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O que é capital humano e qual a sua importância numa empresa?

Para definir o capital humano, devemos falar sobre o valor económico das competências profissionais que uma pessoa possui. Pode ser calculado como o valor dos benefícios futuros que uma pessoa espera obter do trabalho. Se ao capital financeiro for adicionado o capital humano, resulta na riqueza total de uma pessoa.

Importância do capital humano

É a parte mais importante de qualquer organização. Refere-se à produtividade dos trabalhadores dependendo da sua experiência de trabalho e formação.
Quando se fala em oportunidade, o capital humano representa os recursos que uma empresa possui. Isso está relacionado ao antigo conceito que estabelecia o capital humano como a parte principal do fator de produção independente da sua formação.
A formação de cada empresa para os seus recursos humanos é um investimento diferente e que deve ser valorizado em função da rentabilidade que espera obter desse investimento
A qualidade da educação da população e os conhecimentos obtidos são decisivos, pois é a partir deles que se desenvolvem as competências. A educação não deve ser estritamente formal, pelo que a formação de cada empresa para os seus recursos humanos é um investimento distinto e que deve ser valorizado em função da rentabilidade que espera obter desse investimento em capital humano.
Os atuais processos de formação da maioria das empresas visam aumentar a competência e a produtividade dos colaboradores, uma vez que qualquer organização depende do seu talento e capacidade. Uma empresa é tão boa quanto os seus funcionários, por isso os departamentos de recursos humanos prestam atenção especial à gestão, seleção e otimização de pessoal.

Qual é o sucesso de um negócio?

Às estratégias de vendas e boas ideias, é necessário agregar o papel essencial que os departamentos de recursos humanos desempenham no crescimento da organização.
A verdadeira importância do capital humano está em conhecer o papel fundamental que os trabalhadores desempenham na realização das tarefas essenciais para o sucesso da empresa. Afinal, quanto maior for a capacidade da equipa humana, mais eficientes serão as tarefas realizadas no negócio e os objectivos propostos poderão ser cumpridos.
O departamento de recursos humanos não é apenas importante para recrutar a melhor equipa possível, mas também para a formação e adaptação dos membros da organização. Quanto maior for o compromisso dos trabalhadores com os valores da empresa e com os seus objetivos, melhor será o seu desempenho.O trabalho desta área, ao contrário do que se pensa, não deve limitar-se apenas às questões administrativas, mas deve também promover um ambiente de trabalho agradável, onde seja possível gerar empenho e sentimento de pertença nos colaboradores.

Como motivar os trabalhadores da sua empresa?

Embora possa não parecer, o salário não é tudo. Ainda que qualquer pessoa procure um pagamento justo, os funcionários devem ser motivados a fazer o melhor no trabalho.
capital humano

Há um grande número de fatores que influenciam isto:

1. Os objetivos da equipa devem ser os mesmos da empresa

Isto significa que a equipa deve ser reunida periodicamente para estabelecer metas e objetivos comuns. Ninguém deve ser deixado de lado e todas as pessoas têm que ser levadas em consideração para que participem ativamente.Além dos objetivos comuns, cada trabalhador deve ter os seus próprios objetivos para que se queira aprimorar a cada dia e colaborar para o sucesso da equipa.

2. Ouça os trabalhadores

É muito importante levar em consideração as opiniões dos trabalhadores. Em muitas ocasiões, os colaboradores podem ver e vivenciar situações que são vistas com de outra forma pela direção. Nessa situação, a escuta ativa e a comunicação fluente contribuirão para um bom ambiente de trabalho e produtividade.

3. Observe e conheça os membros da equipa

Para conseguir uma equipe de trabalho coesa, não só tem que trabalhar, mas também pode organizar diferentes atividades fora do local de trabalho que ajudem a relaxar a mente e a fortalecer os laços entre os membros da equipa.

4. Atribuição de responsabilidades

Cada funcionário deve ocupar uma posição que corresponda às suas competências e habilidades profissionais. Se uma pessoa estiver numa posição para a qual não está qualificada, seja pela insegurança ou por ter qualificações a mais, tenderá a ficar desmotivada facilmente.

5. Reconhecimento de trabalhadores

O reconhecimento fornece um feedback positivo de forma consistente. Um sinal de agradecimento não custa nada, mas tem um grande significado porque o funcionário sente que seu esforço vale a pena.Desta forma, irá sentir-se importante no grupo e na empresa, o que o motivará a continuar trabalhando neste sentido.

6. Possibilidade de promoção

Hoje os trabalhadores procuram crescimento pessoal. Deve oferecer a oportunidade de desenvolverem plenamente as suas habilidades e de aprenderem coisas novas, estejam ou não relacionadas à sua especialização.
Conhecendo estas chaves, extremamente úteis para a motivação no trabalho – tão importante para manter intacto o capital humano, só falta começar a implementá-las.
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