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Como motivar um funcionário desmotivado

Embora as empresas se esforcem cada vez mais para serem atrativas para os trabalhadores, saber lidar com um colaborador desmotivado, ou simplesmente insatisfeito com o seu trabalho ou com as operações da empresa, continua a ser uma pendência. Um funcionário desmotivado com o seu cargo, as suas funções ou o seu salário é algo que às vezes acontece nas organizações. Como lidar com essas situações?

O descontentamento laboral em auge

Trabalhar naquilo que todos gostam, com um bom salário e boas condições de trabalho, contribui para que o desempenho e a produtividade dos colaboradores atinjam os melhores níveis de satisfação e motivação. No entanto, na realidade é difícil que este tipo de situação se torne a norma e, embora as empresas estejam cada vez mais conscientes da elevada rentabilidade que uma atenção adequada aos colaboradores pode proporcionar para que fiquem satisfeitos com o que fazem, a verdade é que o descontentamento no trabalho é algo que está na ordem do dia.

A não concordância com o salário ou com as funções que desempenha, ou a falta de motivação e compreensão com a gestão, são apenas algumas das muitas causas deste desconforto que alguns trabalhadores, por vezes, apresentam e que podem ter consequências fatais para o funcionamento das equipas. A desmotivação toma conta dos colaboradores insatisfeitos que, por sua vez, podem espalhar esse estado de espírito para outros colegas ou dificultar o trabalho em grupo. Nos casos mais graves, estes podem fazer com que outros funcionários deixem a empresa (o que ocorre no caso dos chamados funcionários tóxicos).

Como evitar ter um funcionário desmotivado?

Para enfrentar esse tipo de situação, é necessário detectá-los o quanto antes para evitar que causem grandes danos à empresa e, em última análise, para que a situação não se torne irreparável. Para isso, deve ser dada especial atenção às ações motivacionais para os funcionários, à atitude dos trabalhadores e não deixar passar pequenos gestos como atrasos, falta de compromisso ou reclamações contínuas e comentários negativos. O descontentamento pode esconder-se atrás destes elementos, especialmente se forem repetidos por longos períodos de tempo. Indo mais longe, em certas situações é possível detetar um funcionário desmotivado pelas suas ações nas redes sociais.

Em segundo lugar, para motivar qualquer funcionário em benefício da empresa, é essencial encontrar a raiz do problema. É importante determinar quando é que a mudança de atitude começou ou se o trabalhador está insatisfeito desde que ingressou na empresa. Às vezes pode estar relacionado com uma mudança de funções (tanto suas quanto de outros colegas) ou a distribuição de tarefas; algo que poderia ter uma solução simples. Noutros casos, os motivos podem ser mais complicados, como falta de perspetiva de carreira ou estagnação.

Seja qual for a causa do problema, uma vez detetado e analisado, a comunicação torna-se a ferramenta mais importante utilizada pelas empresas para aliviar o descontentamento dos trabalhadores. Deve transmitir ao(s) funcionário(s) em causa a intenção de chegar a uma solução e propor possíveis alternativas para redirecionar a situação. Às vezes, pode ser suficiente esclarecer o que se espera do funcionário e motivá-lo a resolver o conflito. Noutros casos, pode ser necessário propor novos desafios ou procurar algum tipo de incentivo para melhorar o compromisso do trabalhador com a empresa.

Para gerir este tipo de situação, é fundamental ter sempre ferramentas e mecanismos de liderança para motivar as pessoas que fazem parte da organização. Até porque a motivação no trabalho é um dos fatores de sucesso de qualquer projeto, algo que implica a realização de ações que influenciem positivamente na satisfação das equipas.

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