Artículo

Networking empresarial: ideias para criar ligações profissionais

Para além dos congressos e conferências de networking, os eventos para aumentar a rede de contactos estão a seguir uma nova direção. Os contextos mais formais abriram espaço para que o networking empresarial ocorra em contextos mais descontraídos e informais. Vamos falar sobre como criar redes de contactos em ambientes estimulantes e inovadores.

 

Networking: ideias para enriquecer a rede de contactos profissionais

Ao contrário do que se possa pensar, o networking vai para além das relações entre indivíduos em ambientes protocolares e profissionais. Assim, os jogos de tabuleiro, os eventos em terraços e os eventos desportivos também são alternativas para reforçar o networking empresarial, promover o empreendedorismo e alargar a rede de contactos profissionais.

 

Jogos de tabuleiro para quem trabalha em rede

Em Nova Iorque, onde se encontram as últimas modas e tendências, a forma de promover o networking empresarial não podia ser menos inovadora. Desde há alguns meses, Wall Street tem vindo a promover a expansão da rede de contactos através de jogos de tabuleiro. Mas como é que os jogos podem ser utilizados para reforçar as relações comerciais? Portanto, o segredo é que os participantes deixam de lado o protocolo e mostram as suas capacidades estratégicas no tabuleiro, reforçando simultaneamente as competências sociais.

Advogados, banqueiros e executivos parecem ter esquecido o golfe e estão agora a voltar a sua atenção para os jogos de tabuleiro estratégicos. Talvez sejam responsáveis – pelo menos em parte – pelo facto de as vendas destes jogos de entretenimento terem sido 7% superiores em 2017 do que no ano anterior. Dos 1,1 mil milhões estimados pelo NPD Group, “Catan” foi o que mais vendeu: nada menos do que 20 milhões de pessoas apostaram em passar o seu tempo livre a conceber estratégias para construir um império numa ilha fictícia.

O tema do jogo é perfeitamente adaptável ao mundo dos negócios. Assim, a ilha seria o equivalente ao mercado atual e o império a construir seria semelhante à construção de uma marca pessoal para conquistar o maior número de clientes. De facto, Reid Hoffman – fundador da rede social LinkedIn – chamou a Catan “o jogo de tabuleiro do empreendedorismo”. Dessa forma, a diversão no tabuleiro também serve como uma atividade de networking empresarial que promove as relações comerciais.

 

Adeus, pequenos-almoços de empresa. Olá, rooftops

Até agora, a forma mais comum de estabelecer contactos profissionais era através de pequenos-almoços de negócios em congressos e conferências internacionais, em que o tema estava relacionado com os interesses e competências dos participantes.

 

Os hotéis estão a alargar a criatividade para organizar atividades de networking empresarial nos bares de cocktails e rooftops.

 

No entanto, a tendência está a mudar e as atividades de networking empresarial são frequentemente realizadas em ambientes menos formais: rooftops, por exemplo. Estes terraços encontram-se em locais emblemáticos, com vistas agradáveis e deslumbrantes.

Por exemplo, em Madrid, o Hotel Emperador, na Gran Vía, aderiu a esta tendência e disponibilizou o seu terraço para eventos de networking. Com a maior piscina no terraço da capital, este hotel tem aproveitado o seu espaço para realizar atividades de networking empresarial onde se promovem contactos profissionais – um dos mais recentes foi o WOMMs, realizado em abril de 2018.

Através da criatividade, os hotéis estão a utilizar cada vez mais os seus salões de cocktails e rooftops para facilitar o networking. Assim, estimulam o networking e oferecem um espaço ideal para criar estratégias alinhadas com a progressão na carreira.

 

networking empresarial

 

Desporto, uma atividade de networking empresarial

A prática do desporto também favorece a comunicação empresarial e as relações comerciais. Tal como os jogos de futebol, as gincanas ou mesmo as regatas também são atividades de networking que fomentam as relações empresariais.

Em termos de eventos desportivos, Flavio Nappi, antigo aluno da ESCP Europe, organizou a primeira regata de negócios em 2008. Assim, regata reuniu alunos e ex-alunos num evento que contou também com a participação de empresas e executivos. “O objetivo era quebrar barreiras e criar redes de negócios espontâneas através da vela. Num barco, todos têm de colaborar, pelo que é mais fácil estabelecer relações”, afirmou o empresário.

Networking em linha: redes sociais para alargar contactos profissionais

Se falarmos de networking em contextos mais informais e vanguardistas, as redes sociais são uma das melhores opções. As empresas e associações tendem cada vez mais a criar grupos em plataformas como o LinkedIn e o Facebook, onde expandem a sua rede de contactos.

É provável que conheça eventos de networking como tapas & tweets ou cerveja & tweets, em que os participantes incentivam a criação de redes de negócios e a comunicação empresarial com boa comida e bebida.

Em suma, a criação de redes profissionais no ecossistema digital tornou-se uma opção particularmente interessante para reforçar as comunidades profissionais a nível internacional e encontrar oportunidades de negócio noutras partes do mundo.

Você pode estar interessado
Gracias por tu participación
Comparte el manifiesto y contribuye a impulsar la innovación entre empresas, organizaciones y directivos.
Agora você está vendo o conteúdo de APD zona centro.
Se desejar, pode aceder ao conteúdo adaptado à sua área geográfica