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Porquê que todas as empresas precisam de SEO para sobreviver

O século XXI ficará para a história como o século da internet. Os seres humanos habituaram-se à vida na nuvem e o dia a dia parece impossível sem a sua presença. Agora que as pessoas vivem as suas vidas online, as empresas precisam de SEO para serem encontradas.

Das compras no supermercado à consulta dos horários do metro, passando pela procura de um novo apartamento ou um pedido de informação para um curso universitário. Tudo gira em torno da rede, um mundo virtual onde as empresas – mais do que nunca – devem estar presentes.

Os clientes estão tão habituados a usar a internet que também é a ela que recorrem quando pretendem encontrar um produto ou serviço. É aí que entra em cena o famoso SEO, três letrinhas tão amadas quanto odiadas, essenciais para o setor empresarial.

SOS: a sua empresa precisa de SEO

O Search Engine Optimization designa o posicionamento web nos motores de busca. E para que serve o SEO? De uma forma muito breve, o SEO contribuirá para dar a qualquer empresa mais presença na internet e, assim, conseguir atingir um maior número de clientes.

Segundo a revista Forbes, entre 80 e 90% dos utilizadores pesquisam na internet antes de contratar um serviço ou fazer uma compra. Uma percentagem tão alta reflete a importância de aparecer em frente aos olhos do cliente no momento de fazer a consulta, e isso só é conseguido através do posicionamento SEO.

Para as empresas, é essencial estar visível: se um cliente pesquisa ‘oficinas de automóveis no Porto’, é altamente provável que não ultrapasse a primeira página de resultados oferecida pelo Google. É aqui que o SEO e a sua magia entram em jogo.

Porquê usar SEO também em pequenas empresas?

Embora seja verdade que as grandes empresas não podem abandonar os seus projetos de SEO no marketing digital – qualquer erro pode tornar os concorrentes mais visíveis –, para as pequenas empresas talvez seja ainda mais relevante.  O seu menor número de clientes e, portanto, a sua menor receita tornam extremamente importante poder aparecer perante os potenciais clientes quando estes precisem dos seus serviços ou produtos.

Não importa se a empresa é tecnológica ou artesanal, porque o Google não pesquisa apenas empresas de telecomunicações.

Numa altura em que a população portuguesa já passa mais tempo online do que a dormir, por dia, as pequenas empresas devem estabelecer um protocolo de SEO para posicionar a sua atividade no setor correspondente.

SEO

Estratégias para não enlouquecer com o SEO

Se não está na internet, não existe, disse Bill Gates há mais de 20 anos. Naquela época, o fundador da Microsoft não sabia quanta verdade as suas palavras conteriam. Para garantir que pequenas e grandes empresas tenham presença na web, é conveniente assinalar algumas estratégias simples de posicionamento online.

O cliente é o foco:

Embora o SEO funcione por meio de algoritmos complicados, é essencial que o conteúdo que deseja posicionar coloque os clientes no foco principal. Trata-se de trabalhar para e com eles, porque, se for oferecida uma página web de qualidade que vá ao encontro das suas necessidades, as visitas virão naturalmente e o posicionamento seguirá uma linha ascendente.

A importância das palavras-chave:

O intuito é que os conteúdos publicados incluam as palavras-chave através das quais os utilizadores pesquisarão por um determinado produto ou serviço. Mas não apenas nos textos visíveis: também no código das páginas devem existir espaços habilitados para conter essas keywords.

O telemóvel sempre em mente:

As formas de usar a internet estão a mudar e cada vez mais pessoas abandonam as buscas no desktop em favor das pesquisas no telemóvel. Por isso, é essencial desenvolver o SEO também neste formato, incluindo o desenvolvimento de consultas de voz. O Google Adwords já alertou que, em alguns países, no seu domínio, as pesquisas por meio de smartphones superaram as de computadores desktop.

Segmentação para acertarmos onde queremos:

A rede é tão ampla que tentar cobri-la completamente é impossível. Por isso, é fundamental focar a empresa na área que melhor se adapta à sua fórmula. Uma imobiliária familiar em Salamanca, por exemplo, terá mais dificuldade em posicionar o seu site através das palavras-chave ‘casas para alugar Salamanca’ – altamente competitiva pelo resto das empresas do setor – do que com ‘casas para alugar em Pizarrales Bairro de Salamanca’. Em SEO, é melhor ser a cabeça de um rato do que a cauda de um leão.

Apesar de todas essas estratégias poderem ser implementadas de forma ‘amadora’, os empreendedores que não sabem como atuar no mundo do SEO podem ficar tranquilos. Existe a possibilidade de contratar especialistas que desenvolvam profissionalmente a otimização de mecanismos de pesquisa para atingir o objetivo pretendido sem enlouquecer.

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