Artículo

Tecnologia NFC: o que é e como pode ser implementada no seu negócio

A tecnologia NFC (near field communication) é um sistema projetado para conectar dispositivos sem fio, em curto alcance e em altas frequências, para que vários dispositivos possam compartilhar informações entre si. Esses dispositivos interagem por indução num campo magnético, que é gerado por pequenas antenas em forma de espiral, localizadas dentro do dispositivo.

Para que serve a tecnologia NFC?

O uso desta tecnologia oferece capacidades quase ilimitadas. Unifica naturalmente o mundo online com o mundo offline. Basta realizar o gesto de aproximar o telemóvel de um chip NFC para passar do real ao virtual.

A premissa básica para o uso deste sistema de comunicação é aquela situação em que é necessária uma troca de informações sem fio.

Acesso a lugares

A entrada em áreas onde é necessária a acreditação pode ser feita com o simples gesto de aproximar o smartphone ou cartão com chip NFC de um dispositivo de leitura. Os passes de transportes públicos, bem como o acesso a eventos, conferências ou concertos, entre muitos outros, são exemplo disso.

Intercâmbio de informações

Graças a este sistema, a troca de pequenas quantidades de dados é facilitada instantaneamente. Uma transmissão rápida de informações que permite compartilhar um cartão de visita, um site ou imagens. Um gesto muito mais simples e confortável do que fazê-lo por meio de uma rede Wi-Fi ou Bluetooth.

Forma de pagamento

Sem dúvida, esta é a utilização de maior destaque desta tecnologia. A conveniência do seu uso e o facto de a despesa poder estar ligada a uma conta bancária ou fatura são aspetos muito influentes para que a tecnologia NFC se torne o meio de pagamento do futuro.

Sincronização de dispositivos

Alguns dos principais fabricantes estão a usar este sistema para conseguir a sincronização dos seus diferentes dispositivos. Por exemplo, ao aproximar um telemóvel de alguns altifalantes, estes poderão sincronizar-se automaticamente de forma mais rápida e eficaz do que no caso do Bluetooth, que necessita de os emparelhar previamente.

Automação de ações

As etiquetas NFC ou NFC Tags são pequenos adesivos que podem ser colocados em diferentes lugares e configurados para que, quando um dispositivo móvel passar por cima deles, façam determinadas configurações automáticas. Eles agem como gatilhos condicionais e permitem utilidades infinitas.

Um exemplo pode ser colocar um desses adesivos numa ou mais paredes de um escritório, para que quando um smartphone for aproximado, a conectividade Bluetooth e o Wi-Fi sejam ativados; ou sobre a mesa de trabalho para ativar o modo silencioso, que seria interrompido apenas perante uma ocorrência importante.

Como funciona a tecnologia NFC?

A operação é baseada na geração de um campo eletromagnético onde os dados são trocados entre dois dispositivos por indução. Um atua como emissor e o outro como recetor. É um meio de comunicação sem fios que opera na casa dos 13,56 MHz (que não exige licença para o seu uso) e que provém das etiquetas RFID presentes nos sistemas de segurança das lojas físicas ou nos passes de transporte.

Desenvolvido para dispositivos móveis

NFC é uma plataforma aberta, originalmente projetada para dispositivos móveis. A sua taxa de transferência é capaz de atingir os 424 kb por segundo, visando uma abordagem de transmissão de informações voltada para pequenas quantidades de dados.

Desta forma, há uma comunicação imediata para realizar identificações e validações de pessoas ou equipas. Oferece uma velocidade de comunicação que é o seu grande ponto forte, já que o imediatismo na troca de dados não requer emparelhamento prévio.

Também tem a seu favor o facto da sua utilização ser transparente para os utilizadores e dos dispositivos com esta tecnologia terem a capacidade de receber e enviar dados ao mesmo tempo. Por outro lado, tem o pequeno inconveniente de oferecer um alcance reduzido, uma vez que o seu raio de ação tem um máximo de 20 centímetros.

Modos de funcionamento

As últimas gerações de smartphones contam com essa tecnologia com dois tipos de operação:

  • Modo NFC ativo. Ambos os dispositivos contêm fontes de energia, de modo que criam o seu próprio campo eletromagnético e trocam dados com outros dispositivos móveis.
  • Modo NFC passivo. Um dos dois dispositivos não possui a sua própria fonte de energia, portanto, exige que o outro gere o campo magnético. Desta forma, a informação é trocada mediante a modulação da carga.

A tecnologia NFC é segura?

Deve-se notar que o NFC é um meio de transmissão sem fios muito seguro por dois motivos principais:

  • A distância de ação reduzida significa que é muito difícil para um terceiro dispositivo interferir na conexão;
  • As comunicações entre dispositivos podem usar criptografias de segurança, como SSL, que garante que as informações que passam entre eles permaneçam seguras.

Os fornecedores devem garantir a segurança

Os provedores de chip NFC devem garantir que as operações tenham os mesmos sistemas de segurança dos cartões tradicionais. Se o objetivo é substituir as formas de pagamento existentes, eles devem empregar um maior número de mecanismos de segurança para mantê-los protegidos.

Existem vários sistemas de segurança que estão a ser adicionados ao processo. É importante que não se guarde o nome do titular do cartão no chip PayPass, característica básica de um cartão de crédito tradicional. Em vez disso, o terminal da bilheteira envia um sinal para o chip NFC, garantindo que os terminais e os chips executem a mesma operação.

Tecnologia NFC, a tecnologia do futuro

Em suma, a tecnologia NFC é um sistema de comunicação entre dispositivos que começa a ser muito difundido em determinados setores e que aos poucos será um pilar fundamental no desenvolvimento de muitas das atividades que são realizadas diariamente. Portanto, é uma tecnologia que as empresas devem levar em conta para o presente e o futuro imediato… se não quiserem ficar para trás.

Você pode estar interessado
Gracias por tu participación
Comparte el manifiesto y contribuye a impulsar la innovación entre empresas, organizaciones y directivos.
Agora você está vendo o conteúdo de APD zona centro.
Se desejar, pode aceder ao conteúdo adaptado à sua área geográfica