendo o conteúdo de APD zona centro.
Se desejar, pode aceder ao conteúdo adaptado à sua área geográfica