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Vantagens do Smart Working para os trabalhadores e para as empresas

Os principais benefícios do Smart Working, de acordo com os especialistas, são trabalhadores mais conectados, maior agilidade operacional e maior flexibilidade. Mas há muito mais. Vejamos como esta abordagem ao trabalho pode beneficiar as equipas, através da liberdade de escolher quando, como e onde é que as tarefas são executadas.

 

Smart Working: rumo a um modelo de trabalho deslocalizado

O Smart Working refere-se a um cenário em que o trabalho flexível assume um papel central. Tal como salientado no relatório “Delocalised working: an efficient solution by Opinno”, após a emergência global, estamos a assistir a uma reinvenção das formas de trabalho, através de iniciativas que vão desde modelos de trabalho híbridos a modelos deslocalizados abrangentes.

É a revolução do Smart Working, que oferece ao pessoal, às equipas de gestão e aos fornecedores externos a possibilidade de trabalhar em ambientes seguros a partir de qualquer lugar, mas com a máxima eficiência.

 

12 vantagens para as empresas

A metodologia de trabalho baseada no Smart Working oferece cenários digitais mais inteligentes e eficientes, com uma melhor gestão do talento e uma maior projeção do trabalho. E tudo isto, por sua vez, proporciona vantagens como as seguintes:

  1. Múltiplas equipas, uma organização: graças às ferramentas digitais de comunicação e colaboração que facilitam as relações e a comunicação no local de trabalho.
  2. Um único ecossistema digital: permite um trabalho de equipa mais eficiente e colaborativo.
  3. Fomento da inovação e da co-criação: através de plataformas de comunicação e colaboração que permitem trabalhar em qualquer lugar e a qualquer momento.
  4. Acesso seguro e imediato aos dados: alojados na nuvem, potenciando assim uma importante fonte de desenvolvimento do negócio.
  5. Grande quantidade de conhecimento acionável: em torno do comportamento do cliente a partir de IA, Machine Learning e Analytics.
  6. Melhor experiência do cliente: baseada no omnicanal, com soluções tecnológicas que analisam imediatamente os seus dados.
  7. Trabalhadores flexíveis, organizações flexíveis: aumentando assim a produtividade e a proactividade face a qualquer mudança ou obstáculo.
  8. Crescimento do negócio, não do espaço: um novo posto de trabalho não é sinónimo de uma nova secretária.
  9. Envolvimento e equilíbrio entre vida profissional e pessoal: graças às tecnologias e dispositivos digitais que permitem aos funcionários desempenhar as suas funções de forma flexível e até trabalhar de forma assíncrona.
  10. Todos ligados: através de plataformas de comunicação e colaboração que aproximam funcionários, parceiros e colaboradores.
  11. Igualdade de acesso às ferramentas digitais: uma vez que o local de trabalho digital não é apenas um paradigma do sector terciário.
  12. Um íman para o talento da geração do milénio: uma vez que um ambiente digitalizado é um factor de retenção, recrutamento e envolvimento com elevado valor acrescentado.
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