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Redes sociais nas empresas: Porque utilizar?

As redes sociais nas empresas tornaram-se muito importantes. Estas plataformas, que nasceram para favorecer a inter-relação pessoal, aproveitando as novas tecnologias, adquiriram um desenvolvimento que as torna essenciais.

São muito diversas e com diferentes abordagens, mas certamente que não podem faltar nas estratégias de comunicação de uma empresa, tais como o Facebook, o YouTube, o Whtatsapp e o Instagram. Embora, que redes como Twitter e a Linkedin acabem por ter maior importância para as empresas. 

A importância das redes sociais nas empresas

As diferentes redes sociais servem à empresa tanto como fontes de informação e comunicação, quanto de interação com suas comunidades.

Informação

O uso de redes sociais atingiu números que nos permitem afirmar que se instalaram permanentemente dentro dos hábitos de praticamente toda a população trabalhadora em termos de mercados e consumo.

O Facebook atingiu em janeiro passado deste ano de 2019 o número de 2271 milhões de usuários ativos. Usuários que se conectam e deixam informações sobre os seus interesses, deixando a marca da sua viagem pela rede em cada sessão.

As redes sociais são um mundo totalmente novo que se movimenta em grandes velocidades. Neles a estratégia é um todo

Todas essas informações permitem às empresas uma análise exaustiva a partir da qual são tiradas conclusões que finalmente levam a ações. Esta informação é muito variada e não se refere apenas aos usuários, mas também aos concorrentes.

Comunicação

No habitat proporcionado por várias redes sociais, os usuários estabelecem relações interpessoais individuais. Mas, também se agrupam e constituem comunidades em torno de gostos e afinidades compartilhadas e núcleos de interesses comuns.

Estes grupos, comunidades e páginas de fãs são um indicativo muito preciso para as empresas, daquilo em que o público está interessado. Além disso, permitem que os utilizadores construam as suas próprias comunidades em torno da marca e interajam constantemente.

Vantagens de usar redes sociais nas empresas

A partir das observações anteriores podemos extrair algumas das vantagens mais importantes que a empresa obtém, definindo uma estratégia nas redes sociais.

Conhecer o público

A capacidade de análise, filtros e segmentação de informações é praticamente absoluta. Determinam de maneira muito precisa onde se encontra exactamente o alvo da empresa; que grupos frequenta, que conteúdo vê e partilha, as suas idades, géneros ou os seus hábitos horários.

Tentar obter toda essa informação completa fora do desenvolvimento das redes sociais é praticamente impossível.

Aumentar o tráfego da web

Com esse conhecimento, as empresas podem criar e distribuir para o público o conteúdo que este pretende. Esses conteúdos são partilhados e direccionam os usuários para páginas da web.

Dar e receber informações no momento

Um aspecto fundamental que a cada dia é mais perseguido pelas empresas é a interacção em tempo real com os usuários. As redes sociais são ambientes projectados e desenvolvidos para promover a comunicação e a troca de todos os tipos de informações.

Melhoria do atendimento ao cliente

Através de redes sociais, múltiplos sentimentos e estados dos usuários são percebidos e analisados. Críticas aos produtos ou serviços são utilizadas pelas empresas para interagir publicamente com os protagonistas e corrigir erros.

Muitas redes também são usadas para fornecer informações aos usuários de produtos e serviços que melhoram a sua experiência. Isso pode ser feito de maneiras tão diversas quanto: orientá-los em como os usar; ampliando os horizontes das suas aplicações ou abordando directamente as suas dúvidas e preocupações.

Melhorar o posicionamento na web

Os critérios de posicionamento de SEO (optimização dos sites) estão a evoluir. Actualmente, são mais voltados para a qualidade do que a quantidade. Algoritmos não avaliam somente o tráfego para as webs, mas como o mesmo é gerado e o que os usuários fazem dentro do site.

Não estar presente nas redes sociais, implica necessariamente uma séria deterioração da competitividade

Ao melhorar o conteúdo, graças ao maior conhecimento do alvo e sua melhor definição, as empresas obtêm um maior fluxo de usuários de qualidade. Desta forma, um melhor posicionamento do Site é alcançado.

Conhecer melhor a concorrência

Hoje, a maioria das empresas tem uma estratégia nas redes sociais. Este é um meio em que tudo é visualizado e experimentado em tempo real.

Os efeitos de uma acção podem ser analisados ​​imediatamente e ver perfeitamente as reacções que outras empresas provocam nas audiências e nas suas comunidades através das suas iniciativas.

redes sociais nas empresas

Redes sociais nas empresas, sim,  mas com estratégia

As redes sociais são utilizadas pelas empresas para expor os seus serviços, produtos e melhorias, para lançar as suas novidades, promover as suas ofertas ou realizar campanhas publicitárias.

Desta forma, as redes tornam-se um autêntico observatório dos concorrentes. Essa observação permite reagir aos seus movimentos e até anteciparem-se.

As redes sociais são um mundo totalmente novo que se movimenta em grandes velocidades. Nelas a estratégia é um todo. Fornecem às empresas maneiras de se relacionar com o público que até agora nem imaginavam. Não estar presente nas redes sociais implica necessariamente uma séria deterioração da competitividade.

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