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Sustentabilidade empresarial: vantagens competitivas para as empresas

Não é apenas moda, não é apenas uma obrigação, não é apenas uma forma de aproveitar subsídios e muito menos uma simples mudança de visual. O compromisso com a sustentabilidade empresarial está no radar de todas as empresas. E os números falam por si.

  • No auge da pandemia, 73% dos líderes identificaram “tornar-se uma empresa verdadeiramente sustentável e responsável” como uma das principais prioridades da sua organização nos próximos três anos.
  • A maioria dos executivos reconhece os benefícios da sustentabilidade, mas 58% acreditam que operar de forma mais sustentável envolve um compromisso com o crescimento.
  • Apenas 25% dos executivos estabeleceram objetivos de sustentabilidade de forma sistemática, enquanto 19% afirmam que é uma prática corrente em “partes da organização”.

Aliás, a realidade é que a maioria das empresas já deu o primeiro passo e começou a entender os benefícios diretos da sustentabilidade.

 

Vantagens competitivas da sustentabilidade empresarial

Grandes empresas, multinacionais, organizações… Até mesmo as PME, que representam 99% do tecido empresarial e que, a priori, poderiam ser mais reticentes em comprometer-se com a sustentabilidade, não deixaram passar a oportunidade.

E muitas já estão a explorar vantagens competitivas interessantes, sobretudo as seguintes:

 

Criar novos modelos de negócio

Quando a sustentabilidade começou a ser incluída na estratégia das empresas, começaram a desenvolver-se paralelamente novos modelos de negócio verdadeiramente rentáveis. Nesse sentido, isto foi possível graças a fenómenos como a transformação digital. Este facto possibilitou o aparecimento de um grande número de empresas modernas e empregos orientados para o reforço da vertente sustentável das organizações.

 

Posicionamento da marca

Este tópico é direcionado, primordialmente, para os consumidores que estão cada vez mais conscientes e ativos contra as alterações climáticas. A sustentabilidade empresarial está a tornar-se cada vez mais importante para a imagem pública de qualquer empresa.

 

Redução de custos

Ser uma empresa sustentável pode conseguir consideráveis poupanças de custos, especialmente quando se trata de digitalização e automatização de processos. De acordo com o último relatório do Carbon Disclosure Project, mais de 50% das grandes empresas em todo o mundo registaram poupanças de custos em resultado das suas atividades de gestão do carbono.

 

Novas vias de financiamento

Assim como os subsídios específicos de cada país, a sustentabilidade também abre novas vias de financiamento. De facto, o acesso a muitas destas vias está a começar a ser condicionado pelo nível de implementação ESG na empresa.

 

Atrair e reter talentos

Estudos recentes indicam que 70% dos millennials escolheriam uma empresa com um forte plano de sustentabilidade. 64% não aceitariam uma oferta de emprego de uma empresa que não desse prioridade à sustentabilidade.

Em resumo, quando se trata de atrair e reter talento, empresas com um modelo ESG perdem uma importante vantagem competitiva.

 

Resiliência e atenuação de riscos

Num mundo globalizado e interdependente, os riscos da cadeia de abastecimento multiplicaram-se nos últimos anos. De acordo com um relatório de 2018, 56% das empresas em 76 países sofreram uma perturbação na cadeia de abastecimento no espaço de um ano.

 

50% das grandes empresas do mundo registaram poupanças de custos em resultado das suas atividades de gestão do carbono”

 

Dessa percentagem, 23% dos incidentes estavam relacionados com a sustentabilidade empresarial – desde violações de regulamentos ambientais a acidentes diretamente causados pelas alterações climáticas.

 

Aumento das receitas

Intimamente relacionado com a poupança de custos e abertura de novas linhas de negócio, o balanço de uma empresa também pode beneficiar do investimento na sustentabilidade através do aumento das receitas. Isto deve-se principalmente ao facto de o volume de negócios poder ser mais elevado em áreas onde anteriormente existiam barreiras ou não existiam de todo.

 

Mais inovação

Como elemento transversal a todas estas vantagens está o aumento da capacidade de inovação. A procura de eficiência leva sempre à otimização e automatização de processos. Por isso, investir em sustentabilidade serve muitas vezes para acelerar processos ou modelos de negócio através da inovação.

 

Sustentabilidade empresarial – ODS

A fim de implementar este modelo de gestão sustentável, o melhor quadro de referência são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que definem a Agenda 2030 da ONU.

 

6 benefícios para implementar (e respeitar) o desenvolvimento sustentável

Assim, para além do impacto ambiental e do consumo de energia limpa, existem pelo menos seis outros benefícios em que as empresas podem desempenhar um papel de liderança:

  1. Contribuir para o crescimento económico através de um trabalho digno
  2. Preservar a saúde e o bem-estar dos seus trabalhadores
  3. Promover a igualdade de género
  4. Criar cidades e comunidades sustentáveis
  5. Promover a produção e o consumo responsáveis
  6. Estabelecer as parcerias necessárias para atingir estes objetivos.

Em suma, o que se tem demonstrado nos últimos anos é que a este objetivos de desenvolvimento sustentável não são apenas uma questão de moral. Podem também trazer uma série de vantagens competitivas às empresas, para que estas sejam consideradas “sustentáveis”.

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