Os fóruns de negócios são uma grande oportunidade de comunicação para as empresas. São espaços de partilha, onde obter novos contactos, expandir áreas de negócio, criar sinergias com potenciais colaboradores e facilitar a convergência entre diferentes agentes sociais. Em suma, trata-se de uma ferramenta de comunicação cada vez mais utilizada; um ponto de encontro entre potenciais clientes e empresas, onde podem comunicar as suas linhas de ação.
Os fóruns de negócios são eventos públicos. Neles, uma ou várias organizações apresentam temas relacionados a um conceito comum. Esses encontros procuram reunir especialistas que dão a sua visão, enquanto experts, incentivando a participação da audiência.
Neste tipo de encontros, as empresas têm a oportunidade de refletir sobre os assuntos abordados. Da mesma forma, são muito úteis para melhorar a sua rede de contactos e expandir negócios através do networking. Assim, no fundo, torna-se uma forma diferenciada de comunicar novidades ou projetos disruptivos que a empresa está a realizar.
Um fórum de negócios é composto por três partes principais: pré, durante e pós evento. De um modo geral, numa primeira fase, antes da reunião, são definidos o orçamento, conteúdos, oradores e toda a parte logística do mesmo. No durante, o encontro propriamente dito acontece, e o pós faz referência aos agradecimentos, recorte de imprensa, repercussão nas redes sociais e retorno.
Um fórum de negócios seria composto das seguintes partes:
Fórum Estratégico e de Inovação
É um tipo de fórum que é realizado com o objetivo de promover a cultura da inovação dentro das próprias empresas. O objetivo é compartilhar conhecimento para acompanhar gestores na transformação e promoção de novos modelos económicos e de negócios. Dessa forma, fomenta-se um ecossistema de negócios dinâmico e participativo, onde os gestores se sentem inspirados, focados e conectados.
Por exemplo, as conferências executivas da APD reúnem os profissionais mais destacados em todas as áreas de atividade da empresa. Um exemplo disso foi o 2.º Congresso Internacional de Inovação da APD, onde foram abordados os grandes desafios que as empresas líderes enfrentam atualmente e como estas têm implantado a inovação.
Fórum da marca
Um exemplo pode ser o Fórum Marcas Líderes da Espanha. O seu objetivo é promover, a todos os níveis, a importância estratégica da marca, a inovação e o design. Com isso procuram promover a internacionalização da empresa. Da mesma forma, serve como alavanca para a competitividade da economia espanhola e contribui para melhorar a imagem do país e de todas as empresas nacionais. Os seus campos de atuação são variados e passam por propriedade intelectual, financiamento, recursos humanos, marketing, entre outros.
Fórum de investimento
O objetivo desse tipo de fórum é conectar investidores com projetos que possam ser atrativos para eles. Os organizadores desses encontros concentram os seus esforços em filtrar muito bem os convidados, pois a geração de oportunidades depende disso. Um exemplo de fórum de investimentos é o Keiretsu, com mais de 53 filiais em 27 países. Desde a sua fundação, em 2008, e até 2015, investiram 20 milhões de euros no capital de 80 startups e empresas inovadoras. Escolas de negócios como ESADE e IESE também têm os seus próprios fóruns.
Fórum de emprego
Estes fóruns são organizados com o objetivo de promover o emprego de qualidade, colocando estudantes e licenciados em contacto com empresas e instituições. Neste tipo de encontros são também realizadas conferências, workshops e mesas redondas onde as empresas podem dar-se a conhecer aos perfis profissionais que procuram emprego.
Fórum de Empreendedores
Um espaço onde empreendedores compartilham experiências e conhecimentos para o desenvolvimento dos seus projetos e ideias. Um fórum para compartilhar sinergias e redes de colaboração de forma a gerar novas oportunidades de negócios. Um exemplo desse tipo de fórum é o Exedra, fundado por Alex Dantart, Top Voice 2020 LinkedIn Spain. Um projeto do qual participam vinte empreendedores.
O objetivo é criar uma comunidade onde possam ser discutidos diferentes problemas relacionados ao ecossistema empreendedor.
Existem vários tipos de fóruns e são muito diversos. Cada um deles contará com a presença de um público especializado com objetivos comuns. São espaços onde pode compartilhar experiências e aprimorar os seus contactos: em qualquer fórum, o objetivo final do participante é o networking. Nesse sentido, os fóruns são eventos que cuidam de cada detalhe e geralmente contam com palestrantes de alto nível.
Da mesma forma, vale destacar a função social deste tipo de evento. Graças ao conhecimento compartilhado nos fóruns de negócios, muitas vezes surgem ideias ou projetos que beneficiam a sociedade como um todo.
Anualmente, os congressos da APD abordam as tendências mais disruptivas em áreas de negócio como Gestão, Marketing, Finanças, Tecnologia ou Recursos Humanos, para que empreendedores e gestores tenham acesso a inspiração que lhes permita fazer evoluir o modelo de negócio da sua empresa. Esses encontros profissionais, além de reunirem os melhores palestrantes e líderes empresariais do país, também contam com espaços de networking para que os participantes possam ampliar a sua rede de futuros clientes, parceiros, stakeholders, especialistas e gestores.