Artículo

Sustentabilidade empresarial: que estratégias pode implementar na sua empresa?

A sustentabilidade empresarial refere-se à capacidade de desenvolver as atividades por um longo período de tempo, levando em consideração critérios sociais, económicos e ambientais que garantem a perenidade do negócio. Além disso, deve tornar-se uma prioridade para os empresários, pois é um fator que contribui para aumentar a boa imagem das entidades.

Na verdade, o Índice de Sustentabilidade Dow Jones combina mais de 600 variáveis ​​com as quais esse valor pode ser quantificado. Em suma, uma empresa sustentável é aquela que agrega valor social, económico e ambiental.

Como desenvolver uma cultura de sustentabilidade?

Os consumidores estão cada vez mais conscientes do meio ambiente e procuram comprar produtos e serviços de empresas comprometidas com as questões climáticas. O aumento das vendas de produtos orgânicos e a disseminação do greenwashing (estratégia de mercado baseada em apresentar-se como amigo do ambiente, sem realmente o ser) demonstram isso mesmo.

Ser sustentável significa ser responsável perante as novas gerações, promovendo relações sociais saudáveis ​​e evitando acabar com recursos que demoraram séculos a formar-se. Por outras palavras, é necessário conservar e proteger a natureza. Hoje em dia, esse compromisso com o meio ambiente, de forma verdadeira e verificável, traz vantagens competitivas para as organizações.

São muitas as estratégias necessárias para transformar as atividades empresariais em espaços mais sustentáveis, e quatro delas serão aqui explicadas: economizar recursos energéticos; aproveitar os recursos próximos; implementar os princípios da economia circular; e gerir ecologicamente os transportes.

Uma cultura de sustentabilidade é alcançada quando todos os colaboradores internalizam os valores sociais, económicos e ambientais da sustentabilidade. Mas a cultura do descarte, do imediatismo e da despreocupação com o futuro ainda é generalizada. É uma difícil batalha ideológica, na qual as campanhas de informação e sensibilização desempenham um papel fundamental.

Economizar recursos energéticos

Economizar recursos de energia é a melhor maneira de melhorar a produtividade. Essa estratégia começa com uma análise do local de trabalho e dos fluxos de energia existentes. As medidas mais comuns estão relacionadas com o isolamento e com a temperatura do ambiente: antes de usar eletricidade ou gás aproveite a luz solar; e antes de ligar o aquecimento, isole melhor as paredes e janelas.

Os exemplos de economia de recursos energéticos são muitos, mas basicamente é importante evitar qualquer perda de energia causada por danos à infraestrutura; estes são muito comuns e os seus custos, a longo prazo, podem ser enormes.

Em alguns casos, como nas fontes de energia, precisam de ser feitas grandes mudanças. Mas, genericamente, pequenos ajustes serão suficientes para fazer diferenças assinaláveis.

Aproveitar os recursos próximos

Esta segunda estratégia está ligada à primeira, embora não se restrinja aos insumos de energia. Num mercado globalizado, em que a concorrência é tão forte, torna-se imprescindível aproveitar as vantagens do território específico onde se desenvolve a atividade. Se for um local ensolarado, podem usar-se placas que absorvem energia; se tiver muito vento, podem implementar-se parques eólicos; etc.

É preciso conhecer bem o que há na área mais próxima, economizar no transporte, estar familiarizado com os fornecedores e saber quais as matérias-primas e os talentos que existem ao redor. É preferível comprar de vizinhos do que de empresas estrangeiras, pois menos danos ambientais são gerados e a confiança entre as redes próximas é melhorada. Se implementarmos esta lógica nos espaços de trabalho, a sustentabilidade empresarial fica imediatamente a ganhar.

Implementar os recursos da economia circular

Esta estratégia visa reduzir a entrada de componentes e reaproveitar aqueles que já entraram na economia empresarial. Os resíduos devem ser gerenciados internamente ou reciclados, porque uma empresa não pode tornar-se numa máquina de lixo.

Assim como os sacos plásticos foram proibidos e o uso de reutilizáveis ​​é promovido, também os restantes produtos devem ser tratados seguindo o mesmo padrão. No caso do papel, é fácil reciclá-lo; mas também deve ser feito com embalagens, máquinas de informática e todo o equipamento utilizado. É mais lucrativo fazer um reparo do que uma substituição.

Gerir ecologicamente os transportes

Por último, mas não menos importante, a estratégia de sustentabilidade empresarial que nenhum gerente pode ignorar é a gestão de transporte. O costume de usar veículos altamente poluentes, ocupados por apenas uma pessoa, está a tornar-se um hábito do passado. As alternativas são muitas, como o compartilhamento de veículos entre funcionários que fazem percursos próximos, ou o incentivo ao uso da bicicleta e do transporte público.

Existem alguns dados oficiais sobre transporte que são chocantes e que é urgente mudar, como as 185 mil mortes por ano causadas diretamente pela poluição do transporte motorizado, ou os mais de 1.250 milhões de óbitos causados ​​por acidentes rodoviários. O transporte sustentável é necessário o mais rápido possível.

Sustentabilidade empresarial como garantia de êxito

As óbvias consequências das mudanças climáticas e da atividade humana na Terra levam-nos a tomar medidas que nos permitem viver no ambiente mais saudável possível. Todos os negócios devem ter em conta os limites ambientais, porque poluir e desmatar sem responsabilização já não é uma forma válida de crescer.

Todas as estratégias são complementares e têm o mesmo propósito. A sustentabilidade empresarial é uma questão integrante, que diz respeito a toda a estrutura organizacional.

Você pode estar interessado
Gracias por tu participación
Comparte el manifiesto y contribuye a impulsar la innovación entre empresas, organizaciones y directivos.
Agora você está vendo o conteúdo de APD zona centro.
Se desejar, pode aceder ao conteúdo adaptado à sua área geográfica