Artículo

O papel do 5G para tornar a tecnologia mais sustentável e respeitosa com o planeta

A primeira industrialização foi uma revolução tecnológica sem precedentes. Uma grande mudança que permitiria acabar com a fome e as necessidades humanas. No entanto, não foi totalmente assim, e muito menos contavam com a poluição que o uso decorrente do carvão causaria. Atualmente, o papel do 5G nas novas tecnologias assegura que estas não devem apenas ser melhores do que as anteriores, mas também devem ser mais eficientes, isto é, mais sustentáveis com o planeta: a  nossa pegada deve ser tão pequena quanto possível, em termos de qualidade do ar e uso de energia, e devemos usufrua de energia renovável. É possível conciliar a digitalização das empresas com a sustentabilidade ambiental?

Nos dias de hoje, conceitos como a poupança de energia, a redução do consumo de água, a redução das emissões de CO2 ou mesmo a economia circular deixaram de ser desejos ou boas intenções para se tornarem realidade. Em muitos países, a energia gerada através de fontes renováveis ​​já atinge quase os 50%. No entanto, ainda há um longo caminho a percorrer para que as energias renováveis ​​ sejam consumidas em maioria, algo que também ajudará a melhorar a qualidade do ar.

Empresas de todos os tipos estão a passar por uma fase de digitalização e o papel do 5G nesse processo pode determinar o sucesso dessa implementação. Algumas começaram há anos, outras estão apenas a entrar neste mundo recentemente. Um processo de muitas mudanças, para melhor, em que o aspeto da sustentabilidade é cada vez mais importante. Eficiência não é apenas para obter benefícios económicos, mas também para reduzir o impacto ambiental no planeta.

Soluções digitais sustentáveis

A cloud, o teletrabalho, as videochamadas, o big data… Todos estes elementos fazem parte da transformação digital em que estamos imersos, seja como clientes, como utilizadores ou como funcionários ou empresários. E, curiosamente, essas tecnologias não apenas tornam mais fáceis as nossas vidas, como também deixam uma pegada menor em termos de consumo de recursos.

Precisamente um dos aspetos em que a implementação da rede 5G se destaca é o menor consumo de energia elétrica. Ou seja, por um lado, permite a troca de dados com uma maior velocidade da internet. Por outro lado, conecta mais dispositivos ao mesmo tempo, e com um menor consumo de energia. No entanto, o seu papel vai além disto.

Quando se fala em sustentabilidade, geralmente existem três elementos que se destacam: poupança de energia, consumo de água e emissão de CO2. Estes três parâmetros definem se uma tecnologia é ou não sustentável, pois existem critérios que são controlados e analisados. Para isso, é necessário ter dispositivos e sensores constantemente conectados e a enviar dados, sendo que, com a tecnologia 5G, esse envio é imediato.

Agricultura sustentável graças à tecnologia

Num momento em que se enaltecem os benefícios da agricultura primitiva, é precisamente a tecnologia que pode oferecer soluções reais para alimentar o mundo inteiro de forma sustentável. O que se conhece sobre a agricultura 4.0 é que é eficiente, sustentável e inteligente. Para consegui-lo, são utilizados sensores constantemente conectados, sendo que os dados enviados são analisados ​​e  é efetuado o seguimento de tudo o que é produzido.

Poupança no consumo com a telegestão

Não é fácil reduzir o consumo de eletricidade numa casa, nem numa empresa. Mas também não é impossível. Ainda no mundo empresarial, a Telefónica aplicou algumas das suas soluções Eco Smart em 37 lojas Cortefiel do Grupo Tendam. O objetivo: gastar menos energia, melhorar o conforto nas lojas e reduzir sua pegada ambiental para ser mais sustentável.

Para tornar isso possível, foram acionados os dispositivos de telemedição e gestão remota: sensores responsáveis ​​por analisar e automatizar a qualidade do ar, ar condicionado e ainda iluminação. A monitorização em tempo real define a situação inicial e oferece as melhores soluções para cumprir o objetivo de consumir menos energia sem prejudicar o bem-estar do cliente.

O resultado parece ter sido conseguido: redução no consumo de energia elétrica de 15% e melhoria do conforto para os clientes. Ser mais sustentável e melhorar o serviço andam de mãos dadas e o papel do 5G nessa jornada acaba por colocar esse facto em evidência.

As chaves para a sustentabilidade e digitalização:

  • Trabalhar em casa sem ter que se deslocar para o escritório;
  • Evitar viajar para outros países ou territórios para se encontrar com colegas de trabalho ou clientes;
  • Reduzir o consumo de eletricidade da empresa sem sacrificar o bem-estar dos funcionários e clientes;
  • Usar energia renovável, com instalações próprias;
  • Gerir o transporte de mercadorias de forma eficiente;
  • Controlar a rega nas cidades ou instalações agrícolas, sem desperdiçar uma única gota de água;
  • Monitorizar a qualidade do ar.

Estas e muitas outras soluções são oferecidas pela digitalização sustentável. Em última análise, trata-se de usar os recursos de que dispomos atualmente de forma mais eficiente: gastar menos e melhor, obtendo o melhor da tecnologia enquanto protegemos o ecossistema que nos rodeia.

Você pode estar interessado
Gracias por tu participación
Comparte el manifiesto y contribuye a impulsar la innovación entre empresas, organizaciones y directivos.
Agora você está vendo o conteúdo de APD zona centro.
Se desejar, pode aceder ao conteúdo adaptado à sua área geográfica