Artículo

IoT na indústria: principais desafios do setor

O impacto económico da IoT na indústria chegará a 11,1 mil milhões de dólares, até 2025. De acordo com os últimos dados disponíveis do Eurostat, Espanha é a quinta nação europeia em termos de volume de negócios industrial e de VAB no setor.

Dessa forma, para atingir o objetivo, a Internet das coisas (ou Internet of Things, em inglês – IoT) aplicada à indústria como setor estratégico é fundamental. Com ela, os dispositivos adquirem e analisam dados, pessoas e bens, para atuar no domínio industrial.

O impacto económico da IoT na indústria pode atingir assim 11,1 mil milhões de dólares até 2025.

 

Desafios da IoT na indústria

Assim, o objetivo da incorporação da IoT consiste em melhorar a eficiência do setor industrial e otimizar a sua produção. Além disso, a tecnologia da IoT no campo industrial permite ter informação disponível em tempo real para tomar decisões baseadas em dados atualizados e interligados de todos os elementos da cadeia de valor.

Algumas das principais vantagens da Internet das coisas na indústria são, sobretudo:

  • Informação exata, disponível em tempo real, para a tomada de decisões.
  • Melhoria da qualidade: redução de incidentes e defeitos de fabrico (menos 15%)
  • Aumento da capacidade global de produção (mais 18%).

Estamos prontos para conseguir a implementação da IoT? Sim. Contudo, temos de ultrapassar 6 grandes desafios:

 

1. Tecnologia e Produtividade

Automatização e rastreio dos processos, otimizando os recursos de produção, criando novas oportunidades de negócio, e maximizando assim a eficiência e agilidade ao longo de toda a cadeia de valor.

 

2. Cadeia de fornecimento

Reforço e flexibilização de toda a cadeia com o uso da robótica e da IoT. Ou seja, criar réplicas digitais para reduzir o risco e garantir o sucesso.

 

3. Produto e cliente

Melhorar a relação do utilizador com o produto ou serviço e explorar a opção de pay-per-use.

IoT na indústria: principais desafios do setor

 

4. Segurança

Aumentar a camada de segurança tecnológica, com foco na criação de software.

 

5. Aptidões e cultura

Incorporação de novas metodologias de trabalho e novas ferramentas de colaboração. Reorganizar a indústria dessa forma, com base numa mudança cultural que afeta todos os níveis.

 

6. Transição energética

Otimização da procura energética dos consumidores em todos os pontos da cadeia de produção, bem como redução da produção de resíduos ou da sua reutilização.

 

Vantagens da aplicação da IoT na indústria

Vários especialistas concordam que os fundos da Next Generation EU são uma oportunidade única para financiar e realizar os investimentos necessários, de modo a avançar em direção à tão esperada indústria 5.0.

A indústria seria beneficiada, não só a médio prazo como também a longo prazo, se os investimentos fossem aplicados de acordo com os prazos estabelecidos.

  • Melhor rastreamento, uma vez que todos os participantes na cadeia de abastecimento poderão saber em que estado se encontram os produtos.
  • Redução de custos graças à automatização das cadeias de produção.
  • Melhoria da produtividade dos processos industriais para gerar agilidade e eficiência.
  • Otimização dos processos e automatização das ligações entre pessoas, dados e bens, de forma a criar valor em tempo real.
  • Aproveitamento de dados e máquinas de ligação à Internet, para que as organizações possam monitorizar grandes volumes de dados que irão gerar informação valiosa.
  • Geolocalizar bens para ter informação mais precisa sobre a cadeia de valor.

Em suma, o papel da IoT na indústria abre um número infinito de possibilidades que um setor tão forte não deve perder. A sua aplicação não só melhorará os processos de produção em cada uma das suas fases, como também permitirá melhorias em termos de velocidade e eficiência nas cadeias de abastecimento.

Você pode estar interessado
Gracias por tu participación
Comparte el manifiesto y contribuye a impulsar la innovación entre empresas, organizaciones y directivos.
Agora você está vendo o conteúdo de APD zona centro.
Se desejar, pode aceder ao conteúdo adaptado à sua área geográfica