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Os 6 principais tipos de coaching empresarial

São cada vez mais as empresas que incorporam os vários tipos de coaching empresarial para aumentar a produtividade dos seus trabalhadores e equipas. Todos os tipos de coaching perseguem, como objectivo final, não apenas melhorar o rendimento profissional mas, também, conseguir através de uma boa liderança melhorar a motivação e a fidelidade das suas equipas o que acaba por se reflectir em um melhor resultado final.

Espera-se, por isso, que os líderes sejam capazes de motivar os seus funcionários e tirar o que de melhor eles têm para assim conseguir aumentar a produtividade. A técnica de coaching pode ajudar a melhorar o potencial a nível pessoal e profissional, mas o conceito é amplo e a sua aplicação pode variar em função da pessoa e do objectivo que procura alcançar. O coaching pode realizar-se de forma individual ou em grupo. Segundo os métodos  podemos categorizar 6 tipos de coaching:

Tipos de coaching empresarial (e os seus benefícios)

Coaching sistémico

Este tipo de coaching considera a pessoa não como um elemento isolado mas sim como parte integrante de um sistema ou, mais concretamente, por vários sistemas e subsistemas (o trabalho, a família, os amigos, etc.) que estão interrelacionados entre si. Assim, todas as acções que um individuo realiza têm um impacto directo que provoca mudanças no seu ambiente mas, simultaneamente, qualquer mudança que se produza exteriormente influenciará também a pessoa e modifica a sua forma de actuar.

A nivel empresarial, o coaching sistémico entende a empresa como un sistema de elementos interligados entre si, onde cada acção de qualquer um dos trabalhadores tem repercussão directa nos outros e na própria empresa. Desta forma, qualquer mudança que a empresa realice, por mais insignificante e pequena que seja, terá um impacto em todos os niveis da empresa.

Coaching

Coaching cognitivo

Este tipo de coaching trabalha especificamente os processos mentais através dos quais as pessoas adquirem ou transmitem o conhecimento: memória, comunicação, percepção ou criatividade, entre outros aspectos. través. Partindo do treinamento das funções cognitivas este tipo de coaching tem como objectivo primordial ajudar as pessoas a desenvolver habilidades que permitam superar problemas práticos, melhorar o seu desempenho e que lhes permitam alcançar os seus objectivos de uma forma muito mais eficaz.

Este tipo de coaching procura principalmente modificar as condutas inconscientes que fazem com que as pessoas actuem de forma negativa, para que se modifique este comportamento e se actue sobre ele de forma positiva.

Coaching ontológico

Este tipo de coaching considera que a forma como as pessoas estruturam o pensamento e comunicam entre si pode contribuir para diferentes percepções sobre o mundo. Por isso, o objectivo deste tipo de coaching é melhorar a forma como se expressam os indivíduos já que se considera a linguagem não só expressa a realidade como também a gera.

Para tal este tipo de coaching procura optimizar e potenciar os processos e ferramentas linguísticas que os indivíduos utilizam, a partir de conversas e perguntas que favoreçam a mudança na forma como os indivíduos se relacionam com e no seu ambiente. Procura-se, então, repensar a forma de interpretar a realidade e os padrões habituais de conduta e aprendizagem.

O coaching ontológico ajuda a que os trabalhadores sejam muito mais conscientes das suas capacidades e atitudes e, assim, poderem alcançar de maneira mais eficaz os seus objectivos.

Coaching coercivo

Este é, provavelmente, o coaching mais conflituoso já que procura gerar uma mudança nas pessoas utilizando técnicas de alto impacto emocional. O coaching coercivo utiliza técnicas vivenciais de alto impacto como, por exemplo, caminhar sobre brasas ou cristais ou outro tipo de experiencias extremas de superação de medos e inseguranças. A crítica mais habitual que se faz a este tipo de coaching é a de que se utilizam técnicas de manipulação que, em muitas situações, podem ser consideradas pouco éticas.

Coaching Programação Neurolinguística (PNL)

Este tipo de coaching serve-se da Programação Neurolinguística para analisar como a pessoa interpreta a realidade e, a partir dessa análise, modificar algumas condutas. A Programação Neurolinguística considera que todas as experiências vividas ao longo dos anos configuram e moldam os nossos padrões de pensamento e, em função do modo como as encaramos se gera, no indivíduo, uma programação subconsciente positiva ou negativa que configura  a nossa forma de pensar e actuar.

O objectivo é detectar os padrões subconscientes que nos fazem actuar de forma negativa (medos ou ansiedades), melhorar estes padrões de conduta e criar novas estruturas mentais que nos ajudem a alcançar as metas, ao mesmo tempo que se reduzem essas fobias.

Coaching com Inteligência Emocional

Este tipo de coaching utiliza os princípios da Inteligência Artificial propostos por Daniel Goleman e considera que la gestão das emoções é um elemento imprescindível para conseguir o desenvolvimento pessoal.

A Inteligência Emocional é uma ferramenta útil baseando os seus princípios no autoconhecimento e na forma adequada de entender que as emoções são necessárias para tomar melhores decisões. Este tipo de coaching, por isso mesmo, tem como principal objectivo ajudar a gerir de forma adequada as emoções para, desse modo, melhorar a sua saúde psicológica evitando problemas de stress.

Vemos, então, que através dos diferentes tipos de coaching empresarial, as empresas procuram melhorar o rendimento pessoal dos seus trabalhadores conseguindo aumentar a motivação, fidelidade e coesão das suas equipas.

Cada um dos tipos de coaching utiliza técnicas e métodos distintos mas o objectivo principal e final é aumentar a produtividade dos trabalhadores para assim obter melhores resultados.

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