Artículo

Como funciona a reforma antecipada? 5 passos para aconselhar os seus colaboradores

Como funciona a reforma antecipada? Podemos concluir que o envelhecimento progressivo da população se deslocou do contexto social (por exemplo, com uma taxa de natalidade decrescente) para o contexto empresarial. Assim, o principal desafio dos atuais ambientes de trabalho, mais dependentes da tecnologia do que nunca, é não transformar a idade numa barreira ao emprego.

No entanto, é necessário assegurar ao mesmo tempo uma mudança geracional que permita uma reforma flexível (ou, se for caso disso, uma reforma antecipada) para os trabalhadores mais experientes que o desejem. Mas há ainda mais opções tão populares como a reforma antecipada. A grande questão é: como é que a reforma antecipada funciona?

Analisamos o modo como uma empresa deve funcionar para assegurar uma transição que permita a um trabalhador reformar-se antes da data legal de reforma.

 

Pré-reforma: 5 passos básicos

Antes de tomar uma decisão sobre a possibilidade ou não da pré-reforma, os especialistas insistem em seguir cinco passos básicos:

 

1. Efetuar uma análise da pré-reforma

Criar um plano para definir os custos e os possíveis riscos que a empresa irá enfrentar, de modo a poder anulá-los ou minimizá-los.

 

2. Aconselhar-se e estudar as coberturas

Analisar os aspetos jurídicos da situação da empresa e as características do setor a que pertence, a fim de elaborar um plano de reforma antecipada, de acordo com as necessidades e o ambiente. Do mesmo modo, escolher os melhores conselhos sobre o processo de implementação do fluxo do plano de despedimento, através da subscrição de apólices de seguro.

 

3. Implementar um plano de acção

Necessitará de apoio negocial para apresentar aos conselhos de empresa para aprovação do processo. Terá também de ter em conta os benefícios financeiros a conceder ao segurado e os benefícios públicos que o trabalhador receberá posteriormente. Por conseguinte, é igualmente importante incentivar a poupança entre as pessoas da sua empresa.

 

4. Ter em conta a gestão das prestações públicas

Não se esqueça de tratar da gestão administrativa dos documentos do seu pessoal, tanto os que são obrigatórios como os que não são, mas que acrescentam valor à empresa. Trata-se muitas vezes de uma tarefa complexa, pelo que a externalização da gestão pode ser um alívio para que o seu departamento de RH se concentre no cerne da actividade.

 

5. Mantenha o seu pessoal sempre consigo

É importante saber como funciona a reforma antecipada, mas deve ter sempre em conta que os trabalhadores se devem sentir acompanhados. Cabe-lhe a si garantir que ele não se sinta excluído da evolução do seu modelo de negócio.

Criar um serviço de apoio e assistência 360º que aborde todas as etapas do plano de pré-reforma. O impacto de uma reforma definitiva da vida ativa pode ser stressante para a pessoa que a enfrenta. Por isso, enquanto empresa, é importante colocar o bem-estar e a saúde das pessoas que enfrentam a reforma antecipada no centro da estratégia.

Você pode estar interessado
Gracias por tu participación
Comparte el manifiesto y contribuye a impulsar la innovación entre empresas, organizaciones y directivos.
Agora você está vendo o conteúdo de APD zona centro.
Se desejar, pode aceder ao conteúdo adaptado à sua área geográfica