Artículo

Efeitos da Inteligência Artificial na Medicina

A aplicação da Inteligência Artificial na medicina é cada vez maior, pois oferece inúmeras facilidades na monitorização remota de pacientes, graças ao diagnóstico por imagem, entre outras utilidades. Na verdade, de acordo com um relatório de 2016 da CB Insights, 86% das organizações prestadoras de assistência utilizam inteligência artificial (IA).

Da mesma forma, espera-se que até 2025 existam sistemas de IA que possam responder às perguntas específicas dos pacientes e facilitar a gestão da saúde da população por meio do uso de avatares digitais. Um uso que atualmente se restringe ao meio académico, mas que se espera que venha a dar muito que falar aliado à aplicação de realidade aumentada.

Inteligência Artificial na Medicina

Este tipo de tecnologia está cada vez mais na ordem do dia. Graças à IA, é possível que as máquinas avaliem e analisem dados para realizar tarefas da mesma forma que um ser humano. Para isso, são utilizadas técnicas como machine learning ou deep learning. Desta forma, incorporam-se novos conhecimentos que são processados ​​com base nos algoritmos projetados.

No campo da medicina, esta tecnologia tem uma relevância especial porque permite processar e analisar dados médicos para melhorar a gestão da saúde. Além disso, facilita o diagnóstico e pode até melhorar os problemas de saúde dos pacientes. Isso é possível graças à capacidade que a IA oferece de detetar certos padrões de saúde, o que seria muito útil para acelerar a solução de certos problemas médicos.

Com a IA, o paradigma do setor está a tornar-se disruptivo sob diferentes perspetivas. Um exemplo claro é o processamento de dados médicos. Por conta da sua alta capacidade de processamento, é possível realizar diagnósticos médicos com maior precisão e detetar patologias com pequenas margens de erro.

Vantagens da Inteligência Artificial aplicada à Saúde

A IA já provou a sua utilidade na comunidade científica e médica porque tem vantagens e benefícios como os seguintes:

  • Melhora a qualidade de vida de pessoas dependentes e idosas;
  • Oferece um diagnóstico preciso e rápido;
  • Simplifica os tempos de pesquisa para o desenvolvimento de novos medicamentos e sobre certas doenças;
  • Melhora o controlo e a monitorização de pacientes crónicos por meio de dispositivos eletrónicos e vestíveis;
  • Facilita a carga de trabalho dos profissionais médicos.

Com tudo isso, fica claro que a inteligência artificial na área da saúde veio para ficar. Na verdade, as previsões para o futuro apontam para uma maior presença da assistência robótica em áreas médicas como a cirurgia.

Embora hoje o fator humano ainda seja essencial, o futuro da medicina depende da aplicação indiscutível de tecnologia nos seus processos.

Inteligência Artificial na Medicina

6 aplicações reais da Inteligência Artificial na Medicina

A IA pode ser aplicada em praticamente todas as áreas da medicina, uma vez que se trata de uma ferramenta de apoio ao profissional de saúde que complementa e aprimora o seu trabalho. Para ilustrar as vantagens mencionadas que já estão presentes neste campo, há alguns exemplos de aplicações que a IA tem na medicina.

1. Análise médica e de imagem

Um dos benefícios mais importantes da IA ​​é a velocidade com que pode processar grandes quantidades de dados. Isso é especialmente relevante ao analisar diferentes testes médicos (ressonâncias, estudos genéticos, etc.). Na verdade, devido ao aumento dos registos eletrónicos (que se deve à recolha de informação que é feita com sensores e dispositivos vestíveis), existe uma maior quantidade de dados disponíveis que, graças à IA, pode ser processada e analisada.

2. Diagnósticos médicos

Esta é outra das aplicações mais interessantes, pois os dados podem ser analisados ​​para fazer diagnósticos precisos e precoces. A sua utilidade a esse respeito é indiscutível, especialmente para doenças que se desenvolvem muito rapidamente, como algumas patologias degenerativas ou certos tipos de cancro. Ao identificá-los precocemente, o tratamento pode começar mais cedo e impedir a progressão.

Um exemplo claro da eficácia neste sentido é a aplicação da IA em casos de cancro da mama. A inteligência artificial permitiu que fossem desenvolvidos sistemas de deteção precoce, que possibilitam mamografias eficazes nos estágios iniciais da doença e um acréscimo na precisão do radiologista.

3. Tratamentos farmacológicos

No campo da farmacologia, a IA também oferece inúmeras vantagens. Facilita o trabalho dos pesquisadores no momento de analisar sequências genéticas para encontrar vacinas ou soluções adequadas para diferentes tecnologias. Indiretamente, pode dizer-se que milhões de vidas foram salvas por meio desta aplicação de tecnologia.

4. Genética

Este é mais um dos campos que, no futuro, irá beneficiar mais com a aplicação da IA. Atualmente já existem ferramentas que o demonstram, como é o caso da aplicação móvel que, através de um sistema de reconhecimento facial, permite detetar doenças raras e doenças genéticas. Uma simples fotografia é o suficiente para que esta tecnologia processe um banco de dados de até 8.000 doenças diferentes.

5. Gravidez

A aplicação da IA durante a gravidez permite que a visão do feto seja muito maior. Isto possibilita, juntamente com uma análise detalhada dos dados, obter convenientemente grandes quantidades de informação sobre o estado da gravidez em tempo real. Esta aplicação permite desfrutar de gestações mais seguras e dispensar procedimentos invasivos para identificação de malformações.

6. Prótese

Próteses inteligentes são aquelas que aprendem com quem as usa, para que se adaptem melhor às suas necessidades e movimentos. São apêndices mecânicos que não apenas substituem um membro do corpo, mas também memorizam os padrões de movimento da pessoa e podem ser controlados através de uma aplicação.

Esta lista contém apenas alguns exemplos de como a inteligência artificial pode melhorar qualquer área da medicina e da saúde. Pode interpretar imagens radiológicas, facilitar a descoberta de novos medicamentos, analisar o genoma de um paciente; etc. Mas também é de grande utilidade para otimizar os recursos de saúde disponíveis, uma vez que as tarefas mais redundantes podem ser automatizadas.

Você pode estar interessado
Gracias por tu participación
Comparte el manifiesto y contribuye a impulsar la innovación entre empresas, organizaciones y directivos.
Agora você está vendo o conteúdo de APD zona centro.
Se desejar, pode aceder ao conteúdo adaptado à sua área geográfica