O ambiente VUCA, no qual as organizações operam atualmente, é caraterizado pela volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade. Esse conceito foi forjado na década de 90 por soldados americanos e responde à sigla (em inglês) formada pelos termos Volatility (V), Uncertainty (U), Complexity (C) e Ambiguity (A). Mas o que é o ambiente VUCA?
Este termo é utilizado para designar o cenário em que as empresas são obrigadas a adaptar-se às contínuas mudanças que atacam a sua programação estratégica e as suas rotinas profissionais. O ambiente VUCA está presente em inúmeros setores, como o dos serviços, o industrial ou o bancário, nos quais os avanços tecnológicos ou as oscilações do mercado económico são a causa da inserção das organizações nesse tipo de ambiente.
Assim, as empresas imersas no mundo VUCA são afetadas por duas variáveis principais:
Para abordar estas duas premissas principais é fundamental focar a estratégia de negócio no conhecimento e na previsibilidade, abordando-a sob duas perspetivas:
Essas ferramentas são igualmente úteis para todos os setores? Como é que uma empresa pode adaptar o seu planeamento estratégico a uma visão tão global e complexa? E o talento? Existem chaves para aprender a gerir devidamente equipas de alto desempenho que operam corretamente num ambiente VUCA?
Como dissemos, nestes ambientes VUCA é fundamental a adaptação às mudanças e imprevistos que surgem dentro da organização. Para isso, pode ser muito útil, como menciona Bob Johansen, experiente consultor e ex-CEO do Institute for the Future, no seu livro “Leaders Make the Future”, utilizar outro ambiente VUCA baseado nas seguintes premissas:
Para realizar este VUCA, ao contrário do primeiro, é imprescindível a figura de um líder que exerça uma liderança positiva e que seja capaz de se adaptar às mudanças contínuas com o conhecimento e a perseverança necessários. E aquelas empresas que não souberem adaptar-se com rapidez, agilidade e perseverança às mudanças e imprevistos que surgirem, verão as suas perspetivas de progresso e projeção fadadas ao fracasso diante da força e estabilidade dos seus principais concorrentes e demais empresas do setor. Por isso, é essencial saber liderar num ambiente VUCA.