Artículo

Tecnologia na medicina: benefícios e avanços mais importantes

A aplicação da tecnologia na medicina tem gerado avanços notáveis. Big Data, IA (Inteligência Artificial), Cloud Computing (Computação em Nuvem), Analytics (Análise de Dados), 5G, Realidade Aumentada, wearables (‘tecnologia de vestir’) ou IoMT (Internet das Coisas Médicas) estão a criar condições para se alcançar um modelo de saúde eficiente, universal e sustentável.

Nos últimos anos, a inovação tecnológica no setor médico tem deixado evidências tão contundentes e surpreendentes como as seguintes: “hoje em dia já é possível realizar 1.000 consultas médicas através do telemóvel em apenas alguns minutos e os dados de milhões de pacientes estão a ser analisados para erradicar as doenças mais mortíferas”.

 

O crescimento da tecnologia na medicina e os seus benefícios

De acordo com o Relatório ‘The Future Unmasked. Predicting the future of healthcare and life sciences in 2025’, a indústria da telemedicina terá um crescimento de 19,3% até 2025 a nível mundial, além de um aumento de 15,5% no mercado global de diagnóstico até 2030.

Por outro lado, espera-se que os gastos anuais no mercado global de atendimento geriátrico (cuidados domiciliares, monitorização remota de pacientes, etc.) ultrapassem 1,4 bilhões de dólares até o final de 2023. Além disso, o tamanho do mercado mundial de Tecnologia da Informação em Saúde atingirá 270,3 mil milhões de dólares este ano, tendo partido de 227,5 mil milhões de dólares em 2020.

 

Sem dúvida, trata-se de uma verdadeira transformação que teve a tecnologia na medicina como eixo condutor que, além disso, trará benefícios importantes:

Melhoria no atendimento ao paciente com doença crónica.

Novos modelos de assistência descentralizada.

Independência do paciente.

Comunicações médicas ágeis, flexíveis e seguras.

– Mais eficiência na área da saúde.

 

10 avanços tecnológicos na medicina

A aplicação da tecnologia na medicina, bem como o desenvolvimento da inteligência artificial no setor da saúde, criou novos cenários de diagnóstico, tratamento e atendimento aos pacientes. A digitalização na saúde e na medicina modernizou as infraestruturas, adaptando-as às necessidades atuais através de novos equipamentos e tecnologias de saúde.

Além disso, é evidente o impacto que a transformação digital vai causar nos processos assistenciais, devido às aplicações abaixo referidas. Com isso, espera-se melhorar o diagnóstico, o tratamento, o acompanhamento e a monitorização de pacientes. 

 

1 – Tecnologia 5G

A tecnologia 5G possibilita a troca e a transferência imediata de conhecimento prático em momentos críticos devido à baixa latência. Com base nisso, é possível superar desafios na área da saúde, como a cronicidade, a dispersão geográfica ou a gestão do tempo. Além disso, as aplicações da tecnologia 5G levam-nos a avanços estratégicos, como a monitorização e cirurgia remotas de pacientes, ou a prevenção de doenças.

 

2 – Realidade Aumentada

Trabalhar com modelos 3D permite desenvolver métodos de diagnóstico e tratamento mais precisos. Além disso, possibilita a formação médica através de simuladores e hologramas. Por outro lado, a sua aplicação torna as cirurgias mais eficazes e eficientes devido à visualização em ambiente real.

 

3 – Telemedicina

A telemedicina permite prestar serviços médicos a lugares onde a distância dificulta o acompanhamento e o diagnóstico de patologias leves, aliviando assim a pressão sobre o sistema de saúde. 

 

4 – Monitorização Remota

Os dispositivos implantáveis de monitorização remota permitem uma avaliação e supervisão médica regular dos pacientes. 

 

5 – Teleassistência

Os serviços de teleassistência também melhoram a qualidade de vida dos pacientes, assegurando uma intervenção médica domiciliária imediata.  

 

6 – Vídeo Analytics

As câmaras e conexões de vídeo que fornecem dados inteligentes, viabizam a utilização de Vídeo Analytics em larga escala, principalmente no âmbito da formação interativa e à distância de pessoal médico, bem como em áreas como a segurança de centros hospitalares e laboratórios ou de videovigilância e controlo de acessos.

 

7 – Realidade Virtual 

A utilização da Realidade Virtual no exercício de habilidades complexas que requerem grande precisão e destreza, desempenha um papel estratégico no diagnóstico e tratamento de transtornos e doenças, sendo especialmente útil para profissionais de psiquiatria e cirurgia, bem como para a formação de futuros médicos.

 

8 – Geolocalização

A importância da geolocalização reside na possibilidade de encontrar de forma imediata serviços de saúde próximos da nossa localização. Tanto é assim que, inclusive, é possível localizar o próprio paciente em situações específicas de perigo. Basta utilizar dispositivos móveis, tablets ou computadores com conexão à Internet.

 

9 – Gestão eficiente de edifícios

A aplicação de ferramentas e sistemas de controlo e gestão técnica, a melhoria do bem-estar e da eficiência nas instalações de saúde são cruciais, podem impactar positivamente a economia de custos e o impacto ambiental.

 

10 – IoT

Permite a convergência e integração inteligente dos dados recolhidos pelos sensores dos dispositivos médicos e das tecnologias móveis utilizadas no atendimento e prestação de cuidados de saúde. Isto será fulcral, de acordo com o McKinsey Global Institute que indica que, em 2025, o setor da saúde irá representar quase um terço de um mercado de 11,1 bilhões de dólares para os dispositivos.

Você pode estar interessado
Gracias por tu participación
Comparte el manifiesto y contribuye a impulsar la innovación entre empresas, organizaciones y directivos.
Agora você está vendo o conteúdo de APD zona centro.
Se desejar, pode aceder ao conteúdo adaptado à sua área geográfica