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O que é liderança positiva e como usá-la com sucesso

Passamos tantas horas no trabalho que se tornou essencial avaliar se somos ou não felizes durante a jornada laboral. Por isso, desde 2017, o The World Happiness Report inclui uma secção dedicada à felicidade no mundo do trabalho. Entre as variáveis ​​que são levadas em consideração podemos encontrar a liderança positiva.

Sabemos que a felicidade existe, mas muitos ainda não têm noção dos passos básicos para alcançá-la. Assim, há já algum tempo, as principais empresas internacionais apresentam um perfil cujo objetivo passa por assegurar que a atuação profissional se dá num ambiente saudável.

Kim Cameron, especialista e estudioso do conceito de organizações saudáveis ​​e positivas, define a liderança positiva como “práticas positivas em organizações que produzem mudanças desejáveis ​​na eficácia organizacional”. Nessas palavras existe uma ideia simples, que nem sempre é implementada corretamente nas empresas: um líder será positivo quando procurar promover ações que tenham impacto num bom ambiente de trabalho.

Comportamentos positivos e inteligência emocional

Quando os líderes das organizações promovem comportamentos positivos, a satisfação do cliente, a confiança, a inovação, a produtividade e a lucratividade são significativamente maiores. Na prática, esses comportamentos podem ser alimentados através do incentivo de expressões frequentes de gratidão; do apreço pelos pontos fortes; do feedback positivo; de uma comunicação empática; de um sentido de missão; etc.

Assim, a inteligência emocional assume grande importância. Especificamente, a habilidade que procura fazer com que o funcionário se sinta parte de um todo global, no qual é ouvido, levado em consideração e valorizado. Na verdade, o salário emocional é uma das ferramentas com que os líderes positivos trabalham. Não se trata de pagar com dinheiro, mas com pequenos gestos que fortalecem o compromisso do trabalhador com o grupo.

Esta postura subentende que os líderes estejam a par do contexto em que se vive atualmente, mantendo uma sensibilidade aguçada. Simultaneamente, é essencial que se preserve uma organização bem definida, que permita incrementar o espírito de equipa, mas também que faça com que os colaboradores se sintam individualmente vistos.

Portanto, focar apenas nos conhecimentos e habilidades não é suficiente, porque mesmo quem as possui pode deitar tudo a perder se tiver uma atitude derrotista. Uma mentalidade positiva terá impactos nas comunicações, nos relacionamentos e, claro, nas ações. Daí que, inevitavelmente, será um fator a ter em conta dentro do ambiente laboral.

 

O que é liderança positiva e como usá-la com sucesso

Liderança positiva: as caraterísticas do líder

Intrinsecamente relacionada à saúde mental, a liderança positiva inclui uma série de características que, se implementadas de maneira correta, farão com que as equipas de trabalho desempenhem melhor as suas tarefas. Em suma, garante mais eficiência e um maior envolvimento pessoal. Estes são alguns dos mais importantes:

Agradecer

Os patrões que dizem “obrigado” fazem com que os seus funcionários sintam valorizados. Essas 8 letras parecem mágicas; quando usadas com cautela, são grandes aliadas de líderes positivos.

A importância de ser positivo

Depois da tempestade vem sempre a bonança. Se a empresa está a passar por um momento de crise, o melhor é colocar a equipa a trabalhar em ideias que ajudem a resolver o problema. Para isso, nada melhor do que ajudar os colaboradores a perceber a importância das suas ideias, estimulando a criatividade para encontrar a chave do sucesso. Para isso, a escuta ativa é postulada como um dos elementos incontornáveis.

Aprender com o erro em vez de ser punido

Os chefes que trabalham segundo os critérios de liderança positiva sabem que, tal como os seus funcionários, podem falhar. Os erros não devem ser interpretados como motivos de punição, mas, antes, devem ser vistos como oportunidades para evitar o erro no futuro. Os líderes positivos sabem perdoar.

A ideia de salário emocional

Como mencionado anteriormente, os trabalhadores valorizam muito os gestos que dão reconhecimento ao seu trabalho. Quer seja uma menção pública sobre a última tarefa executada, ou um ambiente calmo onde toda a equipa se dá bem, o salário emocional é um conceito com o qual os líderes positivos devem estar familiarizados e devem encorajar.

A liderança positiva (e negativa) na História

John C. Maxwell, um experiente coach de liderança e autor com mais de 80 títulos publicados, define liderança numa só palavra, no seu site: influência. Levando em consideração as ideias apresentadas neste artigo, não há dúvida de que um chefe que atua positivamente terá maior capacidade de influenciar os seus funcionários.

Para Maxwell, quanto maior a influência exercida sobre os outros, maior se torna a capacidade de liderança. Mas é preciso ter em conta que essa ideia também pode ter uma versão negativa. É por isso que devemos discernir quais são as habilidades e aptidões de um bom líder.

O autor americano considera que um líder negativo desenvolve a sua atividade pela destruição do trabalho alheio, tornando as críticas e as ameaças uma constante. A premissa básica da liderança negativa é baseada na divisão, e o seu slogan poderia ser “ou comigo ou contra mim”.

Na história, há múltiplos exemplos em que o ódio foi referência na liderança de movimentos; para identificá-los basta lembrar a Alemanha nazi ou a Itália de Mussolini. Nestes casos, o radicalismo com que executaram as suas lideranças causou a morte de milhões de pessoas. No lado oposto seriam colocadas figuras influentes como a Madre Teresa de Calcutá, Nelson Mandela ou Martin Luther King. Nas palavras do especialista, são os grandes expoentes da liderança positiva. Tomamos nota?

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