Artículo

Para que servem os fóruns de negócios?

Os fóruns de negócios são uma grande oportunidade de comunicação para as empresas. São espaços de partilha, onde obter novos contactos, expandir áreas de negócio, criar sinergias com potenciais colaboradores e facilitar a convergência entre diferentes agentes sociais. Em suma, trata-se de uma ferramenta de comunicação cada vez mais utilizada; um ponto de encontro entre potenciais clientes e empresas, onde podem comunicar as suas linhas de ação.

O que são os fóruns de negócios e para que servem?

Os fóruns de negócios são eventos públicos. Neles, uma ou várias organizações apresentam temas relacionados a um conceito comum. Esses encontros procuram reunir especialistas que dão a sua visão, enquanto experts, incentivando a participação da audiência.

Neste tipo de encontros, as empresas têm a oportunidade de refletir sobre os assuntos abordados. Da mesma forma, são muito úteis para melhorar a sua rede de contactos e expandir negócios através do networking. Assim, no fundo, torna-se uma forma diferenciada de comunicar novidades ou projetos disruptivos que a empresa está a realizar.

Assim se desenvolve um fórum para empresas…

Um fórum de negócios é composto por três partes principais: pré, durante e pós evento. De um modo geral, numa primeira fase, antes da reunião, são definidos o orçamento, conteúdos, oradores e toda a parte logística do mesmo. No durante, o encontro propriamente dito acontece, e o pós faz referência aos agradecimentos, recorte de imprensa, repercussão nas redes sociais e retorno.

Um fórum de negócios seria composto das seguintes partes:

  • Abertura institucional: realizada pelos mais altos representantes do CA e/ou local da reunião;
  • Apresentações: desenvolvidas pelos principais especialistas no assunto sobre o qual o fórum se desenvolve. São intervenções onde o tema em cima da mesa é abordado a partir de uma visão contextual e continua com reflexões mais específicas;
  • Apresentação de casos práticos: um espaço onde pode saber como estão a comportar-se as empresas ou instituições que colocam em prática as abordagens partilhadas no fórum. Esses tipos de intervenções são de grande interesse para os participantes, que passam a conhecer casos reais e lhes dão ideias para implementar nas suas organizações;
  • Networking: parte fundamental para um fórum de negócios. Este é o momento de interagir com potenciais clientes ou colaboradores e tentar criar sinergias e acordos de cooperação.

Tipos de fóruns de negócios

Fórum Estratégico e de Inovação

É um tipo de fórum que é realizado com o objetivo de promover a cultura da inovação dentro das próprias empresas. O objetivo é compartilhar conhecimento para acompanhar gestores na transformação e promoção de novos modelos económicos e de negócios. Dessa forma, fomenta-se um ecossistema de negócios dinâmico e participativo, onde os gestores se sentem inspirados, focados e conectados.

Por exemplo, as conferências executivas da APD reúnem os profissionais mais destacados em todas as áreas de atividade da empresa. Um exemplo disso foi o 2.º Congresso Internacional de Inovação da APD, onde foram abordados os grandes desafios que as empresas líderes enfrentam atualmente e como estas têm implantado a inovação.

Fórum da marca

Um exemplo pode ser o Fórum Marcas Líderes da Espanha. O seu objetivo é promover, a todos os níveis, a importância estratégica da marca, a inovação e o design. Com isso procuram promover a internacionalização da empresa. Da mesma forma, serve como alavanca para a competitividade da economia espanhola e contribui para melhorar a imagem do país e de todas as empresas nacionais. Os seus campos de atuação são variados e passam por propriedade intelectual, financiamento, recursos humanos, marketing, entre outros.

Fórum de investimento

O objetivo desse tipo de fórum é conectar investidores com projetos que possam ser atrativos para eles. Os organizadores desses encontros concentram os seus esforços em filtrar muito bem os convidados, pois a geração de oportunidades depende disso. Um exemplo de fórum de investimentos é o Keiretsu, com mais de 53 filiais em 27 países. Desde a sua fundação, em 2008, e até 2015, investiram 20 milhões de euros no capital de 80 startups e empresas inovadoras. Escolas de negócios como ESADE e IESE também têm os seus próprios fóruns.

Fórum de emprego

Estes fóruns são organizados com o objetivo de promover o emprego de qualidade, colocando estudantes e licenciados em contacto com empresas e instituições. Neste tipo de encontros são também realizadas conferências, workshops e mesas redondas onde as empresas podem dar-se a conhecer aos perfis profissionais que procuram emprego.

Fórum de Empreendedores

Um espaço onde empreendedores compartilham experiências e conhecimentos para o desenvolvimento dos seus projetos e ideias. Um fórum para compartilhar sinergias e redes de colaboração de forma a gerar novas oportunidades de negócios. Um exemplo desse tipo de fórum é o Exedra, fundado por Alex Dantart, Top Voice 2020 LinkedIn Spain. Um projeto do qual participam vinte empreendedores.

O objetivo é criar uma comunidade onde possam ser discutidos diferentes problemas relacionados ao ecossistema empreendedor.

Experiências, networking e conhecimento

Existem vários tipos de fóruns e são muito diversos. Cada um deles contará com a presença de um público especializado com objetivos comuns. São espaços onde pode compartilhar experiências e aprimorar os seus contactos: em qualquer fórum, o objetivo final do participante é o networking. Nesse sentido, os fóruns são eventos que cuidam de cada detalhe e geralmente contam com palestrantes de alto nível.

Da mesma forma, vale destacar a função social deste tipo de evento. Graças ao conhecimento compartilhado nos fóruns de negócios, muitas vezes surgem ideias ou projetos que beneficiam a sociedade como um todo.

Anualmente, os congressos da APD abordam as tendências mais disruptivas em áreas de negócio como Gestão, Marketing, Finanças, Tecnologia ou Recursos Humanos, para que empreendedores e gestores tenham acesso a inspiração que lhes permita fazer evoluir o modelo de negócio da sua empresa. Esses encontros profissionais, além de reunirem os melhores palestrantes e líderes empresariais do país, também contam com espaços de networking para que os participantes possam ampliar a sua rede de futuros clientes, parceiros, stakeholders, especialistas e gestores.

Você pode estar interessado
Gracias por tu participación
Comparte el manifiesto y contribuye a impulsar la innovación entre empresas, organizaciones y directivos.
Agora você está vendo o conteúdo de APD zona centro.
Se desejar, pode aceder ao conteúdo adaptado à sua área geográfica