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Estratégias para recrutar millennials

Os millennials são a geração mais promissora e que pode trazer maior benefício para as empresas, desta forma, uma das principais questões para qualquer empresa é como recruta-los.

 Características dos millennials?

O rótulo millennial  é voltado para aqueles nascidos entre 1980 e 2000. Alguns meios de comunicação chamam-nos geração perdida devido à falta de oportunidades, à crise económica ou insegurança no trabalho. No entanto,  são adultos versáteis e formam a geração mais conectada. Destaca-se o seu alto nível de educação e a frustração por não serem capazes de alcançar, principalmente devido à crise económica, as suas elevadas expectativas laborais.

Dentro da geração millennial existe uma brecha , que se deve ter em conta, pois, alguns nasceram na era digital e outros ainda no analógica. Assim, é a sua atitude em relação à tecnologia é o que define cada um destes subgrupos, pois para alguns será mais importante o “face to face” e para outros o uso da tecnologia.

Os jovens mudam de emprego com muita frequência e é surpreendente quando alguém fica mais de dois anos na mesma organização

A atitude em relação à tecnologia dependerá da cultura e do lugar onde se vive. Há adultos, mais velhos que a usam correntemente, no entanto, os seus filhos têm  uma atitude diferente pelo modo como foram educados. Cada um desses grupos tem a capacidade de aportar algo diferente e de grande valor. A oportunidade para as empresas reside em saber identificar e valorizar estas capacidades

Porque são os millennials um desafio para as empresas?

Hoje em dia, já não é comum uma pessoa trabalhar numa  empresa toda a vida. Os jovens mudam de emprego com muita frequência e é surpreendente quando alguém fica mais de dois anos na mesma organização.

Esta é uma geração imediata, comunica-se através de redes sociais e o smartphone é quase uma extensão do seu corpo. O millennials é ambicioso, dinâmico e criativo. Vê a vida de outra perspectiva e é por isso que trabalha de uma forma diferente. Para eles, viajar ou desenvolver projetos pessoais é tão importante quanto ter um alto nível de formação..

Esta geração em 2020 será 35% da força de trabalho. Os millennials sabem que as empresas precisam do vigor e energia da juventude, talento, novas ideias e uma forma a diferente de pensar. Os millennials vão “dominar” o mundo, sabem o quanto atraentes  são no mercado. Ainda mais, não têm medos que os levem a querer assegurar um emprego. Se não gostarem do que têm, eles mesmo irão criar outras oportunidades.

millennials

Estratégias para recrutar millennials

  • Comunicação

Um organograma definido irá orientar o seu desenvolvimento na empresa, mas não querem um chefe distante e rigoroso. Precisam de um líder, uma figura confiável e próxima com quem falar cara a cara e que os guia no seu percurso.  

A comunicação deve ser bidirecional.

  • Novos desafios

O mercado de trabalho é instável e temporário, por isso, a segurança no trabalho não consiste em ter um contrato de longo prazo, mas em desenvolver habilidades, experiências e conhecimentos que garantam um CV atraente.

Estão sempre  à procura de novas oportunidades.

  • Flexibilidade de tempo

A maioria dos millennials preferem trabalhar em casa, mas apenas 43% conseguem fazê-lo.

Um horário flexível que lhes permita conciliar trabalho e vida familiar é um dos aspectos mais valorizados no trabalho. Isto traduz-se  num aumento da motivação e num maior bem-estar.

Alguns podem fazer o seu próprio horário e trabalhar nas horas de maior rendimento, o que se torna num benefício para a empresa.

  • Bom ambiente de trabalho

O espaço de trabalho deve ser flexível, contribuindo para a produtividade e concentração. Devem existir áreas dedicadas ao desenvolvimento, lazer, entretenimento e aprendizagem. É muito importante que a empresa esteja equipada com a tecnologia necessária para ser produtiva.

Além desse ambiente físico, os pares são fundamentais e precisam de se sentir confortáveis, o que aumentará o seu sentimento de pertença . O trabalho em equipa  é a chave para ter um ambiente propício a uma maior produtividade.

  • Segurança

Esta geração exige um salário proporcional ao seu trabalho e valoriza positivamente os incentivos para alcançar objetivos e outros  benefícios.

Consideram o seu bem-estar mais importante que o salário.

  • Formação

O desejo de crescer está relacionado à ambição profissional e melhoria diária. Estão interessados ​​em empresas que investem no desenvolvimento profissional e académico. Um dos incentivos mais valiosos é pagar total ou parcialmente um Mestrado em Administração de Empresas ou um MBA.

  • Reconhecimento

As gerações anteriores consideram o reconhecimento uma recompensa por anos de experiência e esforço. Os millennials, por outro lado, não o veem assim, o que pode criar conflitos internos e contaminar o ambiente de trabalho devido à insatisfação com as suas funções.

Concluindo, a sociedade está experienciar uma das mudanças mais revolucionárias, que exigirá uma reviravolta no modelo de gestão e que permitirá aos trabalhadores aproveitarem o seu tempo pessoal. A empresa que melhor atende às necessidades desta geração, terá os melhores profissionais.

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