Artículo

Expandir o conhecimento, rumo à circularidade dos têxteis

Ao longo de 41 anos de atividade, a LIPOR estabeleceu um Compromisso que vai muito para além da gestão e valorização dos resíduos, focando-nos na Sustentabilidade e em compartilhar valor.

Num contexto global, em que a Sustentabilidade norteia e domina as principais preocupações da Agenda Pública, destacando-se as exigências dos compromissos internacionais bem como o próprio contexto regulatório europeu e nacional, a LIPOR acredita firmemente que a criação de valor se faz através da Sustentabilidade, permitindo-nos ser mais relevantes e competitivos.

 

A necessidade de alteração de paradigma

Os têxteis desempenham um papel fundamental na nossa vida quotidiana, sendo utilizados na produção de vestuário, mobiliário, equipamentos médicos e de proteção, nos edifícios e veículos. O setor têxtil e do vestuário emprega milhões de pessoas a nível global e é vital para a economia mundial. No entanto, os atuais padrões de produção e consumo de têxteis e, em particular, do vestuário – fruto da ascensão da fast fashion -, têm-se revelado incapazes de promover a Sustentabilidade.

De acordo com a Agência Europeia do Ambiente, em 2020, cada cidadão na União Europeia (UE) consumiu em média 14,8 kg de têxteis. O consumo per capita envolveu o uso de 9 m3 de água, 400 km2 de solo, 391 kg de matérias-primas e gerou uma pegada de carbono de 270 kg. Em comparação com outras categorias de consumo causou, a terceira maior pressão sobre a utilização da água e do solo, e a quinta maior utilização de matérias-primas e emissões de gases com efeito de estufa.

E, segundo a Fundação Ellen Mac Arthur, em 2017, estimou-se que menos de 1% de todos os têxteis a nível mundial fossem reciclados.

Estes impactos resultam de um modelo de economia predominantemente linear, centrado na “extração de recursos naturais, na produção de bens que são utilizados e depois descartados”. É urgente inverter esta tendência. A solução passa pela adoção de modelos de economia circular, concebidos desde o início para a regeneração, e pela consolidação de novos modelos de negócio que favoreçam o prolongamento da vida útil dos materiais e dos produtos. Esta mudança favorece a Sustentabilidade e propicia modelos de negócio mais resilientes.

Tal, encontra-se alinhado com as atuais políticas no domínio do ambiente da agenda nacional e internacional, salientando-se o Plano de Ação para a Economia Circular, o Pacto Ecológico Europeu e a Estratégia da União Europeia para Sustentabilidade e Circularidade dos Têxteis. E, contribui para a prossecução do preconizado pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas e para nos aproximar do alcance dos objetivos críticos do Acordo de Paris.

 

O contributo da LIPOR

A LIPOR, Associação de Municípios para a Gestão Sustentável de Resíduos do Grande Porto, fundada em 1982, gere, valoriza e trata os resíduos urbanos produzidos pelos oito Municípios Associados. Tratando cerca de 500 mil toneladas anualmente, a LIPOR representa aproximadamente 1% do território de Portugal Continental, concentrando 10% da população e sendo responsável por 12% dos resíduos urbanos produzidos no país.

Guiados pelo Propósito “Todos os dias construímos um mundo melhor”, o nosso modelo de negócio fundamenta-se na Sustentabilidade. Neste sentido, procuramos constantemente melhorar o nosso desempenho e maximizar o impacto da nossa atividade, criando valor para a Comunidade. O Compromisso com a Economia Circular afigura-se, inequivocamente, como o caminho a seguir. Traduzido, através do nosso modelo circular de negócio, em que numa ótica restaurativa e regenerativa, promovemos a reintrodução dos “resíduos” como “recursos” na cadeia de valor. E, complementado por práticas de circularidade, as quais permitem o forte envolvimento com a Comunidade e com as demais Partes Interessadas da Organização, favorecendo a mudança comportamental de toda a cadeia de valor.

 

Assim, a LIPOR promove a Economia Circular nos seguintes domínios:

  • Expandir o conhecimento sobre a necessidade de alteração de paradigma e o conceito da economia circular (SPEED UP);
  • Providenciar conhecimento técnico especializado para o aumento de skills através da dinamização de um plano formativo de competências certificado (SCALE UP);
  • Estabelecer dinâmicas integradas de economia circular a nível local e nacional, com os diversos atores da sociedade civil (IMPACT ON).

Expandir o conhecimento, rumo à circularidade dos têxteis

 

Imbuídos desta nossa responsabilidade, e focando-nos em expandir o conhecimento para impulsionar a circularidade dos têxteis, publicamos o Guia sobre Têxteis.

Estamos cientes dos desafios, tais como as disrupções na cadeia de valor, a crise energética, a instabilidade nos mercados, ou a necessidade de investimento em novas tecnologias, novos materiais, novas competências, novos produtos. E neste sentido, a publicação dirige-se a todos os atores da sociedade, pois todos têm um papel a desempenhar para apoiar a transição do setor para uma economia mais circular.

Queremos fomentar um pleno entendimento sobre a temática e sobre a necessidade de mudança de paradigma. E, dar a conhecer um conjunto de casos práticos implementados por diversas entidades do setor público e privado, que contribuem para efetivar a pretendida circularidade dos têxteis. Desde a produção sustentável, os mercados de 2ª mão, a reciclagem ou a sensibilização e capacitação, são já muitos os bons exemplos de inovação e sustentabilidade no setor.

Queremos apoiar a sua divulgação. Ambicionamos contribuir para que a procura ativa por soluções esteja cada vez mais presente na agenda dos agentes da cadeia de valor dos têxteis e da sociedade em geral. E, inspirar o desenvolvimento de novos modelos de negócio e a investigação e desenvolvimento de novas soluções que potenciem a redução e o mercado da reutilização e reciclagem dos têxteis.

Está a desenvolver uma boa prática neste âmbito? Partilhe connosco o seu exemplo e integre os nossos Casos Práticos.

Você pode estar interessado
Gracias por tu participación
Comparte el manifiesto y contribuye a impulsar la innovación entre empresas, organizaciones y directivos.
Agora você está vendo o conteúdo de APD zona centro.
Se desejar, pode aceder ao conteúdo adaptado à sua área geográfica