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Elementos-chave da comunicação não verbal numa entrevista de emprego

A comunicação não verbal, numa entrevista de emprego, é um elemento chave para o sucesso. Essa simboliza não apenas a transmissão do que é dito, mas como é dito. Os entrevistadores darão importância à atitude do candidato, às suas expressões faciais e à forma como ele se comporta. Portanto, isso pode ser um fator decisivo na hora de escolher um candidato em detrimento de outro, podendo até prevalecer sobre a formação ou habilidades que o profissional possui para o cargo.

Comunicação não verbal numa entrevista de emprego

O ambiente, a imagem pessoal, os gestos ou os olhares dizem tanto sobre o locutor quanto o problema que ele está a enfrentar e como o está a expressar. Uma entrevista de emprego, em que se analisam competências e qualidades para determinar se uma pessoa vai ser adequada para um determinado cargo, é uma das situações vitais em que mais se analisam esses elementos da comunicação não verbal.

Em muitas ocasiões, o que é transmitido através dessa linguagem é contraditório em relação ao que está a ser expresso oralmente. Para evitar isso, há uma série de diretrizes que devem ser levadas em consideração e, assim, enfrentar com mais garantias uma situação em que a prioridade é dar uma imagem coerente.

Linguagem corporal

A comunicação expressa com os movimentos do corpo de uma pessoa é conhecida como cinética. É necessário que tanto a postura corporal quanto as mudanças e movimentos que nela ocorrem sejam sempre adequados para atingir os objetivos.

Ao sentar, é melhor manter uma postura ereta e relaxada, pois isso demonstra confiança e segurança. A postura das pernas também diz muito sobre uma pessoa. É aconselhável tê-las juntos, com os pés fixos no chão. Se cruzados denotam insegurança; se esticados, arrogância.

Quanto às mãos, manter os polegares juntos denota confiança. No entanto, as mãos unidas mostram ansiedade e nervosismo; e se agarrar os pulsos é sinónimo de que não saber o que fazer.

Tom e volume de voz

O psicólogo Merahbian foi um dos pioneiros na realização de pesquisas sobre comportamento não verbal. No final da década de 1960, ele publicou um estudo que abriria um precedente ao falar sobre esse tema. Nesse documento, ele estabeleceu o tom de voz como um dos canais com os quais nos expressamos, o chamado canal paraverbal, e ao qual deu até 38% de importância.

Do seu estudo concluiu-se também que a comunicação puramente verbal, ou seja, palavras, representava apenas 7% na forma de comunicação. Essa premissa estendeu-se até aos nossos dias, mas devemos entendê-la no seu contexto, uma vez que o estudo de Merahbian se referia exclusivamente à comunicação emocional.

De qualquer forma, essas percentagens podem ajudar-nos a ter uma ideia da importância do tom, volume, ritmo, pausas e entonação na comunicação. Manter todos estes elementos num nível harmonioso durante a entrevista aumentará as chances de sucesso.

Contacto visual

É conveniente procurar manter o contacto visual fixo, para conferir uma sensação de segurança, e não alterar constantemente a direção do olhar para outros pontos, pois isso significa que estamos a esconder informações ou até a mentir.

O contacto visual deve ser natural e fluir com o decorrer da conversa, para que o candidato também fique atento aos sinais que os entrevistadores transmitem através da sua linguagem corporal. Isso pode ser muito útil para corrigir qualquer atitude que cause um efeito negativo no recrutador.

Além disso, num momento em que a comunicação com uma máscara se tornou um desafio, o contacto visual é mais importante do que nunca. O olhar torna-se mais uma forma de nos expressarmos através dos olhos e das sobrancelhas. Talvez seja hora de trabalhar e corrigir qualquer tique que afete essa parte do rosto, para ter controlo absoluto sobre a comunicação que fazemos com os olhos.

comunicação não verbal

Distância com o entrevistador

Ao enfrentar uma entrevista de emprego é importante medir a distância que se mantém com o interlocutor. Tem sido demonstrado que as pessoas tímidas deixam muito espaço, mostrando desconfiança do desconhecido. Extrovertidos buscam proximidade porque se sentem confortáveis (embora seja verdade que também existem características culturais que influenciam esse aspeto, assim como a idade ou o nível social da pessoa).

Primeira impressão

A roupa escolhida para a entrevista é, em muitos casos, decisiva para que o equilíbrio do processo seletivo penda para um lado ou para o outro. Isso não significa que os candidatos tenham que se tornar noutra pessoa através da roupa escolhida; pelo contrário, já que o nosso próprio estilo é algo que nos faz sentir confortáveis.

De facto, os especialistas dão uma recomendação sobre este aspeto: se possível, o candidato pode aproximar-se da empresa dias antes para ver como aqueles que já trabalham lá se vestem e, assim, no dia da entrevista, pode escolher algo que esteja de acordo com o ambiente daquela empresa. Além disso, a higiene corporal, o penteado ou o uso correto da maquilhagem também podem ser fatores decisivos.

Segurança

Uma pessoa segura de si e do que está a dizer revela essa confiança através da sua comunicação não verbal. Um sorriso natural e sincero será o melhor aliado para se mostrar o candidato perfeito e transmitir segurança.

Essa segurança também deve ser transmitida no final da entrevista, para que o recrutador perceba a confiança de um trabalho bem feito. Para isso, nada melhor do que encerrar a reunião com um aperto de mão firme, sem hesitar.

Tanto a linguagem verbal quanto a comunicação não verbal, numa entrevista de emprego e em qualquer outro tipo de conversa, estão intimamente ligadas. Trabalhar em tudo o que foi expresso antes de enfrentar uma situação desse tipo vai melhorar as expectativas de sucesso com o que nos propusemos a fazer, portanto, não deixe de praticar em frente ao espelho ou, se puder, com uma pessoa próxima.

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