Que as crianças aprendem enquanto brincam é um facto. Basta lembrar como memorizar a tabuada através de uma canção ajudou a reter que 9 × 6 é 54. No entanto, esta afirmação categórica não é exclusiva das crianças, porque também os adultos têm a possibilidade de se divertir enquanto expandem os seus conhecimentos. Falamos sobre os benefícios da ludificação empresarial.
Através da gamificação, as pessoas aprendem de forma mais eficaz, com o acréscimo de uma naturalidade e motivação extra ao ato de aprender. A ideia não é jogar só porque sim, mas antes usar o jogo como ferramenta de aprendizagem.
As vantagens da ludificação empresarial, quando comparadas com as de outros sistemas de aprendizagem, são muitas e variadas, embora seja claro que nenhum deles é melhor do que o outro. No entanto, um dos elementos que faz da gamificação um sistema perfeito de aprendizagem é o facto de recorrer ao sentimento de pertença e de identidade na organização, mais do que os outros métodos tradicionais.
Além de fomentar o sentimento de pertença face à empresa e de criar vínculos em diferentes níveis entre os colegas, a gamificação traz outros benefícios para as empresas que a colocam em prática.
Apesar do ser humano ter uma predisposição positiva para o jogo e identificá-lo como algo naturalmente atrativo, devem ser evitados alguns erros que podem fazer com que esta metodologia falhe.
Entre as falhas mais comuns está o facto de os esforços estarem focados no jogo e não na tentativa de fazer com que as pessoas adquiram e internalizem o conhecimento. Outro equívoco é esquecer que devemos ter o interlocutor no jogo sempre em mente, estando atentos às suas motivações e habilidades digitais.
Além disso, é importante atentar que a gamificação não pode ser transformada numa competição pura porque, se assim for, o objetivo principal — aprender — está a ser ignorado. Pretende-se que o utilizador aprenda, com entusiasmo, e não apenas que saia vitorioso do jogo. A promoção da competitividade deve ser evitada, pois isso significa atingir o objetivo oposto ao pretendido.
Quanto às desvantagens da metodologia, conseguimos referir apenas uma: o desejo por mais. No fundo, é uma desvantagem positiva.
É importante atentar que a gamificação não pode ser transformada numa competição pura porque, se assim for, o objetivo principal — aprender — está a ser ignorado.
Em suma, a ludificação no meio empresarial pode ser a ferramenta que a sua empresa precisa para estar mais unida, mais bem treinada e alinhada com o caminho do sucesso.