Opinión

Home is (now) where your work is!

Em resposta ao atual surto de COVID-19 (Coronavírus), muitas foram as empresas que passaram a um modo de trabalho remoto.

Embora trabalhar remotamente ofereça muitas vantagens, como por exemplo ganhos em tempo e dinheiro, ao eliminar o deslocamento para o local de trabalho, é certo também que pode aumentar os níveis de stress. Para muitos, esse é uma consequência inesperada, para o qual podem não estar preparados.

No futuro, poderemos assistir a um equilíbrio muito maior entre vida profissional e pessoal

Trabalhar remotamente pode ser desafiador em circunstâncias normais. Mas para aqueles que o fazem pela primeira vez e que tem de se adaptar a partilhar o seu escritório em casa com filhos, parceiros ou colegas de quarto, é importante criar estrutura e gerir expectativas.

São vários os desafios associados ao trabalho remoto:  

  • A falta de colegas e liderança com quem colaborar, que nos ajudam a manter o foco na tarefa
  • Trabalhar demasiadas horas, ou inversamente, muito poucas
  • Gerir o equilíbrio entre vida pessoal e trabalho, estabelecendo limites para limitar as distrações
  • A falta de interação quotidiana cara a cara, com o consequente aumento de sentimentos de isolamento e diminuição da motivação e confiança
  • E os potenciais problemas de comunicação, devido à falta de sinais não verbais

Face a estes desafios, podemos adotar alguns comportamentos que nos ajudarão e manter o foco e estar mais confortáveis nesta nova realidade de teletrabalho:

Crie um contexto de trabalho produtivo

  • Crie sua área de trabalho: estabeleça um ambiente de trabalho dedicado e livre de distrações. Considere fazer log out de todas as aplicações sociais durante o trabalho (a menos que sejam necessário para esse trabalho). Se partilhar um espaço com outras pessoas, estabeleça regras básicas e expectativas para níveis de ruído e intervalos.
  • Faça o upgrade da tecnologia da sua casa: considere aumentar a largura de banda do seu serviço de Internet, especialmente se houverem várias pessoas a aceder à rede ao mesmo tempo.
  • Estabeleça horários de trabalho definidos: desenvolva uma rotina em que “inicia (e termina) o seu dia de trabalho”. Se possível, agende uma reunião recorrente todas as manhãs para garantir que começa o seu dia de trabalho a horas. Da mesma forma, faça logoff e desconecte realmente no final do dia de trabalho

espaço de trabalho remoto

Permaneça em contacto com equipas, a sua hierarquia e outros colegas:  

  • Realize check-ins diários: mantenha uma comunicação aberta e frequente com o seu manager, os seus colegas e pessoas da sua equipa. Os managers devem realizar reuniões regulares com os membros da sua equipa. Bem como estabelecer expectativas para tempos de resposta a e-mails e telefonemas.
  • Aproveite as diferentes plataformas tecnológicas: telefone, email e chat provavelmente já são plataformas correntes no seu dia-a-dia. Usar a videoconferência pode proporcionar sentimentos de maior conexão com os colegas e diminuir o isolamento (Dica: as videochamadas também podem motivar os utilizadores a “vestirem-se um pouco mais para o trabalho”, o que também pode ajudar a mudar a mentalidade ao longo do dia).
  • Seja produtivo e proactivo:proponha-se atingir a mesma produtividade que alcança quando está no escritório. Peça ao seu manager ou colegas para manter pontos de contacto regulares e avise-os se antecipar atrasos no seu trabalho.

 

Trabalhar remotamente pode ser desafiador em circunstâncias normais

 

Faça uma boa gestão do seu tempo

  • Encontre os horários que funcionam melhor para si e otimize a sua produtividade: à medida que se ajusta ao seu novo ambiente de trabalho, irá gradualmente percebendo quais são os momentos com melhor desempenho. Por exemplo, logo ao início da manhã, antes dos outros membros da família acordarem.
  • Faça pausas:afaste-se da sua área de trabalho por 10 a 20 minutos a cada duas horas. Leia um artigo rápido, ligue para os seus familiares ou outros amigos em trabalho remoto. Essa mudança no foco ajudá-lo-á a estar mais produtivo quando retomar o trabalho.
  • Seja flexível e paciente:especialmente nas fases em que a sua empresa está ainda a trabalhar para equipar adequadamente toda a infraestrutura a um modo de teletrabalho. É muito provável que se verifiquem atrasos nas respostas de colegas ou latência na resposta da tecnologia.

 

Não há dúvida de que vivemos tempos desafiantes. No entanto, se formos capazes de nos adaptar e gerir esta situação com espirito de inovação, empatia, flexibilidade e com o foco nos resultados, poderemos seguramente retirar consequência positivas deste momento. Acredito que a situação atual nos trará as provas que permitirão quebrar velhas resistências e que, no futuro, poderemos assistir a um equilíbrio muito maior entre vida profissional e pessoal, favorecendo com isso a qualidade de vida de todos.

 

Pedro Amorim
Managing Director Experis e Corporate Clients Director da ManpowerGroup Portugal.
Você pode estar interessado
Comentários

Adicione seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Gracias por tu participación
Comparte el manifiesto y contribuye a impulsar la innovación entre empresas, organizaciones y directivos.
Agora você está vendo o conteúdo de APD zona centro.
Se desejar, pode aceder ao conteúdo adaptado à sua área geográfica