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Metodologia Lean: o que é e como pode impulsionar o seu modelo de negócio?

Algumas pessoas ainda não sabem o que é a metodologia Lean. Este método é uma nova forma de gerir os processos que decorrem numa empresa. Aliás, o objetivo é acabar com as atividades que não contribuem para a organização e criar um produto final de alta qualidade para os clientes.

 

O que é a metodologia Lean?

Lean é um método inovador que procura otimizar os processos de gestão e produção das empresa. Nesse sentido, são utilizados menos recursos, tornando qualquer processo mais eficiente. A sua máxima consiste em reduzir o investimento, o tempo e o esforço.

A filosofia de gestão empresarial, criada por Taiichi Ohno, engenheiro da Toyota, nasceu nos anos 80, no Japão. Nessa altura, Ohno estava concentrado em tornar o fabrico dos veículos da marca mais eficiente. A ideia foi um sucesso, uma vez que conseguiu melhorar a produtividade através de dois objectivos claros:

  • Eliminar todos os desperdícios (seja em termos de material ou de tempo).
  • Identificar o que atrasa o processo de produção.

A partir daí, todas as fábricas japonesas de automóveis começaram a utilizar o método e, eventualmente, este foi exportado para o resto do mundo. Com o tempo, provou ser aplicável a qualquer setor, pessoa ou empresa que desejasse introduzir ou melhorar um produto ou serviço no mercado. Assim, nasceu o Lean Manufacturing em 2011.

 

7 tipos de resíduos inimigos de uma produção eficiente

O principal objectivo da metodologia Lean é satisfazer mais o cliente, com o menor número possível de recursos e, desse modo, eliminar o desperdício que não acrescenta valor. Assim sendo, estes são os MUDA, uma palavra que vem da tradução japonesa de resíduos:

  • Movimento: relacionado com o local de trabalho, o movimento de máquinas, a ergonomia e o movimento de pessoas.
  • Sobreprodução: ocorre quando o processo contínuo não é interrompido e é gerado um stock que o cliente não solicitou.
  • Espera: um período inativo não acrescenta valor, mas gera um custo adicional no preço final dos produtos.
  • Transporte: ocorre quando há movimentação desnecessária e contínua de materiais.
  • Sobreprocessamento: ocorre quando há um excesso de trabalho ou processos desnecessários.
  • Correção: surge da necessidade de corrigir um produto defeituoso.
  • Inventário: o armazenamento requer boa gestão e cuidado para que não se torne obsoleto.

 

O que ter em conta ao implementar a metodologia Lean?

Assim sendo, é importante ter em mente cinco coisas para implementar a metodologia de Lean:

  • Definir o valor a partir do ponto de vista do cliente, que é quem precisa de uma solução.
  • Determinar a cadeia de valor para a poder melhorar, eliminando o desperdício.
  • Criar um fluxo dinâmico no qual o valor é sempre fornecido.
  • Gerar a atração do cliente, cujo pilar é a procura real e não uma perspetiva a longo prazo.
  • Melhoria constante para alcançar a excelência.

 

Vantagens de aplicar a metodologia Lean nas empresas

Há muitas vantagens em aplicar a metodologia Lean nas empresas. Não só melhoram a produtividade, como também lidam com a procura de “zero defeitos”. Além disso, existem outras vantagens, tais como:

1. Reduzir os custos

Ao otimizar os processos de produção, a empresa tem mais serviços ou produtos. Os custos reduzem ao eliminar despesas desnecessárias.

2. Satisfação do cliente

Estão disponíveis mais recursos e tempo para a melhoria do produto. Tem também um produto mínimo que satisfaz as necessidades e expectativas do público e é entregue na altura certa.

3. Menos risco

O empresário tem um risco menor, pois toma decisões com base em dados e não em julgamento. As decisões são então mais bem informadas e menos propensas ao erro.

4. Redução do lead time e das atividades não-valorizadas.

Há um aumento da carga de trabalho, o que não só significa disponibilidade imediata de produtos, como também uma redução dos artigos defeituosos ou do tempo de inatividade. De facto, este modelo de gestão minimiza o desperdício e reduz a sobreprodução. Permite assim poupar na gestão do inventário.

5. Trabalho de equipa

Os colaboradores sentem que fazem parte do processo todo e a taxa de insucesso é reduzida. Isto influencia a motivação da equipa e, por conseguinte, a sua produtividade. Além disso, o ambiente de trabalho é melhor, algo essencial para o bom funcionamento de qualquer empresa.

 

Éxito real da metodologia Lean

Com efeito, várias empresas multinacionais implementaram com sucesso a metodologia de Lean. Dessa forma, eis três exemplos onde o método foi um verdadeiro sucesso:

Toyota

Não só são os pioneiros da metodologia de Lean graças ao seu líder, como também são os autores de um dos mais famosos processos do mundo. Chamado 5S, consiste em classificar, pedir, limpar, padronizar e simplificar.

Com este método, foram mais longe e mostraram ao mundo a eficiência da produtividade asiática. Outro dos legados deixados pela revolução empresarial dos anos 60, que pode ser aplicado em qualquer setor.

Caterpillar

Este fabricante de maquinaria americana clássica e de longa duração foi uma das primeiras empresas ocidentais a adoptar Lean. Fundada no século XIX, a empresa assumiu um forte compromisso com o modelo de melhoria contínua da Toyota.

No seu caso, a metodologia Lean ajudou-o a reduzir o tempo de fabrico, uma questão de importância vital para tornar os projetos a longo prazo rentáveis.

Nike

Talvez uma das empresas de equipamento desportivo mais importantes de hoje. Em 2011, a Nike decidiu alterar o seu sistema de produção e adaptá-lo à filosofia de Lean. Desta forma, optou por uma nova estratégia que garante a qualidade do produto aos seus clientes.

A mudança foi acompanhada de um importante processo de formação dos seus trabalhadores, de modo a estar de acordo com um dos princípios da metodologia de Lean: reduzir o tempo de produção — neste caso, graças à melhoria das competências da equipa.

Em suma, o método de Lean é perfeito para empresários que querem ter sucesso e não têm um grande orçamento ou planos de negócios complexos. Graças a este método, é possível mudar a filosofia de uma empresa para que esta esteja de acordo com o que os seus clientes realmente desejam.

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