As redes sociais nas empresas tornaram-se muito importantes. Estas plataformas, que nasceram para favorecer a inter-relação pessoal, aproveitando as novas tecnologias, adquiriram um desenvolvimento que as torna essenciais.
São muito diversas e com diferentes abordagens, mas certamente que não podem faltar nas estratégias de comunicação de uma empresa, tais como o Facebook, o YouTube, o Whtatsapp e o Instagram. Embora, que redes como Twitter e a Linkedin acabem por ter maior importância para as empresas.
As diferentes redes sociais servem à empresa tanto como fontes de informação e comunicação, quanto de interação com suas comunidades.
O uso de redes sociais atingiu números que nos permitem afirmar que se instalaram permanentemente dentro dos hábitos de praticamente toda a população trabalhadora em termos de mercados e consumo.
O Facebook atingiu em janeiro passado deste ano de 2019 o número de 2271 milhões de usuários ativos. Usuários que se conectam e deixam informações sobre os seus interesses, deixando a marca da sua viagem pela rede em cada sessão.
As redes sociais são um mundo totalmente novo que se movimenta em grandes velocidades. Neles a estratégia é um todo
Todas essas informações permitem às empresas uma análise exaustiva a partir da qual são tiradas conclusões que finalmente levam a ações. Esta informação é muito variada e não se refere apenas aos usuários, mas também aos concorrentes.
No habitat proporcionado por várias redes sociais, os usuários estabelecem relações interpessoais individuais. Mas, também se agrupam e constituem comunidades em torno de gostos e afinidades compartilhadas e núcleos de interesses comuns.
Estes grupos, comunidades e páginas de fãs são um indicativo muito preciso para as empresas, daquilo em que o público está interessado. Além disso, permitem que os utilizadores construam as suas próprias comunidades em torno da marca e interajam constantemente.
A partir das observações anteriores podemos extrair algumas das vantagens mais importantes que a empresa obtém, definindo uma estratégia nas redes sociais.
A capacidade de análise, filtros e segmentação de informações é praticamente absoluta. Determinam de maneira muito precisa onde se encontra exactamente o alvo da empresa; que grupos frequenta, que conteúdo vê e partilha, as suas idades, géneros ou os seus hábitos horários.
Tentar obter toda essa informação completa fora do desenvolvimento das redes sociais é praticamente impossível.
Com esse conhecimento, as empresas podem criar e distribuir para o público o conteúdo que este pretende. Esses conteúdos são partilhados e direccionam os usuários para páginas da web.
Um aspecto fundamental que a cada dia é mais perseguido pelas empresas é a interacção em tempo real com os usuários. As redes sociais são ambientes projectados e desenvolvidos para promover a comunicação e a troca de todos os tipos de informações.
Através de redes sociais, múltiplos sentimentos e estados dos usuários são percebidos e analisados. Críticas aos produtos ou serviços são utilizadas pelas empresas para interagir publicamente com os protagonistas e corrigir erros.
Muitas redes também são usadas para fornecer informações aos usuários de produtos e serviços que melhoram a sua experiência. Isso pode ser feito de maneiras tão diversas quanto: orientá-los em como os usar; ampliando os horizontes das suas aplicações ou abordando directamente as suas dúvidas e preocupações.
Os critérios de posicionamento de SEO (optimização dos sites) estão a evoluir. Actualmente, são mais voltados para a qualidade do que a quantidade. Algoritmos não avaliam somente o tráfego para as webs, mas como o mesmo é gerado e o que os usuários fazem dentro do site.
Não estar presente nas redes sociais, implica necessariamente uma séria deterioração da competitividade
Ao melhorar o conteúdo, graças ao maior conhecimento do alvo e sua melhor definição, as empresas obtêm um maior fluxo de usuários de qualidade. Desta forma, um melhor posicionamento do Site é alcançado.
Hoje, a maioria das empresas tem uma estratégia nas redes sociais. Este é um meio em que tudo é visualizado e experimentado em tempo real.
Os efeitos de uma acção podem ser analisados imediatamente e ver perfeitamente as reacções que outras empresas provocam nas audiências e nas suas comunidades através das suas iniciativas.
As redes sociais são utilizadas pelas empresas para expor os seus serviços, produtos e melhorias, para lançar as suas novidades, promover as suas ofertas ou realizar campanhas publicitárias.
Desta forma, as redes tornam-se um autêntico observatório dos concorrentes. Essa observação permite reagir aos seus movimentos e até anteciparem-se.
As redes sociais são um mundo totalmente novo que se movimenta em grandes velocidades. Nelas a estratégia é um todo. Fornecem às empresas maneiras de se relacionar com o público que até agora nem imaginavam. Não estar presente nas redes sociais implica necessariamente uma séria deterioração da competitividade.