Artículo

Como falar em público e perder o medo?

Um conselho que acompanha o imaginário comum: “imagine toda a gente nua”. É muito comum vê-lo nas listas de truques para falar em público e não morrer a tentar, mas funciona? Por que não usamos essa capacidade criativa para nos comunicarmos com real eficiência?

Tedioso para alguns, fácil para outros, falar em público não é ler em voz alta, nem falar mais alto do que outros ou fora de ordem. É saber transmitir, ter uma mensagem clara e passá-la da forma mais eficiente possível; é impactar.

Tornar-se um bom orador irá dar-lhe habilidades de persuasão, destreza na expressão, pensamento crítico, maior confiança e autoestima.

6 dicas para aprender a falar em público

O segredo é poder falar em público sem que as nossas vozes tremam, ter medo do palco ou ficar em branco no meio da nossa fala. Essa situação é mais comum do que pensamos, mas também é facilmente superada – basta seguir algumas orientações para poder apresentar-se como o profissional que é.

Além disso, lembre-se de que tornar-se um bom orador proporcionará habilidades de persuasão, destreza na expressão, pensamento crítico, aumento da confiança e autoestima, entre outros.

1. Boa organização

O primeiro truque a ter em mente para aprender a falar em público é preparar a apresentação. Devemos conhecer a fundo o tema que vamos abordar e como estruturar o nosso discurso, de forma a planear adequadamente o tempo que dedicaremos a cada parte. Quanto mais organizado for, menos nervosismo baterá à porta.

Seja ou não guiado por material audiovisual, uma ajuda muito prática é fazer um esboço num pequeno cartão com os principais temas da sua exposição. Assim, irá manter uma ordem e seguirá em direção ao seu objetivo final.

Se possível, verifique com antecedência o áudio e o vídeo do local onde vai fazer a exposição, pois quanto mais tiver a situação sob controlo, mais tranquilo se sentirá na apresentação.

2. Impacto desde o início

Nunca terá uma segunda chance de causar uma primeira impressão, disse Oscar Wilde. Uma ótima síntese que nos aproxima da importância de conquistar o público nos primeiros segundos da sua fala.

Deve usar estratégias para se conectar com o público desde o início, prendê-lo e querer continuar a ouvi-lo. Alguns exemplos são o uso de citações famosas sobre o assunto a ser discutido, ou o recurso ao humor para quebrar o gelo e obter a atenção necessária para criar vínculos com o público. Desta forma, terá criado uma atmosfera relaxada desde o início, o que o ajudará a ficar mais calmo.

3. Expresse-se com simplicidade

Vários aspetos convergem nisso. Em primeiro lugar, deve ficar claro que se sente capaz de resumir o que se propõe a comunicar, com algumas frases, em poucas palavras. Se não conseguir fazê-lo, então precisa de rever a sua apresentação para torná-la mais clara. Prepare-se como se fosse um discurso de elevador.

Em segundo lugar, use um estilo claro e simples, fácil de ser entendido pelos ouvintes. Muitos detalhes técnicos ou palavras específicas, que exigem explicação contínua, podem desviar o público da nossa mensagem.

4. Não exagere na leitura

É altamente recomendável, como explicamos acima, guiar-se por um pequeno esquema organizacional, mas isso deve ser usado como um sistema de apoio e não como a única base de sua apresentação. Ao ler a comunicação, deixa de estabelecer um contacto direto, o que o impedirá de criar uma aproximação com o público. Não chama a atenção da audiência porque também não mantém contacto visual com os ouvintes.

5. Contacto visual com os participantes

Muito do sucesso de saber falar em público está neste conselho, porque ao falar em público precisamos de criar uma conexão com as pessoas e uma atmosfera de confiança para transmitirmos a mensagem com sucesso.

Se mantiver o olhar fixo nas notas, numa projeção ou no solo, o público perceberá que não tem a certeza, gerando assim falta de confiança, interesse ou atenção da sua parte.

Quando falamos em público, precisamos de criar uma conexão com o nosso público e uma atmosfera de confiança para transmitir a mensagem com sucesso.

As pessoas prestam mais atenção quando fazem parte de uma conversa na qual estão envolvidas. Por isso, deve distribuir o seu olhar entre os participantes, escolhendo rostos amigos: um par à direita, um par à esquerda e um par no centro. Vá para um, depois para outro e mude. Desta forma poderá cobrir o seu público, conhecer as suas reações, criando feedback, e mantendo o seu interesse.  Acabará por receber estímulos positivos dos mais atentos.

6. Faça uma pergunta

Podemos terminar com uma síntese das ideias que foram expostas lançando uma pergunta ao público, por se tratar de uma técnica de encerramento, mas também de abertura, altamente recomendada para tentar influenciar discursos. Deve ser uma pergunta clara, com boa pronúncia, mantendo o contato visual e que todos os participantes se sintam aludidos de alguma forma. Mas o mais importante é que gere um desafio, uma curiosidade, porque todos vão começar a pensar na resposta.

Mas e os efeitos de falar em público?

Sim, aquele nervosismo de sacudir a voz, as mãos… finja que não existe. Vai passar conforme ganhe confiança, conquistando o público. Pense que não está nervoso, aceite que está preparado. Para poder falar em público, antes de mais nada, deve visualizar o seu sucesso.

Para falar em público, deve visualizar o seu sucesso.

A técnica de visualização consiste em imaginar situações que deseja viver e projetar no futuro; é pensar em imagens com clareza, vendo-se a vivenciar essas situações e sensações.

Portanto, visualize o seu sucesso, imagine que a sua apresentação irá correr bem. Vai libertar a ansiedade e ganhar mais confiança em si mesmo, dizendo adeus ao medo de palco.

Você pode estar interessado
Gracias por tu participación
Comparte el manifiesto y contribuye a impulsar la innovación entre empresas, organizaciones y directivos.
Agora você está vendo o conteúdo de APD zona centro.
Se desejar, pode aceder ao conteúdo adaptado à sua área geográfica