Artículo

3 níveis de gestão empresarial: estratégico, tático e operacional 

Os níveis de gestão empresarial são uma garantia de sucesso e eficácia das organizações. No total existem três níveis que ajudam a planear as diretrizes que conduzirão a gestão empresarial e o que será feito para manter o rumo. 

 

Os 3 níveis de gestão empresarial 

Cada nível cumpre com uma série de tarefas que se complementam para assegurar o sucesso de toda a organização. Se um deles desaparecesse, toda a estrutura do sistema de gestão empresarial sofreria, uma vez que não haveria nenhum plano e nenhum objectivo a seguir. 

 

“Cada nível desempenha uma série de tarefas que se complementam para garantir o sucesso de toda a organização.” 

 

  1. Nível Estratégico: 

Esta é a visão que impulsiona as ações da empresa. Estabelece os objetivos a atingir e as diretrizes para os alcançar. A gestão desempenha um papel principal na tomada de decisões quando se trata de definir a estratégia, pelo que deve agir com a máxima precisão para que toda a organização compreenda a sua visão. 

 

  1.  Nível Tático: 

Apenas os departamentos são responsáveis pelo desenvolvimento deste nível. Os objetivos são definidos e as ações a empreender para realizar a estratégia da empresa são criadas. É um tipo de planeamento específico e que tem em conta detalhes em profundidade. 

 

  1.  Nível Operacional: 

Neste último nível, os agentes estão encarregados de executar as ações desenvolvidas a nível táctico. É nesta fase que se realizam ações a curto prazo e todos na empresa têm um papel a desempenhar.

Depois de analisadas as características fundamentais de cada nível, convém ver com maior detalhes em que consiste cada um deles. Desta maneira consegue-se obter uma ideia mais detalhada de como funciona cada nível, quem participa em cada um e  como interagem entre si.

 

níveis de gestão empresarial

 

Nível Estratégico de Gestão Empresarial 

Este nível corresponde à visão geral do estado do mercado e da geração de estratégias que permitem à empresa adaptar-se às suas mudanças. É o director-geral da empresa que está responsável pelo desenvolvimento das directrizes que toda a organização seguirá, as quais este concebe com base na observação detalhada do estado do sector em que a empresa opera, da concorrência e das próprias características da empresa. 

O nível estratégico é o nível mais alto da pirâmide organizacional da empresa e é o que tem mais peso nas decisões económicas. Uma má decisão ou uma gestão de mudança a este nível irá descer em cascata a todos os outros. Além disso, o planeamento a este nível é a longo prazo

Tendo visto as características fundamentais de cada nível, é útil ver em maior detalhe em que consiste cada um deles. Isto dará uma ideia mais detalhada de como cada nível funciona, quem está envolvido em cada nível e como interagem uns com os outros. 

 

Nível Tático ou Técnico de Gestão Empresarial 

A participação, como já foi mencionado, é muito mais limitada neste caso. Os departamentos são responsáveis pelo desenvolvimento da estratégia de primeiro nível, o que conseguem através do desenvolvimento de tácticas. Estas são atividades específicas que afetam uma parte da estratégia global. São criadas metas e ações específicas para alcançar os objetivos finais. 

As tácticas são desenvolvidas ao longo de períodos de um a três anos e são estabelecidos critérios de medição para avaliar os resultados. Em última análise, este nível permite a implementação da estratégia, que é mais geral, com base em planos concretos. 

 

Nível Operacional de Gestão Empresarial  

O último nível executa os planos, ou seja, é a implementação pelo pessoal das tácticas do nível anterior. Os planos que elaboram são de curto prazo, duram alguns meses, e concentram-se em ações muito concretas. Além disso, asseguram que todas as tarefas e operações são executadas de acordo com a estratégia e tácticas globais aplicadas

 

Em suma, estes são os três níveis de gestão empresarial, que são interdependentes mas podem agir autonomamente desde que se movam na mesma direcção. Graças à coordenação, os planos desenvolvidos a cada nível garantem o sucesso de toda a empresa



 

Você pode estar interessado
Gracias por tu participación
Comparte el manifiesto y contribuye a impulsar la innovación entre empresas, organizaciones y directivos.
Agora você está vendo o conteúdo de APD zona centro.
Se desejar, pode aceder ao conteúdo adaptado à sua área geográfica