Artículo

Digital Workplace: tecnologia, conectividade e produtividade

Já ouviu falar do Digital Workplace? A necessária (e acelerada) digitalização empresarial provocada pelas exigências do novo cenário económico e social, a proliferação de novos modelos de negócio, o aumento exponencial do teletrabalho e do trabalho móvel e, claro, o efeito da COVID-19, têm gerado uma revolução em termos de ambiente laboral.

Sem dúvida, é um novo paradigma que mudará a forma como trabalhamos. Uma realidade diante da qual o chamado Digital Workplace é essencial para qualquer empresa que queira manter-se competitiva, não só possibilitando ao funcionário uma nova experiência digital, mas também fornecendo as ferramentas e recursos necessários para se comunicar com qualquer pessoa e aceder a informações e serviços a partir de qualquer lugar e a qualquer momento. Assim, a produtividade, o equilíbrio entre a vida profissional e a pessoal, o sentido de compromisso e a colaboração do funcionário aumentam.

Um imperativo do presente… e do futuro

Impulsionado por grandes avanços tecnológicos, mas também por mudanças importantes nos hábitos e comportamentos da força de trabalho, a verdade é que o Digital Workplace é, hoje, uma realidade que se tornou imperativa para um grande número de empresas que procuram aprimorar a forma de trabalhar e aproveitar, ao máximo, as oportunidades que a tecnologia pode trazer para a estratégia de negócios.

Segundo dados da Vodafone Business, 36% dos colaboradores dedicam pelo menos um dia da semana ao trabalho fora do escritório, atualmente. Destes, 51% admitem não concordar com as políticas corporativas que restringem o uso de tecnologia própria, e mais de 66% admitem enviar regularmente arquivos da empresa para o e-mail pessoal, de forma a poder trabalhar no domicílio.

Vantagens inquestionáveis ​​em torno do Digital Workplace

Funcionários mais conectados, melhor agilidade operacional e maior engajamento do cliente são posicionados, de acordo com os analistas, como as três principais vantagens competitivas do Digital Workplace. Essas três vantagens são, no entanto, acompanhadas por muitos outros benefícios:

  • A nível organizacional: equipas colaborativas, tomada de decisão em tempo real, metodologias ágeis, etc.;
  • A nível operacional: redução dos custos operacionais, maior agilidade e flexibilidade nos processos e aumento da segurança da informação;
  • E no plano comercial: maior inovação, maior rapidez na colocação no mercado, melhores experiências para o cliente, etc.

Por outro lado, a aplicação da Digital Workstation também tem muitas outras implicações realmente positivas em relação aos valores que são cada vez mais exigidos pelos novos modelos: a sustentabilidade proporcionada pelo teletrabalho e trabalho móvel; o engajamento e valor agregado em termos de atração de talentos e conciliação; e, claro, a capacitação do funcionário.

No modo ‘Digital Workplace’ para passar ao nível seguinte

Não há dúvida de que a preparação tecnológica é, hoje em dia, imprescindível para continuar a liderar o mercado. Essa é, aliás, uma das características das empresas Future Ready – aquelas que estão preparadas para enfrentar os desafios do futuro – identificadas pela Vodafone no estudo “The Vodafone Business Future Ready Report 2020”.

Nesse sentido, é necessário enfatizar que para uma transição bem-sucedida para a Digital Workstation, uma série de fatores essenciais devem ser levados em consideração, como o compromisso com a mobilidade de hardware e software, soluções e ferramentas de colaboração e comunicação, uma conectividade sólida, segurança que garanta a proteção absoluta de dados e as infraestruturas em nuvem.

A questão, agora, é: estamos preparados para o Digital Workplace?

Você pode estar interessado
Gracias por tu participación
Comparte el manifiesto y contribuye a impulsar la innovación entre empresas, organizaciones y directivos.
Agora você está vendo o conteúdo de APD zona centro.
Se desejar, pode aceder ao conteúdo adaptado à sua área geográfica