Artículo

Tipos de inovação empresarial para impulsionar a competitividade e o crescimento

A consciência da importância da inovação dentro das empresas aumentou nos últimos anos e a pandemia foi o ponto de viragem para muitas organizações.

A McKinsey & Company realizou um estudo, em junho de 2020, tendo como base a opinião de gestores de grandes empresas a nível mundial e concluiu que existe a necessidade de transformar os modelos de negócio, as organizações, os processos e a cultura empresarial para enfrentar os próximos cinco anos. Acontecimentos como a pandemia, a guerra na Ucrânia, o conflito em Israel e os problemas consequentes, estão a obrigar as organizações a antecipar a possibilidade de aplicar diferentes tipos de inovação empresarial para enfrentar cenários diferentes.

57% das empresas planeia aumentar o seu investimento em tecnologias de informação e comunicação (TIC) durante 2023 e 2024

O estudo revela que as empresas aumentaram o orçamento definido para I&D de 77% para 84% e que 62% destas empresas tenciona aumentar o seu orçamento de I&D nos próximos anos, sendo que 21% espera fazê-lo de forma significativa. Relativamente às áreas de investimento, 57% das empresas planeia aumentar o seu investimento em tecnologias de informação e comunicação (TIC) durante 2023 e 2024, embora 41% aponte que a falta de orçamento é o principal obstáculo aos seus projetos de inovação. Contudo, a inovação não tem limites e pode ser aplicada de diversas formas dentro da organização.

Tipos de inovação empresarial que deve conhecer

No atual contexto empresarial, a inovação tornou-se um pilar estratégico. Compreender os vários tipos de inovação é essencial para impulsionar o crescimento e a vantagem competitiva. Da inovação de um produto ou serviço à inovação organizacional, passando pela inovação tecnológica, pois cada uma delas tem um papel fundamental. No entanto, para que isso seja possível, devemos conhecer as diferentes dimensões e, assim, conduzir as organizações para um futuro sustentável.

  1. Inovação de produto ou serviço

A inovação de um produto ou serviço procura melhorar o desempenho da oferta anterior. Isto pode ser feito de duas maneiras: modificando as características do produto existente ou criando um produto completamente novo.

Neste ponto é importante fazer uma boa análise préviamente, tendo em conta o investimento e os custos associados para alcançar resultados positivos.

  1. Inovação de processos

Organizar e otimizar a forma de trabalhar melhorará a eficiência e a produtividade dos colaboradores. Este tipo de inovação pode estar relacionada, por exemplo, com a automatização de tarefas. Libertar as pessoas de processos mecânicos significará que elas terão mais tempo para se dedicarem a temas mais criativos e estratégicos e, assim, agreguem mais valor à organização.

  1. Inovação tecnológica

A inovação tecnológica talvez seja a mais aplicada nas organizações. Envolve a criação, desenvolvimento e aplicação de novas soluções ou melhorias em produtos, processos ou serviços através da integração de tecnologias avançadas. O objetivo é transformar e otimizar com eficiência diversos setores. A utilização de IA ou blockchain para a tomada de decisões estratégicas é uma das tendências do momento.

A aplicação de qualquer inovação deve implicar um estudo prévio dos objetivos a atingir e dos riscos envolvidos

  1. Inovação sustentável

Todos os processos inovadores devem ser apoiados na premissa da sustentabilidade. A inovação focada em práticas ambientalmente sustentáveis ​​está orientada para o desenvolvimento de soluções que minimizem o impacto negativo no ambiente. Exemplos disso são organizações como Ikea, Google ou Patagonia, que reduziram a sua pegada de carbono e optaram pela utilização de materiais sustentáveis ​​nos seus produtos.

  1. Inovação de mercado

Esre tipo de inovação envolve a introdução de produtos, serviços ou estratégias que atendam às novas necessidades dos consumidores e criem valor único num setor específico, como por exemplo o o Airbnb. A plataforma transformou a indústria do alojamento local ao permitir que as pessoas arrendassem as suas próprias casas a viajantes, oferecendo uma alternativa aos hotéis convencionais. O Airbnb gerou uma mudança significativa nas preferências dos consumidores, demonstrando que uma nova proposta de valor pode transformar e redefinir um mercado estabelecido.

  1. Inovação disruptiva

A inovação disruptiva envolve a aplicação de novas ideias que levam à modificação de produtos, serviços e processos, gerando mudanças no mercado, nas empresas e no comportamento do consumidor. Um exemplo disso é o smartphone que transformou os telemóveis tradicionais em pequenos laptops.

É um tipo de inovação arriscada e que acarreta um elevado nível de incerteza, porque é lançada no mercado uma proposta de valor completamente diferente da que existe.

  1. Inovação no modelo de negócios

Este tipo de inovação procura encontrar formas diferenciadas e mais eficientes de gerar negócios. Envolve mudar completamente a forma como uma empresa gera e entrega valor aos seus clientes. Representa uma reinvenção para a organização em termos de criação, entrega e relacionamento com os clientes.

  1. Inovação organizacional

A inovação organizacional também assumiu relevância nos últimos anos. Consiste em aplicar mudanças para melhorar o rendimento e o desempenho, através da modificação dos processos internos, do modelo de gestão, da comunicação interna, do desenvolvimento de talento ou da cultura empresarial, entre outros.

Um bom exemplo disso é a flexibilidade de horários ou o desenvolvimento de recursos humanos, a formação de pessoas para melhorar a sua carreira profissional. A aplicação deste tipo de medidas representa uma melhoria na estrutura interna e ajuda a melhorar o desempenho e o ambiente de trabalho.

Como se vê, existem diferentes tipos de inovação empresarial. A aplicação de qualquer inovação deve implicar um estudo prévio dos objetivos a atingir e dos riscos que implica. É importante conhecer e aplicar os diferentes tipos de inovação, tendo em conta os recursos e as necessidades da organização.

As empresas que são disruptivas e lançam projetos inovadores crescem de forma sustentável através da construção de uma base sólida competitiva num mercado em constante evolução.

Você pode estar interessado
Gracias por tu participación
Comparte el manifiesto y contribuye a impulsar la innovación entre empresas, organizaciones y directivos.
Agora você está vendo o conteúdo de APD zona centro.
Se desejar, pode aceder ao conteúdo adaptado à sua área geográfica