Artículo

Trabalho em equipa: os 5C’s para ter sucesso

A união faz a força. Sob esta premissa, as empresas líder utilizam os 5 C’s do trabalho em equipa. Especialistas afirmam que, graças a eles, a rotina de trabalho torna-se melhor, pondo em prática técnicas que proporcionam um bom ambiente de trabalho. Ter objetivos comuns ou responder às necessidades da empresa são outros dos fatores que melhoram graças à implementação destas premissas.

 

Os 5 C’s do trabalho em equipa

Existem já várias empresas a encorajar este método. Os especialistas crêm que a implementação destes 5 conceitos traz vantagens tanto para as empresas como para os trabalhadores.

O método inclui uma melhoria significativa na qualidade do trabalho e do serviço oferecido aos clientes. Além disso, os colaboradores estão mais envolvidos no seu trabalho, têm melhores resultados tanto em termos de trabalho como de trabalho de equipa, e o objectivo comum é mais fácil de alcançar. Outros factores a destacar são a redução de conflitos e absentismo, bem como o facto de se promover a aprendizagem e a troca de informações.

Os 5 C’s correspondem a Comunicação, Coordenação, Complementaridade, Confiança e Compromisso.

 

1. Comunicação

A comunicação é, sem dúvida, um dos pilares do trabalho de equipa. Para que um grupo de pessoas possa realizar o seu trabalho de forma correta, eficiente e com um bom ambiente de trabalho, é necessário que todos os membros tenham a informação necessária para a poderem desenvolver.

É por isso que as ambiguidades devem ser esquecidas nas equipas de trabalho. Os canais de informação e os procedimentos devem ser claros para que não haja mal-entendidos ou para que uma pessoa não possa realizar o seu trabalho em tempo útil por não ter todas as indicações claras.

Os líderes devem ser tão transparentes quanto possível com a sua equipa e mantê-los sempre informados das mudanças que os possam afetar. Se alguém descobre através de terceiros algo novo sobre o seu trabalho ou sobre os seus objetivos, isto pode levar a conflitos e desconfiança.

 

2. Coordenação

Deve haver um líder presente em cada equipa de trabalho. Dessa forma, um líder coordena as tarefas e os membros e conhece bem cada um deles, de forma a atribuir o trabalho às pessoas que estão melhor preparadas para cada ponto.

Assim, um líder deve ser acessível aos membros da equipa e ser flexível quando se trata de coordenar de uma forma positiva. Desta forma, os melhores resultados serão obtidos a partir de cada indivíduo.

 

3. Complementaridade

trabalho em equipa

No ponto anterior falámos sobre o líder e o seu papel na coordenação dos membros da equipa, escolhendo os mais bem preparados para cada tarefa. Bem, a complementaridade é apenas isso, ter pessoas na equipa com conhecimentos e competências particulares para poder responder às necessidades dos clientes de uma forma global.

A formação e experiência pessoal e profissional de cada membro da equipa irá enriquecer os resultados do trabalho comum.

Por conseguinte, sempre que possível, é importante formar equipas em que os membros da equipa se complementem uns aos outros. O conhecimento prévio de cada pessoa favorece a coordenação de tarefas. É uma boa opção criar equipas de pessoas com perfis diferentes, mesmo que a coordenação seja mais complexa, uma vez que isso irá enriquecer os resultados.

 

4. Confiança

Para facilitar o trabalho ágil, a confiança deve ser construída na equipa. E também para a ganhar. Uma comunicação transparente ou tempo para os membros se conhecerem é importante para criar essa atmosfera perfeita. É igualmente importante continuar a construí-la diariamente. Por conseguinte, o líder deve explicar clara e concisamente o projeto à equipa, as tarefas a realizar por cada pessoa e o objetivo final a alcançar.

 

5. Compromisso

Se os pontos anteriores acontecerem de forma eficiente, o empenho dos membros da equipa aumentará. O líder, conforme foi salientado, deve assegurar que estão todos conscientes do seu trabalho e dos objectivos comuns, aumentando a motivação de todos os membros. O compromisso deve ser com o trabalho, com os colegas e com a empresa.

Em suma, os 5 C’s de trabalho em equipa são fundamentais para obter os melhores resultados. Assim, é uma questão de valorizar o talento de cada membro para a realização positiva do objectivo final. Se estes conceitos não forem tidos em conta, é difícil para a equipa funcionar como deveria.

Você pode estar interessado
Gracias por tu participación
Comparte el manifiesto y contribuye a impulsar la innovación entre empresas, organizaciones y directivos.
Agora você está vendo o conteúdo de APD zona centro.
Se desejar, pode aceder ao conteúdo adaptado à sua área geográfica