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Diferenças entre marketing B2B e marketing B2C

Entender a diferença entre marketing B2B e marketing B2C ajuda a entender a importância de uma boa estratégia de marketing para fazer um negócio funcionar corretamente. Assim, o investimento neste departamento ou neste tipo de ação é sempre crescente e está diretamente relacionado com os bons ou maus resultados das empresas.

De acordo com um relatório do Shopify Plus, estimava-se que em 2021 o e-commerce do modelo B2C faturaria cerca de 4,5 bilhões de dólares. Uma figura para entender a magnitude do mercado que se está a gerar. E de acordo com outro estudo Think with Google do mesmo ano, 51% dos consumidores online primeiro procuram informações sobre o produto ou serviço na internet. Por outras palavras, o marketing digital é, hoje, uma necessidade para qualquer empresa.

Diferença entre B2B e B2C

Antes de entrar nas diferenças, é importante entender o que é marketing B2B e B2C. O marketing B2B é conhecido como “business to business”, ou seja, aquelas empresas que negociam diretamente com outras empresas. Já o marketing B2C corresponde à sigla “business to consumer”, ou seja, aquelas empresas que desejam vender os seus produtos ou serviços diretamente ao consumidor final. A diferença entre os dois modelos é o que permite um entendimento mais aprofundado do funcionamento de uma empresa e de todas as opções a que ela pode aspirar. Os seguintes seriam os principais:

1. O idioma da venda

No caso do B2B, costuma-se utilizar uma linguagem muito mais profissional e precisa, com terminologia mais específica, pois ambas as partes se apresentam como “pares” no processo. Por outro lado, no caso do B2C existe uma linguagem mais comum e menos técnica. Principalmente porque qualquer utilizador ou potencial comprador deve ser capaz de entender a mensagem sem dificuldade.

2. A maneira de vender

No caso do B2B, as empresas querem sempre excelência, segurança e conhecimento. Procuram-se os melhores profissionais e trata-se de alcançar o melhor desempenho possível. Por outro lado, o B2C procura satisfazer uma necessidade mais ou menos pontual ou recorrente, mas não tão premente. Exemplos de ações B2C são comprar um gelado, escolher uma camisola, etc. Isso torna a motivação neste modelo muito mais instantânea.

3. A informação que é colocada em jogo

No B2B deve haver uma exibição técnica de informações sobre o produto ou serviço adquirido. Este é um requisito essencial para que a venda funcione da forma mais adequada. No entanto, no B2C esse não é necessariamente o caso. Embora muitos produtos venham com informações, geralmente não são tão detalhadas. E o que é mais importante, clientes ou consumidores não costumam solicitar com o mesmo nível de profundidade.

4. A relação entre a marca e o consumidor

No caso B2B, desenvolve-se uma forma de confiança muito íntima, pois geralmente são relações comerciais que tendem a durar ao longo do tempo, em benefício mútuo. Isso não ocorre no B2C, pois a relação entre o consumidor e a empresa é muito mais distante ou intermitente. Não se pretende desenvolver laços tão profundos, embora se pretenda estabelecer uma relação comercial contínua (ou seja, construir confiança, oferecer um bom serviço para que o cliente volte, etc.).

5. O tempo no ciclo de compra é diferente

Já comentamos que, no B2B, o ciclo é bem mais longo. Geralmente, há uma quantidade maior de orçamento em jogo e a cadeia de comando é mais longa. No caso do B2C, são principalmente as compras quase imediatas que o indivíduo ou consumidor tem que decidir.

Em conclusão, essas são as diferenças do marketing B2B e do marketing B2C. O primeiro é o modelo de trabalho publicitário que se concentra nas compras e vendas entre as próprias empresas. É um processo lento, com uma negociação exigente e um nível de especialização muito elevado de ambas as partes. No segundo caso, o das marcas aos consumidores, interessa a publicidade focada num modelo de vendas muito mais ágil e dinâmico. No B2C, procura-se geralmente a satisfação de necessidades imediatas e estabelece-se uma relação não tão fiel e duradoura entre as partes. Já no modelo B2B, acontece o contrário.

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