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Como medir a produtividade laboral

Saber como medir a produtividade laboral numa empresa pode determinar amplamente o seu sucesso. E para explicar de forma simples o conceito de produtividade, pode dizer-se que é a relação que existe entre o produto obtido e os recursos utilizados para alcançá-lo.

Por exemplo, tempo de trabalho, matérias-primas ou energia são alguns dos recursos utilizados. E, especificamente, o conceito de produtividade laboral refere-se à produtividade do próprio trabalhador. Pode ser definido como o volume de tarefas que um trabalhador pode realizar num determinado horário (numa hora ou num dia, por exemplo).

Dicas para analisar a produtividade da mão de obra

Em todos os casos, o bem mais precioso de qualquer empresa deve ser o talento dos seus funcionários. O nível de qualificação e a motivação para trabalhar na organização são decisivos para a produtividade futura.

Analisar a produtividade dos funcionários é uma tarefa necessária para garantir que a mesma está nos níveis certos. E em qualquer caso, essa medição será feita para posteriormente adotar medidas que sirvam para aumentá-la.

A tarefa de medir a produtividade do trabalho nem sempre é fácil. Na maioria dos casos, requer uma escolha muito cuidadosa de como analisá-la. Por exemplo, numa empresa de reprografia é fácil medir a produtividade de um técnico que faz cópias, pois as máquinas podem ter contadores instalados.

Mas a produtividade laboral do pessoal administrativo, por exemplo, não é tão fácil de medir. Nesse sentido, e para ter certeza de que está a medir adequadamente a produtividade de toda a força de trabalho, é conveniente levar em consideração algumas dicas.

Monitore as tarefas dos funcionários

Devem ser procuradas ferramentas para medir o volume de tarefas realizadas pelos funcionários. Para isso, a tecnologia atual conseguiu criar instrumentos que facilitam muito essa tarefa. Especificamente, programas de computador especialmente desenvolvidos para esse efeito, bem como várias aplicações móveis que podem ser muito úteis.

Não olhe apenas para os resultados

Se focarmos apenas nos resultados estaremos a medir a produção, quando se trata de medir a produtividade laboral. E a produtividade depende de muitos outros fatores, que às vezes são muito difíceis de avaliar.

No entanto, não podemos deixar de levá-los em consideração e tentar influenciá-los para que contribuam para a melhoria da produtividade do trabalho e da própria empresa.

Como medir a produtividade laboral

Para todas as empresas ou profissionais, o objetivo principal é gerar o maior retorno possível com os recursos disponíveis. Mas como saber se os trabalhadores estão a ser produtivos e em que medida? Para responder a essa pergunta, existem inúmeras ferramentas que nos permitem abordar essa medição.

A atenção pode estar voltada para a medição da produção por unidade de tempo, ou em fatores subjetivos que se destinam a servir para avaliar funcionários com tarefas mais qualitativas, por meio de relatórios e análises específicas.

Essas ferramentas estabelecem parâmetros para calcular a produtividade de todos os colaboradores e profissionais, detalhando os seus pontos fortes e fracos, e facilitando a adoção de medidas de melhoria.

As três variáveis: capacidade, foco e estratégia

Nos últimos anos também se tem falado muito sobre as três variáveis ​​que, devidamente combinadas e adicionadas, levam a uma melhoria contínua da produtividade do trabalhador.

  • Capacidade: a capacidade é medida em todas as áreas, tecnológica, económica, organizacional, etc.;
  • Foco: tem que saber como focar a sua atenção nas tarefas-chave e dedicar-se a elas constantemente. É verdade que o segredo de muitos funcionários altamente produtivos está em saber como se concentrar num único projeto ou tarefa durante determinado período de tempo. Ficar focado é a capacidade de dedicar toda a nossa atenção a uma tarefa. É por isso que se costuma dizer que, para melhorar a produtividade, é essencial aprender a focar;
  • Estratégia: a produtividade também depende de saber desenhar uma estratégia eficaz e um plano de ação que aproveite ao máximo os pontos fortes e as oportunidades.

produtividade

Como melhorar as taxas de produtividade dos funcionários

Além da gestão adequada do tempo e do foco correto nas tarefas essenciais, existem outras ações que aumentam a produtividade dos funcionários.

Faça reuniões essenciais

A realização de reuniões frequentes entre os funcionários, para melhorar a coordenação e também para compartilhar pontos-chave, é uma boa maneira de melhorar a produtividade.

Importância de um bom ambiente de trabalho

Implementar ações que visem a melhoria do ambiente de trabalho é um fato que afetará a produtividade dos colaboradores. Um ambiente de trabalho adequado é motivador, pois proporciona ao funcionário bem-estar no período de permanência na empresa e, portanto, torna-o mais produtivo.

Compartilhe ideias, conhecimentos e opiniões

Cada funcionário é especializado nas suas tarefas; possui conhecimentos, ideias e experiências próprias. No entanto, compartilhar as suas com o restante dos trabalhadores pode ser muito útil para gerar novas oportunidades e ideias produtivas.

Tecnologia

As novas tecnologias estão a gerar enormes aumentos de produtividade. Os colaboradores devem saber utilizar as tecnologias que estão ao seu alcance, fazendo com que isso resulte num benefício para a empresa. E a empresa deve investir neles, pois a melhoria da produtividade permitirá, em breve, recuperar o investimento.

Saiba como encorajar

Incentivar os colaboradores também é fundamental. Eles devem estar motivados para serem mais produtivos. Esta motivação é alcançada com incentivos ao trabalho, sistemas de promoção de emprego e envolvimento em novos projetos. Dessa forma, eles sentem-se parte da vida da organização.

A produtividade laboral dos funcionários aumentará se eles receberem as ferramentas para melhorar constantemente as suas habilidades e aptidões. Mas isso não é algo que se consegue num instante. O esforço deve ser constante e sempre num ambiente de trabalho adequado.

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