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Método Scrum: Como aplicá-lo nos seus projetos

Neste artigo, vamos abordar o método Scrum, vamos explicar em que consiste e quem são as pessoas que compõem a equipa de trabalho.

O que é a metodologia  Scrum?

O método Scrum é um processo no qual um conjunto de tarefas é realizado regularmente e em equipa.

Com este método de trabalho, pretende-se atingir um melhor resultado num determinado projeto. As práticas que são aplicadas com a metodologia Scrum são realimentadas umas às outras e, consequentemente, a integração delas tem  origem num estudo de como coordenar as equipas, para que sejam potencialmente competitivas.

No Scrum são realizadas, entregas regulares e parciais do trabalho final. A prioridade e definida de acordo com o benefício fornecido por essas entregas,  para os beneficiários do projeto.

É por isso que este método é aplicado em projetos de  complexidade elevada , onde é necessário obter resultados a  curto prazo, onde há situações de incerteza e tarefas que não são bem definidas ou que podem ser alteradas.

Permite-nos resolver e identificar ineficiências de forma sistemática, quando um cliente exige um processo altamente especializado para o desenvolvimento de um produto específico

Competitividade, inovação, produtividade e flexibilidade são fundamentais para o sucesso do projeto.

Por outro lado, este  método é também uma solução quando partes de  um projeto não estão a ser entregues dentro do  prazo a determinado cliente. Especificamente, quando estas tarefas se dilatam no tempo e a qualidade é baixa..

Além disso, ajuda-nos a reagir aos concorrentes diretos, quando a moral das equipas  de trabalho é diminuída ou a rotatividade da força de trabalho é alta.

O método Scrum permite-nos resolver e identificar ineficiências de forma sistemática ou responder a um  cliente que exige um processo altamente especializado para o desenvolvimento de um produto específico.

Trabalho em equipa método scrum

Equipa de trabalho da metodologia Scrum

Abaixo, listamos os perfis que fazem parte da equipa de trabalho para desenvolver a metodologia Scrum:

Product Owner (Gestor do Projeto)

A principal missão deste perfil é deixar clara a priorização dos objetivos de um determinado projeto e maximizar o trabalho que desenvolve a equipe no seu todo.

Este perfil pode ser externo ou interno à organização e possui uma série de responsabilidades, como:

  1. Ter uma visão de negócios e conhecer  o comportamento dos potenciais clientes.
  2. Representar os stakeholders e ter uma definição correta dos objetivos dos projetos, bem como dos resultados esperados.
  3. Conseguir priorizar os  objetivos a serem alcançados.
  4. Ser o  único interlocutor da equipa e ter  autoridade para tomar decisões.
  5. Colaborar  com os membros da equipa, planear as tarefas, analisá-las e compará-las com os  objetivos de forma detalhada.

Scrum Master

A principal missão do Scrum Master é atingir o  alto desempenho da equipa de trabalho. Portanto, tem que fazer com que a equipa  perceba os valores e princípios deste método, bem como entender a prática e a teoria, para que sejam usados em cada passo dos processos.

É o facilitador das reuniões e elimina os obstáculos que impedem a equipa de ser ágil.

Entre suas funções, incluem:

  1. Garantir os princípios e valores do projeto.
  2. Manter todos os membros da equipa motivados.
  3. Eliminar todos os obstáculos que a equipa possa encontrar no desenvolvimento dos objetivos.
  4. Isolar e proteger a equipa de trabalho de todas as interrupções que ocorrem externamente durante a execução das tarefas.

Scrum Team

Quando falamos de uma equipa de desenvolvimento específica, referimo-nos aos colaboradores  técnicos que desenvolvem o projeto em conjunto. A Scrum Team tem um objetivo comum.

As características desta equipa são:

  1.  Multidisciplinar e autónoma, sendo o tamanho entre cinco e nove pessoas.
  2.  É uma equipa estável que trabalha agilmente com base em estratégias.
  3. Pensam juntos, a responsabilidade é compartilhada e organizam-se entre si.
  4.   É uma equipe que partilha  o mesmo espaço de trabalho e está altamente motivada.

Tem  interação contínua com os Stakeholders

Stakeholders

Podemos entender os Stakeholders como pessoas, organizações ou empresas que possam ter um relacionamento direto ou indireto com um projeto específico.

Estes podem ser:

Primários: aqueles cuja relação com a empresa é direta, como investidores ou acionistas, fornecedores, clientes ou os próprios trabalhadores.

Secundários: tem um relacionamento indireto com a empresa, mas pode ser afetado pela execução e desenvolvimento de um projeto.

Fases da metodologia Scrum

Abaixo, listamos e explicamos as fases da metodologia Scrum:

3. Planeamento: Product Backlog

O Product Backlog é a fase na qual as tarefas prioritárias são estabelecidas e onde se obtém informações breves e detalhadas sobre o projeto em desenvolvimento.

Com o método Scrum, não é necessário definir todos os objetivos no início do projeto. O Product Owner, juntamente com a equipa de trabalho,  listam o que é mais importante para o Product Backlog.

O Product Backlog é necessário para começar com o primeiro sprint. É permitido que ele mude e cresça quantas vezes forem necessárias, dependendo da aprendizagem adquirida no desenvolvimento do produto.

2. Execução: Sprint

Dentro do método Scrum, o Sprint é o coração, um intervalo de tempo que no máximo tem a duração de um mês e onde ocorre o desenvolvimento de um produto que é potencialmente entregue.

Para entender melhor, se o Product Owner solicitar o produto, será necessário um esforço mínimo para entregá-lo ao cliente.

O Sprint, pode ser definido como um mini projeto onde a equipa de trabalho se concentra no desenvolvimento de tarefas para atingir o objetivo que foi previamente definido no planeamento do Sprint.

3. Control: Burn Down

Burn Down é a fase em que é medido  o progresso de um projeto Scrum. Nesta fase , o Scrum Master será responsável por atualizar os gráficos quando se finalizar cada um dos Sprints.

Concluindo, o método Scrum concentra-se principalmente no trabalho em equipa, seguindo uma série de critérios estabelecidos, para obter os melhores resultados num projeto.  

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