Como é o líder do futuro? O que o define? Que tipo de liderança é capaz de transformar com êxito a sua organização na era digital? Segundo um estudo recente da escola Suíça IMD e da multinacional americana Cisco há 5000 CEOs em todo o mundo, 4 de cada 10 companhias em todos os sectores serão deslocados da sua posição no mercado nos próximos três anos por não serem capazes de transformar-se digitalmente.
4 em cada 10 empresas serão deslocadas da sua posição, no mercado, nos próximos três anos por não serem capazes de se transformarem digitalmente
Face a este contexto e com o objectivo de alcançar com êxito o processo de digitalização de uma organização e conhecer mais de perto o líder da era digital, tivemos a oportunidade de acompanhar Santiago Solanas, Vice-presidente para o Sul da Europa da Cisco e um dos maiores especialistas em transformação digital, em um dos encontros celebrados em Ibiza e Tenerife (nos dias 24 de Setembro e 18 de Outubro), com o apoio da Caixabank e Phillip Morris, respectivamente. Preparado para saber o que descobrimos?
Não é apenas uma questão de entender a tecnologia, mas sim de compreender as tendências e os fenómenos que estão à nossa volta para saber como potenciar a sua organização. “Trabalhamos todos no sector tecnológico, quer o saiba ou não”, na opinião de Solanas. “A tecnologia é um veículo que pode conseguir/atingir um modelo melhor para a sua organização, mas há que saber conhecê-la bem para saber utilizá-la com êxito” referiu também o perito. Neste sentido e perante o surgimento das novas tecnologias como inteligência artificial, robótica, nuvem, impressão 3D ou automatização, o líder deve questionar-se: como me podem ajudar a impulsionar o meu negócio? Como poderei melhorar a experiência do meu cliente?
A transformação digital é entender a mudança e o principal desafio será preparar a pessoa que o vai liderar. Como dizia o filósofo: tudo muda e, em uma época na qual existe uma grande incerteza, o único certo é a máxima de que a mudança é constante. Para além disso, a transformação digital não tem um deadline. Não tem um prazo de caducidade: um trabalhador médio irá experimentar diferentes ondas de transformação ao longo da sua carreira. Então, esta é uma qualidade chave na liderança digital.
Solanas referiu, também, que o processo de transformação nas empresas requer enfoque, determinação e criatividade. A criatividade é colocar em acção ideias originais que têm valor. A inovação é o processo de alavancar as novas ideias e pô-las em prática. Assim, “a inovação é a criatividade aplicada”.
Uma organização preparada para evoluir é uma empresa que aposta em uma cultura de inovação e que terá êxito em um ambiente constante de mudança como é o actual. Uma cultura empresarial que aposta fortemente na potenciação da curiosidade é um lugar onde fluirá a inovação. O líder digital sabe que tem de “trabalhar a performance e a transformação. Deverá ter a capacidade de trabalhar num curto prazo de tempo enquanto desenvolve a estratégia, olhando sempre para o longo prazo e, por sua vez, convencer toda a sua organização para ter a coragem de manter a sua aposta pela inovação” afirmou Solanas.
Uma organização preparada para evoluir é uma empresa que aposta na cultura de inovação
Perante a pergunta sobre qual é a principal qualidade que deve potenciar o líder digital para criar uma cultura de inovação na sua organização, o director da Cisco afirmou que “a agilidade, deve ser composta por quatro elementos: humildade, adaptabilidade, visão e escuta activa”. Mais concretamente:
Os líderes mais ágeis para alcançar o sucesso na era digital:
Um líder digital persegue sempre uma série de objectivos na inovação: depurar os processos para estes serem mais eficientes, melhorar a experiência dos seus funcionários e potenciar o modelo de negócio impulsionando a experiência do cliente.
Santiago Solanas, que conta com uma trajectória de 25 anos de experiência no sector das TI e do software, também assegurou que “a inovação não é um departamento, é toda a empresa. Se quiser alcançar o êxito deve planear e desenhar a estratégia a curto e longo prazo já que a transformação de hoje/actual é o curto prazo dentro de 3 anos”.
“A cultura de uma empresa é a conduta dos seus líderes” afirmou o director. É o comportamento dos líderes da organização o que realmente gera a mudança nas organizações. As suas acções inspiram as equipas a inovar e retém o melhor talento/os mais talentosos.
É o comportamento dos líderes da organização o que realmente gera a mudança nas organizações
Concluindo e, assim transmitiu o Vice-presidente para o Sul da Europa da Cisco, “o líder do futuro, o líder digital, á a pessoa que sabe abraçar a mudança que joga no curto prazo e que tem uma visão de longo prazo para inspirar o talento da organização e impulsionar a inovação na sua empresa”. E você? Está a preparar-se para adquirir as capacidades de êxito da liderança do futuro?