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O que é o ambiente VUCA e como afeta a sobrevivência das empresas?

O ambiente VUCA, no qual as organizações operam atualmente, é caraterizado pela volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade. Esse conceito foi forjado na década de 90 por soldados americanos e responde à sigla (em inglês) formada pelos termos Volatility (V), Uncertainty (U), Complexity (C) e Ambiguity (A). Mas o que é o ambiente VUCA?

Este termo é utilizado para designar o cenário em que as empresas são obrigadas a adaptar-se às contínuas mudanças que atacam a sua programação estratégica e as suas rotinas profissionais. O ambiente VUCA está presente em inúmeros setores, como o dos serviços, o industrial ou o bancário, nos quais os avanços tecnológicos ou as oscilações do mercado económico são a causa da inserção das organizações nesse tipo de ambiente.

Assim, as empresas imersas no mundo VUCA são afetadas por duas variáveis ​​principais:

  • Quanto sabemos sobre determinada situação específica?
  • Até que ponto podemos antecipar o resultado das nossas ações?

 

Conhecimento e previsibilidade: chaves para adaptar-se a este ambiente

Para abordar estas duas premissas principais é fundamental focar a estratégia de negócio no conhecimento e na previsibilidade, abordando-a sob duas perspetivas:

  1. Formação constante num ambiente em que os novos avanços tecnológicos exigem uma atualização quase imediata dos nossos conhecimentos;
  2. Uma capacidade correta e eficaz de enfrentar as mudanças e lidar com os problemas e dificuldades que surgem (para o qual é fundamental trabalhar valores como o esforço e a perseverança).

Essas ferramentas são igualmente úteis para todos os setores? Como é que uma empresa pode adaptar o seu planeamento estratégico a uma visão tão global e complexa? E o talento? Existem chaves para aprender a gerir devidamente equipas de alto desempenho que operam corretamente num ambiente VUCA?

 

A figura do líder (ou como sobreviver ao VUCA)

Como dissemos, nestes ambientes VUCA é fundamental a adaptação às mudanças e imprevistos que surgem dentro da organização. Para isso, pode ser muito útil, como menciona Bob Johansen, experiente consultor e ex-CEO do Institute for the Future, no seu livro “Leaders Make the Future”, utilizar outro ambiente VUCA baseado nas seguintes premissas:

  • Abordar a volatilidade com uma visão correta do futuro (V);
  • Enfrentar a incerteza com conhecimento, formação e atualização constante, ou seja, com compreensão (U);
  • Proporcionar clareza e simplicidade na execução de tarefas e ações dentro da organização (C);
  • Acabar agilmente com a ambiguidade, com capacidade de reação rápida diante de imprevistos que ameacem o planeamento estratégico da organização (A).

 

Para realizar este VUCA, ao contrário do primeiro, é imprescindível a figura de um líder que exerça uma liderança positiva e que seja capaz de se adaptar às mudanças contínuas com o conhecimento e a perseverança necessários. E aquelas empresas que não souberem adaptar-se com rapidez, agilidade e perseverança às mudanças e imprevistos que surgirem, verão as suas perspetivas de progresso e projeção fadadas ao fracasso diante da força e estabilidade dos seus principais concorrentes e demais empresas do setor. Por isso, é essencial saber liderar num ambiente VUCA.

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