Artículo

11 usos da Inteligência Artificial no Marketing Digital

A Inteligência Artificial (IA) no marketing digital já é uma realidade. Segundo os especialistas, veio para revolucionar o paradigma atual.

Graças aos avanços em IA, podem ser implementadas tecnologias aplicadas a cada uma das etapas da jornada do cliente, de forma a alcançar resultados quantificáveis ​​em aspetos como:

  • O aumento da satisfação do cliente;
  • A diminuição do volume de interações que chegam aos agentes;
  • A redução dos tempos de atendimento e do tempo atribuído às reclamações;
  • A absorção do tráfego tradicional;
  • A prospeção preditiva na web;
  • A redução dos custos de aquisição de leads;
  • O aumento da conversão;
  • A redução do abandono do carrinho de compras.

Aplicações da IA ​​em marketing digital

Algumas das principais aplicações da IA ​​no campo do marketing digital são:

    • Análise preditiva. As empresas podem adaptar-se às necessidades dos utilizadores, antecipando-se para oferecer o produto ou serviço de que precisam quando o procuram. A análise preditiva é baseada no uso de algoritmos, dados e técnicas de learning machine para determinar a probabilidade de algo acontecer através do histórico de dado;
    • Criação de conteúdos. Por meio da IA, utilizando certas ferramentas, podem ser criados conteúdos originais e interessantes. Isto é possível a partir de informações básicas e certos dados. Vários grandes meios de comunicação usam a tecnologia para criar notícias e direcionar o tráfego para as suas plataformas.
    • Personalização de conteúdos. Com a Inteligência Artificial, pode ser oferecido conteúdo personalizado a cada utilizador automaticamente. 90% dos dados mundiais foram gerados nos últimos 2 anos, graças à digitalização e ao facto de que a Internet é mais usada do que anteriormente. Isto cria a necessidade de gerar mais informação, mas esta é de tal magnitude que demoraria muito tempo a ser processada. Daí a necessidade de sistemas de Big Data e IA, com capacidade infinita de processamento de dados.
    • Publicidade programática. A publicidade programática usa IA para automatizar a compra de espaço publicitário, atingindo segmentos mais específicos da população e reduzindo o custo de aquisição com maior eficácia publicitária.
    • Chatbots. Cada vez mais empresas estão a recorrer a estes chats para oferecer comunicação eficaz durante 24 horas aos clientes. Permitem gerir um grande número de solicitações em simultâneo, com um elevado nível de qualidade no serviço e melhorando a experiência do cliente.
    • Automação de marketing. A IA permite automatizar o marketing graças à intervenção humana, a quem cabe aplicar as regras e determinar os fluxos, embora se espere que, em breve, estas ferramentas sejam autónomas e se adaptem aos utilizadores através dos seus perfis e histórico de dados.
    • Conhecer os motivos da compra. Saber as causas da compra é uma das vantagens da IA, que permite aprimorar as ações de marketing sabendo o que funciona melhor. Este conhecimento também é muito útil para saber qual a melhor forma de vender o produto através da personalização, o que garante o aumento da satisfação do cliente.
    • E-mail Marketing. Diversas ferramentas utilizam processamento de linguagem artificial para melhorar os resultados do e-mail marketing, complementando as ações dos profissionais. Portanto, é um bom complemento para este tipo de ação.
    • Web design e experiência do utilizador UX. Existem ferramentas que aplicam IA para projetar páginas da web com base nas informações fornecidas pelo utilizador, gerando bons resultados na pesquisa.
    • Inovação no produto. Graças à previsão de tendências e ao melhor conhecimento do cliente, a IA facilita a inovação para o lançamento de produtos e serviços.
    • Recomendações. A IA permite dar recomendações de compra aos utilizadores, com base em dados como o histórico de compras, entre outros.

marketing digital

6 histórias de sucesso da IA em campanhas de marketing

Hoje, existem muitas empresas que contam com o sucesso da Inteligência Artificial ​para as suas campanhas de marketing. Algo que, sem dúvida, está a dar bons resultados.

Destacamos alguns casos de sucesso da aplicação da IA ​​no marketing digital, em empresas de reconhecido prestígio como a Mahou San Miguel, CareSkore, Netflix, Genesys, Toyota, eBay e Uber:

1. Mahou San Miguel

A empresa recorreu à IA e ao Big Data para atingir os seus principais objetivos: fazer com que o seu departamento de marketing conheça o impacto digital na imagem da marca e preveja a mistura mais adequada para alcançar as suas metas.

2. CareSkore

Com análises preditivas, o CareSkore poupa tempo, dinheiro e recursos. Oferece gestão personalizada na área da saúde com Inteligência Artificial, permitindo a criação de análises preditivas em tempo real. Com isso, decrescem os reinternamentos hospitalares.

3. Netflix

A empresa americana de entretenimento usou IA para criar um algoritmo que recomenda novos programas para assistir, com base em dados recolhidos do histórico de exibição do cliente na plataforma, bem como o horário do dia e outras das suas preferências.

4. Toyota

Saatchi & Saatchi, uma agência de publicidade, colaborou com a Toyota numa campanha que usou um painel interno de Inteligência Artificial para comparar públicos com base numa infinidade de interesses que foram carregados num banco de dados, com várias interações. Através da recolha de dados do consumidor, e com base na IA automatizada, as equipas de marketing apresentaram ideias e contaram a história da marca de uma forma mais pessoal e altamente personalizada.

5. Ebay

O bot eBay permite pesquisar produtos, coleções, descontos e itens exclusivos. Funciona como um personal shopper, que aprende à medida que a comunicação avança e melhora o seu serviço com o tempo.

6. Uber

O novo bot do Uber está no Facebook Messenger há mais de um ano. Permite que o utilizador solicite um carro a partir de qualquer conversa, clicando no ícone da imagem do carro e enviando mensagens ao bot para solicitar a viagem. Este bot também está no Slack e no Telegram.

O (futuro) potencial da IA

A verdade é que, na atualidade, existem muitas empresas que já utilizam IA para automatizar os processos de e-mail marketing e vendas, com muitos casos de sucesso. Na verdade, de acordo com a Servion Global Solutions, estima-se que a IA irá potencializar 95% das interações com os clientes, até 2025, incluindo online e por telefone.

Não há dúvida de que hoje o marketing está a passar por mudanças para encontrar experiências mais atrativas, personalizadas e satisfatórias, e assegurar uma “trajetória inteligente” pela mão da Inteligência Artificial . Com IA, muitos processos relacionados com as necessidades do consumidor podem ser aprimorados. Além disso, ajuda a gerir campanhas publicitárias e a segmentar públicos.

A IA está cada vez mais presente no campo do marketing através de ferramentas e tecnologias mais sofisticadas, embora ainda tenha um longo caminho a percorrer.

Você pode estar interessado
Gracias por tu participación
Comparte el manifiesto y contribuye a impulsar la innovación entre empresas, organizaciones y directivos.
Agora você está vendo o conteúdo de APD zona centro.
Se desejar, pode aceder ao conteúdo adaptado à sua área geográfica